17/04/08

O açúcar da caipirinha... portuguesa!

Este post vem a propósito do desafio da Cris para darmos a conhecer açúcares típicos do nosso país ou região. Como já percebi, pelas minhas incursões nos blogues de culinária de expressão portuguesa, o açúcar amarelo, muito utilizado em Portugal, no Brasil é praticamente desconhecido. Então expliquem-me lá porque é que as caipirnhas cá em Portugal são feitas com este açúcar?

Como não sou especialista na matéria, apenas posso dizer que este açúcar tem um sabor forte e é bastante fino, seguem 2 textos sobre o açúcar areado amarelo que retirei dos sites da RAR (o 1.º) e da Sores (o 2.º).

“O açúcar amarelo tem uma cor, sabor e aroma característicos, pois mantém parte dos corantes naturais da cana-de-açúcar (melaço). Sendo um açúcar mais húmido e de fácil dissolução é ideal para massas onde o teor de humidade é importante, como por exemplo, nos doces regionais e tradicionais. Este açúcar confere também um sabor especial ao chá, café e caipirinhas.”

“O açúcar areado amarelo resulta do processo de refinação da rama sem que haja eliminação total do melaço, o que lhe dá a cor dourada, um paladar agradável e um maior teor de humidade. Por ser mais húmido, é particularmente aconselhável na confecção de massas que necessitem de se apresentar húmidas e com maior durabilidade, como por exemplo bolos de chocolate.”

Aconselho uma visita ao blog da Laila para ficarem a saber mais sobre outras variedades de açúcar.

18 comentários:

  1. Que maravilha esse açúcar....já fotografei os daqui para colocar mas nada ainda....a fila de posts esta enorme.
    Quanto à harissa com certeza é verdadeira sim....existem diferentes marcas e cada qual tem suas particularidades. Agora fiquei louca para conhecer essa pimenta da sua região....que delícia.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  2. querida esse açúcar eu nao conheço não...oq usam aqui é o refinado, q é branquinho e pouco mais granulado q o de confeiteiro...se vc olhar no meu post, o terceiro açúcar o baunilhado, foi feito com o açúcar refinado...q eles usam para caipirinha...alias na caipirinha não tem q existir o sabor do açúcar só o doce...bjs

    ResponderEliminar
  3. e eu que achava que o seu amarelo era parente do demerara daqui...
    acho que esse assunto ainda vai render!
    Achei graça ele ser utilizado para a capirinha!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. Eu também não tinha conhecimento deste açúcar, a primeira vista ele lembra o demerara, qual a diferença de preço dele comparando-se ao mascavado e ao branco? Pergunto porque aqui o preço do açúcar mascavo e demerara são quase proibitivos para muitas pessoas, sendo um fator negativo diante dos benefícios destes açúcares que deveriam ser mais acessíveis por teoricamente necessitarem de menos tecnologia. Obrigada... lindo post! Bjs!

    ResponderEliminar
  5. Quando vi lá no blog da laila o post dos açúcares, tembém fiquei logo com a ideia de postar no meu blog o açúcar amarelo pois pelo que eu já percebi as nossas colegas bloguistas do outro lado do atlântico não têm conhecimento do mesmo... Também não entendo porque aqui em portugal a caipirinha é feita com um açúcar que no brasil é desconhecido...

    ResponderEliminar
  6. Toda a gente que me conheçe sabe que esse é o meu açucar de eleição para os bolos e bolachas.
    Gosto das massas humidas e depois combina na perfeição com o meu adorado chocolate.
    E caipirinhas? Também gosto muito!!!

    Bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. O M. (o especialista das caipirinhas) faz com açúcar amarelo mas, a maioria dos meus amigos, faz com açúcar branco. Já tive a oportunidade que experimentar as caipirinhas com boa cachaça brasileira, pelas mãos do meu colega brasileiro e ele lá me foi contando os truques e os milhentos sabores diferentes, para se preparar a caipirinha. Por exemplo: em Portugal usa-se o gelo picadinho. Segundo o J., no Brasil usa-se em pedaços maiores. Não picadinho como em portugal. Verdade? Até chegou a fazer-me uma caipirinha de maracujá! Booommmm! :o)

    Quanto ao açúcar amarelo, eu também gosto muito de o usar. Em bolos e maçãs assadas, por exemplo!

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Tens razão! As discussões que eu já tive à conta do açucar das caipirinhas...

    ResponderEliminar
  9. Também adoro açucar amarelo... ás vezes até como uma colherzinha para adoçar a boca. Até no xarope de cenoura da minha filhota fica melhor que o outro. vou fazer iogurtes com açucar amarelo e canela... devem ficar bons!

    ResponderEliminar
  10. Eu aj ouvi falar desta açucar, mas nunca vi, e acho que aqui nao tem, adorei saber sobre ele ! bjs

    ResponderEliminar
  11. Eu uso muito o açúcar amarelo em bolos fica ótimo no bolo inglês, já nas caipirinhas que adorooooo, uso o branco granulado :)

    ResponderEliminar
  12. Estou adorando , todas as informacoes que estou lendo nos blogs sobre acucar, muito interessante tudo
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Olá Pipoka, é a primeira vez que passo por essa cozinha, indo de uma pra outra, de cá pra lá e vou descobrindo essas maravilhas!
    Bem, quanto ao açúcar, me lembrou muito o nosso brasileiríssimo açúcar mascavo, mas o nosso é mais escuro que o amarelo. Mas dá essa sensação de umidades ao bolos, biscoitos e afins. É bastante perfumado e bem rústico. Mas muito mais caro que o habitual branco que se usa. E aqui na minha cidade, ao contrário do sudeste e sul do Brasil, o mais comumente usado é o cristal e não o refinado.
    Mas até queria experimentar esse açúcar da terrinha^^
    Kisss, bom fim de semana e espero uma visitinha na minha cozinha recém-inaugurada!

    ResponderEliminar
  14. Numas férias ao Brasil pude comprovar que eles não usam açucar amarelo na caipirinha. Mais surpreendida fiquei quando vi que o gelo utilizado não é picado. Gosto muito mais da caipirinha nacional porque adoro o sabor do açucar amarelo.

    ResponderEliminar
  15. Amei esta cozinha...e estou amando esta série proposta pela querida Cris!! aprendendo bastante...e hj conheci por aqui o açúcar amarelo...vivendo e aprendendo cd vez mais!!! Deve ser uma delícia!!! Vou ver se acho por aqui, pq será que isto não ficou por cá...já que com os portugueses aprendemos muito sobre e como fazer doces!!!!beijos

    PS- não experimentei o açúcar amarelo, mas gosto da minha caipirinha com o branco mesmo e com muito gelo, sem picar!!!!rsrsrsrs!!!(cd um com seu gosto e mania!!!) gostei tanto desta cozinha que já add lá na minha, pois virei sempre!beijos

    ResponderEliminar
  16. Olá linda:)
    A minha caipirinha quando faço é mesmo com açucar branco, ehhhhh ...

    Bjo:)

    ResponderEliminar
  17. Pois, o nosso açucar amarelo parece único no mundo e é uma carga de trabalhos explicar que açucar é... Também é o meu favorito e uso para quase tudo excepto se a receita requer especificamente um açucar refinado.

    ResponderEliminar
  18. Sei que o tópico é antigo. Mas cruzei-me com ele porque andava à procura de como fazer boa caipirinha.
    Além do açucar amarelo que existe por Portugal, existe também o mascavado, que pelo que percebi no Brasil chama-se mascavo. Com este açucar (menos refinado, acho eu), encontram-se várias receitas, tanto brasileiras como portuguesas.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.