25/06/08

Cuscuz com frango e caril


Assim que vi esta receita no Chucrute com Salsicha, fiquei “em pulgas” para confeccioná-la. Além de ser daquelas comidas que apetecem nestes dias mais quentes, tinha a palavra mágica: caril. Peço desculpa à Fer por ter adulterado ligeiramente o original, mas a minha paixão por comida indiana, compeliu-me a sublinhar os aromas característicos dessa cozinha. Assim, optei por marinar o frango em leite de coco e caril e, em vez de caldo de legumes, usei chá príncipe (erva-limeira, lemongrass) para finalizar a receita. Ficou muito bom!


Ingredientes (2/3 pessoas):


250 g de peitos de frango
½ chávena de leite de coco
1 colher de chá de caril (usei madras)
½ chávena de ervilhas cozidas
1 chávena de cuscuz (sémola de trigo)
1 chávena (250 ml) de chá de erva príncipe (erva-limeira)
(ou caldo de legumes no qual se cozeram as ervilhas)
1 mão cheia de pistáchios descascados e torrados
Azeite q.b.



Citando a Fer, “cortar o frango em micro-cubinhos” (os meus, como se pode ver pela foto, deviam ter ficado um pouco mais micro...). Deixá-los marinar, pelo menos 2 horas, em leite de coco e caril. Passar o frango por azeite até estar cozinhado, temperando com sal e pimenta. Numa caçarola, deitar o cuscuz e juntar o chá a ferver. Tapar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos (seguir as instruções da embalagem do cuscuz). Mexer com um garfo para que o cuscuz fique soltinho. Juntar o frango, o cuscuz, as ervilhas e os pistáchios. Servi morno, mas pode-se servir quente ou frio.

23 comentários:

  1. Pipoka, este cuscuz é realmente ideal para estes dias de verão. Gostei muito da alteraçaõ que fizeste, essa marinada é óptima para dar sabor e maciez ao frango.Fico a imaginar a maravilha que deve ser o aroma desse cuscuz com a presença da erva príncipe.Uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pipoka, fiquei apaixonada por este prato! Adorei a maneira como o preparaste, e com esses sabores combinados entre si só pode ficar mesmo uma delícia.
    E leva também pistáchios, um dos ingredientes que agora estão em voga na minha cozinha :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Xiii.... Que pratinho apetitoso!
    Com a marinada de leite de coco o frango deve ter ficado a derreter na boca, adorei!
    Felizmente este ano consegui proteger a minha erva limeira das mandibulas da minha dálmata herbivora e já tenho 2 caules prontos a usar.

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Pipoka, como era aquilo que dizias há uns tempos de andarmos sempre de olho nas mesmas receitas? ;) Esta está no meu del.icio.us à espera de vez, também! Só ainda não a fiz porque o esquisito cá de casa não gosta de cuscuz... Mas tenho de fazer só para mim! :)

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  5. para mim pode ser servido frio se faz favor, que eu adoro este tipo de petiscos.

    ResponderEliminar
  6. Olá Pipoquita,o frango adoro os condimentos, também,basta o gostinho do caril para mim é tudo.beijitos.

    ResponderEliminar
  7. Vc acredita que nunca fiz couscous em casa? Esse prato deve ser delicioso! Bjks

    ResponderEliminar
  8. Um prato leve e muito apetitoso. A maneira como preparou - a marinada - deve ter dado um sabor delicioso ao frango. Ótima sugestão.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  9. Pipoka, voce eh GENIAL! :-)
    Adorei a sua adaptacao e vou ter que imita-la qualquer dia. O leite de coco marinando o frango foi supimpa. E essa foto esta linda...

    beijaooo, lindona! :-*

    ResponderEliminar
  10. No leite de coco! Os vizinhos (?)Indonésia e Marrocos nunca estiveram tão próximos!
    Adorei a conjugação de sabores!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida que tenho que experimentar o caril e o cuscuz ;) Fica uma refeição fantástica.

    ResponderEliminar
  12. Estou devendo um couscous para minha mãe. Já ensinei a fazer umas três vezes, mas ela nunca acerta! Lembrei-me que preciso ir até a casa dela e preparar.
    Tão versátil!
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  13. Isabel me vas a matar, lo quiero probar ya, me imagino el sabor y con pistachos que me encantan y el te principe, que nunca habia pensado ponerlo en comidas, lo tomo como infusion, no puedo esperar a probarlo asi, una delicia absoluta.un beso, daniela

    ResponderEliminar
  14. Pipoka, adoro cuscuz, adorei as suas alteracoes. Esta guardadinha para quando o verao chegar
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Tenho que fazer forçosamente coucous, pois tenho visto tantas receitas e deve ser tão bom, bjs

    ResponderEliminar
  16. Aiii isso esta com uma cara ótima, estou a salivar!
    bjks

    ResponderEliminar
  17. Estes cuscuz tão irreverentes, estão de fazer crescer água na boca...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Que maravilha :)

    É uma óptima sugestão, às vezes fico sem saber o que fazer aos cuzcuz.
    Esta receita vai dar imenso jeitinho :)

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito.Com os cuscuz fazem~se pratos muito bons.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.