23/06/08

Marinada de rabanetes com melaço de romã


Esta receita foi adaptada da revista Olive (ed. Maio de 2008) e conquistou-me pela original conjugação de sabores. Um surpresa, definitivamente, a repetir. Se não tiverem acesso ao melaço, usem somente mel (mas não fica tão bom, pois o melaço de romã é doce, mas com um travo ácido que o mel não tem).

Foi uma sorte ser presenteada com melaço de romã caseiro, sobretudo quando feito pelas sábias mãos da Marizé! Veio mesmo a calhar ter publicado hoje esta receita, já que esta semana o Tachos de Ensaio comemora o seu 1.º bloganiversário. Esta é, assim, a minha forma de desejar um feliz aniversário à maestrina de um dos blogues mais inspiradores da blogosfera culinária.

Ingredientes:

Rabanetes
(usei 15 rabanetes pequenos, mas o molho dá para mais quantidade)
Pevides/sementes de abóbora
Hortelã

Marinada:

Sumo de 1 laranja
½ colher de sopa de mel
½ colher de sopa de melaço de romã + pouco para finalizar
1 fio de azeite

Lavar os rabanetes e cortá-los finamente, usando uma mandolina. Misturar bem o sumo de laranja, previamente coado, com o melaço, o mel e o azeite. Numa tijela, colocar os rabanetes e verter o molho por cima. Reservar. Entretanto, tostar as pevides numa frigideira. Retirar os rabanetes da marinada e espalhá-los num prato de servir. Polvilhar com as pevides, hortelã picada e finalizar com um pouco de melaço de romã.

29 comentários:

  1. O melaço de romã é de facto um ingrediente surpreendente.
    Jamais me teria lembrado dos rabanetes, que sugestão diferente e fácil.
    A fazer brevemente.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Realmente é uma óptima ideia pipoka pôr os rabanetes,deve estar muito bom.Beijito boa semana

    ResponderEliminar
  3. Isto parece-me muito bem, sôra dona Pipoka. Original é bastante e deixaste-me curiosa, com a pulguinha atrás da orelha (e eu juro que a tirei esta manhã no banho) e a lembrar-me de romãs... Temos o caldo entornado (perdão, a marinada). Lol

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Muito original esta marinada e de aspecto fabuloso. Parece bem simples de fazer e fiquei bastante curiosa em relação ao sabor...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bom, agora fiquei ainda mais curiosa com o melaço de romã. Tenho algumas receitas que levam este ingrediente, mas nunca cheguei a experimentar.Original, linda e colorida esta é uma salada que se come também com os olhos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que boa idéias esta, acho que ainda tenho um pouco do melaço de romã, receita da LaurinhaDoce.
    Pipoka, vc tem razão, o pedido da receita thai era molho de peixe e não caldo de peixe. Mas, de qualquer forma, acho que eu substituiria. Ficou bom e con-fusion. Rsss. Boa semana

    ResponderEliminar
  7. Fantástico, é como se fosse uma carpacio de rabantes... e com melaço de romã então deve ficar uma combinação extraordinária!

    ResponderEliminar
  8. Diferente, fácil e saborosíssimo! Bjs

    ResponderEliminar
  9. adoro todos os ingredientes, com certeza ficou divina! parabéns! bjs

    ResponderEliminar
  10. Comadre, depois leia meu email. Beijos!

    ResponderEliminar
  11. Grande idéia pois gosto de rabanete e de coisas agri-doces.
    Coloquei as quantidades da receita do pudim de mel na resposta lá no DCPV !

    ResponderEliminar
  12. Meu pai adorava rabanetes, e com certeza aprovaria com louvor esta sua sugestão!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  13. Ó pipoka, já estou como a Migas: com a pulga atrás da orelha! Fiquei mesmo curiosa relativamente ao sabor deste prato... Lindo é, adoro as cores! Hmmm... acho que devíamos fazer assim um intercâmbio. Várias cozinheiras, uma cozinha e uma noite de prova-pratos. Que tal? ;)

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  14. Olha só que bacana essa combinação de sabores!
    Vou ter que esperar, os rabanetes estão tão feinhos por aqui...
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  15. Ora aí está algo que nunca provei... rabanetes. E muito menos melaço de romã, que feito pela Marizé deve ter um sabor estupendo ;) É um prato lindo...

    ResponderEliminar
  16. Lindoka, isso esta ma-ra-vi-lho-so! Mais uma receita para gastar o delicioso melado de romã, que eu adoro! crock-nhoc! beijaoo,

    ResponderEliminar
  17. Este melaço parece mesmo ser muito bom, ainda não tive oportunidade de experimentar, mas vou comprar pois tenho algumas receitas que o levam para serem feitas e agora mais essa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Essa saladinha está muito inspiradora! Não conhecia o melaço de romã.

    ResponderEliminar
  19. Que luxo o melaço de romã da querida Marizé. O sabor deve ser divino...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  20. muito original não há dúvida! e deve ser boa...

    ResponderEliminar
  21. deliciosa la combinacion de los ingredientes, de esas que me encantan, a probar muy en breve, us beso, daniela

    ResponderEliminar
  22. O melaço de romã é uma das receitas que tenho em agenda para o próximo Outono, já que quando a conheci, pela mão da Marizé, claro, era demasiado tarde para ter romãs em quantidade, foi lá para Março, talvez.
    Nunca me teria ocorrido esta aplicação bem engraçada e ousada.
    Sem dúvida a experimentar.

    LPontes

    ResponderEliminar
  23. Acabei de olhar, recebemos sim!!!
    Obrigada Pipoka, estou fazendo o banner.
    Agora vou ler a sua receitinha kkk
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Que espetáculo Pipoca, meu marido aaaaaaaaaaama rabanete e adorei esta versão.

    ResponderEliminar
  25. Fiquei curiosa para experimentar o resultado desta combinação de sabores.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  26. Muito original!
    nunca vi melaço de romã mas fiquei curiosa.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.