05/06/08

Muffins de especiarias e pepitas de chocolate

Como apaixonada por especiarias não podia deixar de ficar conquistada pelo sabor e aroma destes muffins. Vale mesmo a pena experimentar! A receita foi retirada de Muffins, Scones & Breads, uma publicação The Australian Womens Weekly, que andava meio esquecida na minha estante e que resolvi, em boa hora, resgatar. Foi uma excelente re-descoberta... já tenho uma série de receitas deste livro em stand-by.

Nesse sentido, gostaria de deixar aqui um repto aos nossos leitores, sobretudo aos portugueses. Quero preparar uma receita de muffins com recheio de caramelo, por isso preciso de uns que não sejam muito duros e que se derretam com o calor do forno (a receita original pede caramelos Jersey, mas nunca os vi por cá). Alguém me pode indicar uma marca de caramelos, à venda em Portugal, que satisfaça estes requisitos?

Ingredientes:

2 ½ chávenas de farinha com fermento (375 g)
1 colher de sopa de mistura de especiarias em pó
(usei cravinho, noz-moscada, pimenta da Jamaica e canela)*
¼ chávena de açúcar mascavado escuro (50 g)
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
¼ chávena de mel (60 ml)
125 g de manteiga, derretida
1 chávena de pepitas de chocolate (190 g)**
1 chávena de leite (250 ml)
2 ovos, ligeiramente batidos

Numa tigela, misturar primeiro os ingredientes secos, depois adicionar o gengibre, a manteiga, o mel, os ovos e o leite. Por fim, juntar as pepitas de chocolate. Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus (moderado). Rendimento: 12 a 14 muffins.

*Usei o moinho da pimenta (o meu é eléctrico, mas penso que o manual também dá) para moer a pimenta da Jamaica e o cravinho. Não exagerem na canela para não se sobrepor aos outros sabores: é precisamente a mistura equilibrada de todas as especiarias que torna estes muffins especiais.

**Usei as pepitas (chocolat chips) da marca Vahiné, que se podem comprar no Continente e no Corte Inglès. O produto da Nestlé com o mesmo nome não serve para esta receita, pois as pepitas são enormes.

33 comentários:

  1. Pipoka que lindinhos os teus muffins e fiquei tentada a fazê-los, só me faltam as pepitas de chocolate mas assim que comprar, não me escapam...

    Em relação ao caramelos, não te posso ajudar pois não faço ideia que outros podes usar em substituição daqueles mas que gostava de ver publicada aqui essa receita lá isso gostava, por isso espero que alguém te consiga ajudar :)

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  2. Ai,muffins! Como não amá-los de paixão!Já agora gostaria de comer um.

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindos! Eu tenho de ir à caça dessas pepitas, porque uma vez comprei as tais da Nestlé e quando abri o pacote não sabia se chorava ou ria. Pepitas nada, pedregulhos!!
    Essa Women's Weekly é fantástica, quase todas as revistas/livros que o Zé me trouxe da Austrália são deles e são incríveis! Montes de fotografias, receitas fáceis e apetitosas... Por acaso não trouxe esse dos muffins, já viste a falha?? ;)

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me dos caramelos! Mas há uns tempos tive uma desilusão com os caramelos de nata Penha, aqueles que antes se colavam todos aos dentes e que agora são moles, moles. Eu gostava deles duros, mas acho que talvez se adaptem ao que tu queres fazer...

    *
    Mariana

    ResponderEliminar
  5. Estes bolinhos estão pedindo para serem servidos no meu cafezinho deste final de semana. Acho que vai ser um cafezinho inesquecível
    Bjs!

    ResponderEliminar
  6. Era uma pena se nunca chegasses a fazer estes muffins, têm um aspecto fantástico. Quanto aos caramelos, não te posso ajudar, pois não faço ideia do que há no mercado. Espero que encontres o que precisas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Os aromas das especiarias nos muffins devem ser impregnantes... estou a tentar imaginar :) Espero que encontres os caramelos para fazer os muffins com recheio de caramelo ;)

    ResponderEliminar
  8. mas tu queres matar-me? não sabes que eu sou doida por muffins?

