03/06/08

Capuccino de couve-flor e queijo azul


Para marcar o meu regresso de férias, deixo aqui esta sopa cremosa, ideal para amantes de queijo. Vem a propósito, pois das coisas que mais sinto falta quando viajo – e olhem que até comi bastante bem – é de uma boa sopinha caseira.

A receita foi adaptada da revista Saveurs n.º 160 Abril/Maio 2008, mais precisamente de um artigo que achei particularmente original, dedicado ao 1.º de Abril (dia das mentiras), cuja ideia fundamental é aproveitar a data para enganar os convivas. Para começar, surge esta sugestão de sopa disfarçada de capuccino. Segue-se um prato principal trajado de sobremesa, ou seja, guisado de borrego, servido num “corneto” de bolacha salgada, acompanhado por um puré de cenoura em forma de bola de gelado. Para terminar, umas batatas fritas, ou melhor, maçã cortada em palitos, servida com molho de chocolate dentro de uma embalagem similar às de ketchup. Vale a pena registar este conceito engraçado e pô-lo em prática no próximo ano...

Ingredientes:

1 couve-flor (cerca de 500 g)
50 a 75 g de queijo azul
¼ colher de chá de cominhos
3 dl de leite magro
Sal e pimenta
Natas magras q.b.

Cozer os raminhos de couve-flor, em água com sal, durante 20 minutos. Entretanto, aproveitar para bater as natas em chantilly. Escorrer a couve-flor e reservar a água da cozedura. Triturar a couve-flor com o queijo (esfarelado), o leite e os cominhos. Esta sopa fica espessa, mas se achar demasiado, vá juntando um pouco da água da cozedura da couve-flor até adquirir a consistência desejada. Verificar o sal e temperar com pimenta moída na altura. Reaquecer a sopa. Servir numa chávena de café grande/capuccino, com o chantilly por cima.
ss

36 comentários:

  1. Divertido e muito charmoso.Vale a pena registrar.
    O creme de couve flor parece bem apetitoso.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  2. Genial, amei a idéia. Acho q terei diversos 1o. de abril pelo ano...
    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Um retorno primoroso...adoro couve-flor.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Olá pipoka, sejas bem vinda :) Espero que as férias tenham corrido bem.
    Que engraçada e original esta ideia. Gostei muito desta sopinha disfarçada de capuccino...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Achei tão charmoso, me lembrou essa culinária contemporânea com espumas, musses, bem legal e diferente.

    ResponderEliminar
  6. Olá Linda, a tua receitinha está um charme :)

    Espero que as férias tenham sido boas:)

    Bjo

    ResponderEliminar
  7. Fiquei aqui matutando, enquanto abria o post, para saber que raio de capuccino era esste, de couve flor!!?!! A Pipoka endoidou?
    Perdão, é que fiquei mesmo intrigada!
    Achei ótimo!!! Super divertido, interessante e me 'pegou', mesmo não sendo 1º de abril!
    Já anotei a sugestao!
    Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adorei a idéia de "enganar" com comida^^
    Essa sopa deve ficar muito gostosa hein!
    Nesse friozinho que tem feito aqui é perfeita^^
    Kisss!

    ResponderEliminar
  9. Bela receita, testarei
    Abraços
    Mauricio Tocci
    http://melhordacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. que receita interessante Pipoka. Sopinhas sempre sao bem vindas nao é?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que cardápio delicioso. Humm a sopa está para provar...tenho uma couve flor na geladeira esprando por receita. Obrigadão. bj

    ResponderEliminar
  12. Chic é pouco!
    Até o nome é cremoso!
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  13. Bem vinda de volta, espero que as férias tenham sido boas
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá Pipoka, é bom ter-te de volta. E que tal as férias? Espero que tenham sido bem passadas.
    Gostei muito desta sopa, que me parece ser bem saborosa e achei muito engraçada a ideia de pregar partidas com a comida. Beijinhos e mais uma vez sê bem vinda.

