02/07/08

Caldo de peixe

Normalmente cozo o peixe num caldo aromatizado com ervas e vegetais que seria um desperdício deitar fora. Este caldo, depois de coado, poderá ser utilizado em sopa ou conservado no congelador para utilizar noutros cozinhados com peixe, marisco ou moluscos, como por exemplo: risoto/arroz, massada, molho para lasanha (em vez de bechamel, que é feito com leite, façam um molho branco com o caldo do peixe, ou façam metade leite/metade caldo de peixe).

Eis os ingredientes que utilizo neste caldo, além do peixe e da água: alho francês (numa perspectiva de reciclagem, é boa ideia usar as partes mais verdes, que costumamos descartar noutras receitas), cenoura, cebola, alho, louro, um raminho de cheiros (com as ervas frescas que tiver disponíveis: salsa, coentros, hortelã, manjericão, etc.), 1 cálice de vinho branco, azeite, massa de malagueta (um pouco de piripiri ou um molho picante a gosto), grãos de pimenta, sal. Se tiverem aipo em casa, usem-no também.

O caldo fica mais saboroso se nele colocarem também a cabeça do peixe. Caso não apreciem este pitéu (é a parte que mais gosto), depois de cozida, limpem-na de peles e espinhas e utilizem-na, por exemplo nesta ou nesta receitas de sopa de peixe.

5 comentários:

  1. muito bem amiga.. no reciclar na cozinha é que está o ganho: ganha-se na carteira (sempre se poupa algum) e ganha-se em sabor, pois esses caldos caseiros servem sempre para fazer pratos deliciosos.

    ResponderEliminar
  2. Somos filhas da mesma escola! He, he, he... E hoje estamos em sintonia.

    Bj

    ResponderEliminar
  3. uma sugestão que utilizo para ter um caldo sempre à mão.
    Ponho em saquinhos de gelo e congelo.
    Assim há um cubinho sempre disponível.

    ResponderEliminar
  4. Bem, devo confessar que sopa de peixe não está entre meus pratos favoritos.
    Mas eu experimentaria sem problemas, coisa de vó é tão bom^^
    Kisss!

    ResponderEliminar
  5. Pipoka Adorei a dica do caldo!!!
    Temos que aproveitar tudo...

    Bjinho

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.