03/04/08

Tarte fria de limão

Esta receita foi retirada do livro cooking desserts, que eu trouxe da minha incursão a Londres e será a primeira de muitas receitas a experimentar. As receitas parecem-me deliciosas e não são complicadas de fazer e estão divididas pelas estações do ano, consoante os ingredientes principais de cada época. Fica aqui uma receita da Primavera e a promessa de mais!

Massa
185 g de farinha
60 g de açúcar
35 g de amêndoas
125 g de manteiga
1 gema

Colocar a farinha, o açúcar, a amêndoa (reduzida a pó) e a manteiga na batedeira até ligar todos os ingredientes. Amassar com as mãos até obter uma bola. Colocar no frigorífico a repousar 30 minutos.
Pré aquecer o forno a 180º e forrar a forma da tarde com a massa, cobrir com papel vegetal e colocar um pouco de feijão ou grão para o papel não levantar. Vai ao forno durante 10 minutos, retirar o papel vegetal e colocar novamente no forno cerca de 10/15 minutos, ou até a massa ficar “corada”. Retirar do forno, deixar arrefecer enquanto se prepara o recheio.


Recheio
1 ½ colher de sopa de raspa de limão
80 ml de sumo de limão
5 ovos
175 g de açúcar
300 ml de natas para bater

Juntar a raspa, sumo de limão, ovos, açúcar e natas numa taça e mexer até ligar. Colocar o recheio sobre a massa e vai ao forno cerca de 45-50 minutos a 140º. Servir bem fria e polvilhar com açúcar em pó.

27 comentários:

  1. receita anotadissima! parece otima!

    quero fazer!!!bjs

    ResponderEliminar
  2. Também vou fazer!!!!
    É com o limão amarelo, o 'lemon'?
    Deve ser super deliciosa...
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  3. Linda, linda. E Londres? Como foi?

    ResponderEliminar
  4. Muito boa. Gosto mais da tarte de limão assim que merengada. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Pois, eu ia dizer que era uma espécie de lemon curd tart. Deve ser óptima.

    Bj

    ResponderEliminar
  6. pois eu também anotei a receita! nao é preciso dizer mais nada, pois nao? beijcoas

    ResponderEliminar
  7. Receita para a lista, parece bastante fresquinha ...

    ResponderEliminar
  8. Esta tarte deve ser realmente muito fresquinha e além disso está com óptimo aspecto. Receita anotada pois então.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Fico anciosamente a aguardar mais receitas desse livro fantástico, pois esta tarte está de "cair para o lado".

    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Olá minha querida, eu também adoro variar e experimentar coisas novas, como tu:) Por isso experimentar a minha Moussaka e vais ver que gostas :)

    Esse livrinho a minha querida sogra que é inglesa, tem e faz coisas de lá Bom... tenho de me esconder, ehhhh ...

    Muito linda a tua tarte é Linda e British sem dúvida.

    Bjocas e tem um Super Fim de Semana

    ResponderEliminar
  11. Linda, linda, linda....nos 3 últimos livros que ganhei tb tem uma receitoca parecida. delícia e a foto maravilhosa.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  12. A tarte está linda e deve ser uma delícia. bjihnos

    ResponderEliminar
  13. não consigo "descolar" os olhos do monitor e deixar de olhar para a foto... estou a babar o teclado todo... lol
    esta eu vou ter que fazer!

    ResponderEliminar
  14. Eu amo torta de limao e esta pareceu me bem diferente das outras que ja vi. Se esta receita é o aperitivo de outras mais , já adorei seu livro

    ResponderEliminar
  15. que delicia...
    e sem leite condensado...para mim isso é muito diferente... fico curiosa em saber o sabor... ja anotei :) bjs dani

    ResponderEliminar
  16. Mais que anotada. Sucesso isso, heim.

    ResponderEliminar
  17. Uma delícia a cara da torta...estou numa fase limão agora..fiz cheesecake de limão, bolo de limão...vou ficar verde daqui a pouco...haha
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Quando fiz o link para o seu blog acertei na mosca. Muito Bom! Tem surpresa no meu blog. Bjs.

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito desta torta, diferente das brasileiras e fácil de fazer! Foto está apetitosa. Receita anotada.


    bjs

    ResponderEliminar
  20. noooossaaa quero muiiito um pedaço dessa torta!
    que linda.. e que saborosa!

    ResponderEliminar
  21. É uma tarte deliciosa, fresca, suave...é desenjoativa devido ao gosto a limão:)
    Muito obrigada, é um privilégio ter amigas como tu.

    ResponderEliminar
  22. Ai, ai, ai, nem consigo falar, não tinha reparado nesta tarte de limão, adoro tudo o que tenha limão, ui, já me estou a babar!!!
    Beijinhos verdes

    ResponderEliminar
  23. parece-me deliciosa, e eu que gosto tanto de tartes de limão !
    fica na lista.
    bjka

    ResponderEliminar
  24. Já fiz... ficou optima. Obrigada pela dica...

    ResponderEliminar
  25. Está com muito bom aspecto deve ser uma delícia!
    Bjinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.