    ResponderEliminar
  15. Este capuccino é muito original:)
    No meu blog na etiqueta prémios"selo da Edinha" está lá um miminho :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Pois é, pois é, gosto muito de queijo, mas não do azul...
    Bem vinda! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Venho agradecer ter passado no meu cantinho,e dar-me a oportunidade de conhecer o seu...Adorei Parabéns!!!
    Gostei da ideia de pregar partidinhas com a comida,este capuccino de sopinha está o máximo.

    Bjinho!

    ResponderEliminar
  18. mwquerida Isabel q delicioso retorno...adorei a proposta, os sabores e sua xícara...esse "pratinho" é um arraso!! bjs

    ResponderEliminar
  19. Pipokinha,que delícia,capuccino e queijinho!me envie um pouco para eu ver se gosto,e a couve!vou experimentar,tem um ar divíno.beijos

    ResponderEliminar
  20. Pipokinha esqueci-me de lhe agradecer e muito,ter passado no meu (humilde)cantinho,e me ter dado força,obrigado mil vezes,vou vir visitá la muitas vezes,porque não esqueço quem me tem apoiádo nestas(ANDANÇAS)novas para mim.bjos grd.

    ResponderEliminar
  21. A Pipokita chegou com ideias malandras! Curiosamente já me tinha lembrado dessa vertente, no dia dos enganos mas, nada me tinha ocorrido! Ficou demais esse capuccino! Fiquei curiosa para ver as fotos do prato principal... E imaginar a cara dos "enganados"... Ahahah

    Beijos

    ResponderEliminar
  22. O tal do capuccino tem muito, muito bom ar! E a chávena é um mimo. Benvinda de volta ao fim da europa, perdão, à costa 'west'!!

    Bj grande

    ResponderEliminar
  23. Podes crer que vou registar mentalmente essa ideia e colocar em prática, e depois é só rir!!!

    Um regresso em grande estilo, este creme com o queijo e especiarias está mesmo a pedi-las!

    Já estava a sentir saudadinhas
    :-)

    Bj

    ResponderEliminar
  24. Esta sopa é bastante requintada! Adorei a originalidade!

    ResponderEliminar
  25. Simplesmente divino, o importante é manter o bom humor, se conseguirmos juntar amigos, risadas e boa comida com certeza atingiremos o objectivo.
    Obrigada pela visita.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  26. fica na lista para experimentar, faz mesmo o meu genero esse tipo de sopa...

    ResponderEliminar
  27. Que capuccino tão chique! Está fantástico. Belo recomeço após as férias :D

    Pipoka, em relação à tua questão sobre o tipo de gordura vegetal, utilizada nos meus "Shotcakes", usei "Vaqueiro". Se não tivesse em casa teria utilizado manteiga.
    Espero ansiosamente pela tua experiência.
    Se eu pudesse teria coberto com outro chocolate de uso culinário porque acho a "Pantagruel" e outras marcas à venda nos hipermercados um pouco amargas, com demasiado cacau. Quando tive no luxemburgo encontrei um chocolate de leite para cobertura espectacular.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  28. E eu que pensava que já tinho visto tudo na cozinha... esta receita é super inovadora... adorei!

    ResponderEliminar
  29. Bem vinda Pipoka. Puxa , venho do blog da Laurinha que postou uma sopa e tinha comentado que agorinha mesmo vinha comentando com meu marido que poderiamos fazer umas sopinhas(eu gosto cremoss) e acho também est dica , Adorei, adorei a sopa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  30. Que blog mais encantador, gostei!
    Visitarei sempre.

    ResponderEliminar
  31. Pipokinha,como sabe sou nova nestas andanças,mas parece que não esteve cá um tempinho não foi?bem agora não volte a desaparecer,e prezenos com a sua companhia. beijito

    ResponderEliminar
  32. Muydivertente el nombre... me gustaría de provarlo.
    Ciao.

    ResponderEliminar
  33. Nossa lembra mesmo um capuccimo, amei!
    Beijos

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.