    ResponderEliminar
  9. Pipoka,

    welcome back! :-)
    sao muitas balas de caramelo moles por aqui, mas nao lembro as marcas neste momento. com certeza deve ter por ai. agora, fiquei imensamente interessada nessa receita de muffins com recheio de caramelo e vou ficar aguardando, porque vou querer copiar e fazer.

    beijaooo,

    ResponderEliminar
  10. Dava tudo para um desses muffins agora mesmo que estou a tomar um café. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Pipoka,estão lindos esses muffins...as especiarias foi uma surpresa para mim, estou a tentar imaginar o sabor!!!
    Quanto aos caramelos tb não conheço nada com esse fim,espero que alguém te ajude.

    Bjinho!

    ResponderEliminar
  12. Ai rapariga valha-me o santo padroeiro das especiarias, que tentação!!!
    Bendita a hora em que pegas-te nessa revista.
    Em relação aos caramelos, acho a dica da Mariana bem boa, os da solano não tenho a certeza da consistência.
    As pepitas no Modelo também há.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  13. fiz uma receita bem parecida esses dias... só não usei as pepitas :)
    ficou muuuito bom.

    ResponderEliminar
  14. Estes muffins devem ter ficado demais! Quero um!!!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  15. Estou completamente rendida pois que é uma excelente combinação da canela com chocolate, virei fã, bjs

    ResponderEliminar
  16. Estes muffins devem ser muito bons.
    Quanto aos aramelos infelizmente não sei ajudar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Fico só imaginando o perfume desses muffins...
    Chocolate e especiarias, que belo mix!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Pipokinha que bom é!até me está a abrir o apetite,adoro Muffins minha mãe fazia muito e ainda parece que tenho o cheiro no nariz.Os teus têm um ar deliciosooo bjos

    ResponderEliminar
  19. querida as especiaras devem ter deixado-os super saborosos, pq belos estão!! e esse prato colorido é um charme!!!bjs

    ResponderEliminar
  20. Lindos Pipoka, ainda no outro dia fiz de aveia.

    Bjo

    ResponderEliminar
  21. Eu amo muffins!!! O seu está ótimo!
    Quanto aos caramelos fica até obvio porque não posso indicar, rs
    Mas porque não faz? É bem simples e melhor que o comprado.
    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Perfeitos esses muffins!Lindos lindos!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  23. Queria poder ajudar com os caramelos, mas como não tenho a menor idéia, fico no aguardo da solução.

    ResponderEliminar
  24. Amo muffins; o mix de especiarias usado na receita é bem interessante e perfumado! Bj

    ResponderEliminar
  25. Não posso ajudar com os caramelos mas dar uma mordidinha nesse muffin bem que gostaria.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  26. Oi Pipoca adorei e obrigada por dividir mais essa delícia.
    Adoro Muffins!
    Bjks

    ResponderEliminar
  27. Pipoka, há muito tempo tento entrar em teu blog, mas infelizmente só possso acessá-lo em casa. No meu trabalho, dedico as horinhas de folga para transitar pelos blogs amigos, mas como meu servidor bloqueia a palavra "ladies", o acesso ao teu é proibido.

    Bem, valeu a espera. Adorei os muffins e vou voltar com mais freqüencia.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  28. Nossa, deve ser um perfume só!
    Fora que ficou lindo^^
    Vou um dia fazer essa receita.
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  29. Pois de caramielos não percebo nada... mas a ideia parece-me genial e como a restante tropa fico à espera da dita receita! As especiarias são uma tentação... Não me podes mandar um por email, presumo? ;)

    Bj grande

    ResponderEliminar
  30. hummmm k ricos muffins...jibnhos grandes para vós

    ResponderEliminar
  31. hola! mi portugues escrito no es muy bueno,tienes un blog delicioso, todas las recetas son estupendas, me gustan mucho los muffins y estos con especies ya se me hace agua la boca, voy a tomar nota de la receta con tu permiso, un saludo, daniela

    ResponderEliminar
  32. Muito graciosos estes muffins!!!!
    E apetitosos também.
    Fernanda
    http://mamaocomacucar.sampasite.com

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.