10/11/08

Lulas com pasta de coentros e malaguetas

A colocação de produtos na zona das caixas dos supermercados é claramente uma técnica de marketing. Eles estão ali estrategicamente posicionados para nos levar a comprar mais qualquer coisinha, enquanto aguardamos a nossa vez de pagar. Sim, os livros e revistas não estão lá para passarmos o tempo, é mesmo para ver se “pega” e acabamos por levá-los... os chocolates, caramelos e pastilhas estão lá para nos aguçar o apetite.

Embora conheça essas tácticas, de facto, não resisto. Folheio uma revista daquelas com as aventuras, desventuras e tristes figuras dos ricos e famosos... com esta estou segura, pois teria vergonha de comprar. Faço um esforço para não olhar para os chocolates. Tem de ser...olha os quilos a mais. Mas quase sempre compro uma caixa de pastilhas. E, muitas vezes, uma revista de culinária, desta feita, trouxe comigo o livro Cozinha Tailandesa, do qual adaptei esta receita.

Estava aqui a pensar se não seria uma espécie de justiça poética ser “enganada” pelas estratégias que, como o profissional da área do marketing, tantas vezes utilizo...enfim, adiante...

Notas: 1. A receita parece-me mais de inspiração tailandesa do que propriamente tradicional. 2. Para os que ficam em pânico com a palavra malagueta: se retirarem as sementes das malaguetas e omitirem o molho picante, este é um prato até meio adoçicado. 3. A fotografia não faz justiça ao prato... digo-vos já que não é fácil fotografar lulas!


Ingredientes:

600 g de lulas limpas e cortadas às rodelas
1 pimento vermelho
(sem sementes e cortado aos cubos)
1 limão (sumo)

30 g de creme de coco em barra
100 ml de iogurte grego
150 ml de água quente

Pasta de malaguetas e coentros:


2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de molho picante
(o que tiverem em casa)
1 cebola picada
2 malaguetas (limpas de sementes)*
1 pedaço de gengibre com cerca de 2,5 cm
(picado/ralado)
½ ramo de coentros

½ colher de sopa de coentros em pó
½ colher de sopa de cominhos em pó
1 colher de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de molho de peixe


*Atenção: quando abrirem e limparem as malaguetas/pimentas, utilizem luvas.

Na picadora, triturar todos os ingredientes indicados para a pasta. Deitar esta pasta num wok, deixar libertar os aromas, salteando-a por 3 ou 4 minutos. Adicionar os pimentos e cozinhar uns 2 minutos. Verter o iogurte, deixar levantar fervura, e juntar as lulas cortadas às rodelas. 2 ou 3 minutos depois, juntar o sumo de limão, o coco e a água. Rectificar o sabor (e sal), juntando molho de peixe. Deixar as lulas cozinhar. Servir com arroz basmati ou jasmim.

23 comentários:

  1. Pois é, há estratégias de marketing com poderes de persuasão muito fortes :)

    Gostei destas lulas e até as acho muito fotogénicas.

    ResponderEliminar
  2. mas essa lula cheia de pimentas e codimentos me deu foi água na boca!!
    e olha, as pequenas podem até não ser fotogênicas, mas suas fotos, como sempre, estão lindas!
    b-jos, paula

    ResponderEliminar
  3. Pipokinha querida, como sempre, a apresentaçao do teu prato está perfeita!! E que delícia, as lulas com essa pastinha de malaguetas devem ter ficado um espetáculo!!
    Adoro frutos do mar, e amo comida tailandesa... essa receita é a minha cara... :)
    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  4. Pelo menos já não estás em denial como alguns profissionais do marketing que eu conheço e que garantem estar 'blindados' contra todas as estratégias do dito...

    As lulas têm, devo dizer, muito bom ar. Sabes que eu não sou grande 'aficcionada' de picante e tenho fraco jeito para o usar - fiz uma fish pie este fim de semana, usei chili flakes. Ia matando o P. hehehe!!

    Bj grande

    ResponderEliminar
  5. Pois olha eu achei que as lulas ficaram sim fotogénicas e muito. Tanto que mesmo apesar de eu não gostar de lulas, fiquei com vontade de dar uma garfada :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Me identifiquei com o nome do blog (não sei por quê... hahahahaha). caramba! Quanta coisinha gostosa. E o layout daqui é bem agradável. Ai como sofro... mais 200g só de olhar! Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Fotogénicas e deliciosas! Eu adoro lulas de qualquer jeito! Tenho pena é de estarem sempre tão caras no mercado.. E gostei bastante desta forma de as cozinhar!
    E essas técnicas de marketing, chamadas de Merchandising, dão sempre excelentes resultados para o vendedor.. Nós podemos não precisar mas acabamos sempre comprando.
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Lula com coentro me lembra dos sabores do nordeste brasileiro...
    bjo

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro lulas e no entanto (confesso) não as faço muitas vezes. Irrita-me solenemente comprar uma quantidade considerável e depois na panela ficar uma amostra. Mas enfim... convenceste-me!

    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Podem não ser fáceis de fotografar mas são muito fáceis de comer! Eu adoro mas se for muito picante não consigo comer :)

    ResponderEliminar
  11. Foi uma bela inspiração... Vivam as tácticas de marketing que produzem tais resultados!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Como te disse, cá em casa não gostamos de lulas. Mas essa pasta de coentros e malaguetas deve ficar muito bem com um peixinho branco ou uma carne de porco. Vou experimentar concerteza!
    E eu percebo-te relativamente aos livros: também lá lhes peguei várias vezes, abri, vi, fechei, pousei. Felizmente, por enquanto tenho conseguido resistir. Mas se lá andarem muito mais tempo... pobre da minha força de vontade! :)

    Beijo grande *
    Mariana

    ResponderEliminar
  13. das malaguetes fujo meeeeesmo! hot, hot, hot!!!

    Agora, das lulas, chego bem pertinho, tempero mais ao meu agrado, apimentando só um tantinho, e pronto, thai a la Laurinha...!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. E pensar qu estudei todas essas tecnicas e nao tem uma vez que nao cai. Minha mae dá risada e nao acredita....;)
    Adorei areceita . Sou suspeita pois amo lulas
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Deixa lá,eu própria como Comercial, caio na esparrela...
    Eles são do piorio e estão em todo o lado. Já pensei entrar pelo supermercado a dentro e só ir onde estão as coisas que preciso, por isso gosto do P.D.. pequeno e tem tudo!
    Mas deixando de lado a publicidade porque não sou paga por isso, já anotei estas lulas. Adorei a apresentação.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  16. Concordo em pleno com a esstratégia de marketing. Agora o teu prato de lulas está uma verdadeira tentação, bjs

    ResponderEliminar
  17. Eu sei como são essas estratégias, quase sempre caiu nelas. Dificil não sair com um pacote de pastilhas de chocolate, hehehehe...
    Mas a tua compra rendeu bom fruto, esse prato ficou mesmo muuuito lindo!
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  18. Sabe que aqui já vi um estudo do tempo médio que o cliente deve ficar esperando (sim, de molho no caixa), até que ele decida pegar mais uma coisinha...

    ResponderEliminar
  19. Aí que bom que bom que bom...tão apetitoso e esta uma delicia na foto...jinhos feliz Valentim

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.