27/06/08

Cake sushi (salmão e wasabi)

Embora obriguem a ligar o forno - o que nem sempre apetece com o calor que está - a verdade é que os cakes salgados são um óptima opção para uma refeição estival, que ser mais ligeira, sobretudo quando acompanhados por uma salada.

Esta receita, retirado do livro Cakes Dolci e Salati tem, a meu ver, uma das melhores massas para bolo salgado que já experimentei. Ou seja, se não gostarem da conjugação salmão fumado/wasabi, não deixem de fazer esta receita, substituam-nos por ingredientes da vossa preferência... assim de repente já me estou a lembrar da dupla frango/mostarda.

Ingredientes:

180 g de farinha
3 ovos
10 cl de natas espessas
(crème fraiche no original)
10 cl de óleo
100 g de salmão fumado
4 colheres de chá de wasabi
(se não gostarem usem mostarda)
3 colheres de chá de fermento
yi
Ligar o forno a 180 graus. Untar uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhar com farinha. Numa tigela, misturar os ovos, o óleo, o wasabi e as natas. Adicionar a farinha e o salmão cortado aos pedaços. Temperar com sal e pimenta. Por fim, incorporar o fermento delicadamente. Verter a massa na forma e colocar imediatamente no forno. Coze 50 minutos. Deixar arrefecer antes de desenformar.
«
Nota: não se preocupem se vos parecer que a massa está picante ou sabe demasiado a wasabi, já que depois de cozido o sabor será mais suave.
x

21 comentários:

  1. Pipoka a massa parece de facto deliciosa e o bolo está com um aspecto magnífico. Gostei da combinação salmão/wasabi mas acho que com frango e mostarda também ficará muito bom. Fiquei com a pulgita atrás da orelha...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não haja dúvidas de que nos trazes sempre receitas originais e super apetitosas. Essa massa tem um aspecto magnífico e está linda de tão amarelinha. Uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu sou doida por bolos salgados.
    A combinação salmão fumado wasabi é de facto intrigante num bolo, e tu sabes que a minha curiosidade é o meu mais potente motor na cozinha...

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Bem original dona Pipoka! Eu também gosto bastante destes bolinhos salgados e ainda esta semana, fiz uns muffins para o meu almoço. É que agora não há micro-ondas no escritório, como antes então, tenho de trazer umas sandochas e afins... Não fosse o facto do salmão fumado ser um bicho raro por aqui, e era capaz de repetir. Sendo assim, sou moça para usar na mesma o wasabi conjugado com outro sabor... É que wasabi eu já vi...eheheh

    Beijos

    P.S. Viagem amanhã... Yupiiii!! Estava dificil esta minha ida à terrinha! :o)

    ResponderEliminar
  5. Parce ser delicioso. Uma ideia a fazer para levar para a praia e petiscar lá!

    ResponderEliminar
  6. Pipoka, Parabéns, aqui está um que vai já para a minha listinha de experiência.

    Bjo

    ResponderEliminar
  7. tens o condão de publicar umas coisas que me deixam sempre a babar....

    ResponderEliminar
  8. Combinacao perfeita! Vou experimentar.
    Beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Divina a idéia de inserir o wasabi. Brilhante!!!

    ResponderEliminar
  10. O bom aspecto está a lutar aqui no meu subconsciente com a vozinha que me diz que isto é uma quiche disfarçada (e eu que sou teimosa e não gosto nada de quiches). Mas as combinações possíveis também estão na luta e acho que o preconceito vai perder!
    Adoro a tua criatividade, pipoka!

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito dos bolos salgados. Não conhecia Wasabi. Deve ser muito bom :) Pelo aspecto é óptimo.

    ResponderEliminar
  12. Aqui minha querida ligar o forno é um prazer, anda fazendo um friozinho gostoso, mas sua massa ficou sim uma formosura e eu amo os ingredientes que você usou.
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Este bolo faz-me lembrar uma bôla :)
    Vou aproveitar de certeza esta receita, pois se dizes que a massa é óptima eu acredito!!!

    ResponderEliminar
  14. Comadre, este cake deve ter ficado com um sabor fabuloso. Receita mega original. Beijos!

    ResponderEliminar
  15. É bem original este bolo salgado com salmão.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Deve ficar um must, como sempre imparável em tudo o que fazes, bjs

    ResponderEliminar
  17. Que massa mais rica!
    Adorei^^
    E nem tenho preconceitos com a dupla que sugeriu, apenas não é fácil encontrar por aqui.
    Mas frango e mostarda já me deixou curiosa.
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  18. Quando comprei wasabi, só havia sacos de 2kg, resultado tenho wasabi na arca, e fora dela, pois não sei se depois de descongelado mantem as mesmas caracteristicas.
    Adorei a sua receita.
    Boa semana
    Márcia

    ResponderEliminar
  19. Pipoka está lindo,adorei "este"bolo de salmão e wasabi,e tem um ar de muito fofo,beijitos e boa semana.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.