26/03/08

Dissertação sobre o arroz glutinoso

Face às perguntas que tenho recebido das minhas amigas blogueiras sobre o que é o arroz glutinoso, senti necessidade de prestar alguns esclarecimentos. Para fazê-lo devidamente e “redimir-me” por não ter facultado essa informação juntamente com a minha última receita, decidi fazer um post totalmente dedicado ao tema.

O arroz glutinoso, também denominado de arroz pegajoso (sticky) ou doce, é um tipo de arroz de grão curto, cultivado na Ásia, fazendo parte das tradições alimentares da China, Tailândia, Laos, Filipinas, Myanmar, Vietname, Malásia, Japão e Coreia. A particularidade deste arroz é ficar pegajoso com a cozedura, devendo-se a isso o nome glutinoso e não ao facto de conter glúten. A principal “responsável” pela sua consistência pegajosa é a amilopectina, uma das componentes do amido, presentes nesta qualidade de arroz.

Quanto à diferença entre o arroz glutinoso e o arroz para sushi, segundo pude apurar num fórum da Internet (a pessoa que dava essa informação era tailandesa, portanto pareceu-me uma fonte minimamente fidedigna), o primeiro é bastante mais pegajoso que o segundo. Se o glutinoso pode ser usado no sushi, já o inverso não sucede, ou seja, não se consegue fazer um bom arroz doce tailandês com o arroz de sushi (akitakomachi, denominado também de arroz Japonês, calrose ou Califórnia). No Japão, o arroz glutinoso (mochigome) é sobretudo usado nos mochi, os famosos bolinhos de Ano Novo. Actualização: Um leitor do blogue informou-me de que o arroz mochigome (glutinosos Japonês) não serve para fazer o arroz doce tailandês.

Fontes: Wikipedia e Fórum Discuss Cooking.

21 comentários:

  1. ai adorei saber mais Pipoka...foi realmente util! bjs

    ResponderEliminar
  2. Gostei da informação... Estamos sempre a aprender.
    E gostei do arroz doce tailandês, apesar de eu nem ser muito fã de arroz doce!

    ResponderEliminar
  3. Conheço os dois e uso muito mais o arroz para Sushi, até porque não há semana lá em casa que eu não faça Sushi, adoro e realmente a tua informação está mais que correcta :)

    ** Quanto á soja congelada, experimentar que é o máximo, super saborosa :)

    Bjo:)

    ResponderEliminar
  4. Pipoka obrigada por passar a informação do arroz...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  5. Ah!... Já percebi!

    Muito util esta informação, ainda bem que as duvidas aparecem e depois são esclarecidas com posts de utilidade publica como este.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Oi...
    tudo bem?
    te encontrei pelo blog da Filipa
    também tenho um blog de gastronomia infantil... com várias novidades, receitas, livros, etc...
    de uma passadinha por lá
    bjos
    Thais

    http://www.comereumbarato.globolog.com.br

    ResponderEliminar
  7. Menia... vivendo e apredendo... Adorei!!!!

    Bjundas

    ResponderEliminar
  8. Sempre compro por aqui o calrose que gosto muito.
    Muito boa suas explicacoes.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. que gostoso esta variação de arroz...
    Doce so havia comido o que chamamos de arroz doce, com leite, canela, leite condensado, etc.,.. mas este parece bem apetitoso.. bjs dani

    ResponderEliminar
  10. Que interesante. Tenho um livro portugues de cozinha asiatica que amo.(o mais beo livro da cozinha da Asia ed verbo) e sempre fala em arroz glutinoso , poassociacao de ideias achava que era isso mesmo ,mas agora voce tirou todas as minhas duvidas.
    E por isso que eu adoro os bloges , se aprende muito e suas donas sempre sao uns doces
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Pipoka, amaei ler este post. Uma coisa que amo é receita de sweet sticky rice com manga. e comi muito quando em Cingapura. Amei, amei, amei.bjocas

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Eu preciso encontrar o arroz do sticky rice aqui no Brasil...alguem me ajuda por favor?? o meu saco que comprei nos EUA está acabando e nao posso ficar sem!!

    Estou usando a Marca Praproma Buddha White gutinousco/sweet rice, Golden fortune Import &Export Corp.

    Ajudem por favor...se souberem meu email é: rbevacqua@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. Ahh e queria também discordar de uma coisa...o sticky rice não deve ser feito com aroz mochi-gome...eu já fiz com diversos tipos de arroz e simplesmente nao funciona!!

    O unico arroz para fazer sticky rice é o GLUTINOUS RICE/ SWEET RICE..outras linguas:
    Malagkit
    riz gluant
    gao nep thuong hang

    ResponderEliminar
  14. Anónimo,

    Peço desculpa por não poder ajudar, mas este blogue é de Portugal. Não conheço os produtos disponíveis no mercado brasileiro.

    O que eu digo no post é que o arroz glutinoso japonês (mochi-gome) serve para fazer bolinhos, não digo que serve para fazer o arroz doce tailandês, mas para que não restem dúvidas, vou acrescentar a informação de que você já fez e diz que não serve.

    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  15. Olá a todos,

    Podiam-me dizer onde compram arroz glutinoso em Portugal. E que marcas usam? E arroz glutionso em pó também?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Eu costumo comprar o arroz glutinoso nas lojas asiáticas do Martim Moniz. Também se vende no Continente (na área gourmet) e no El Corte Inglés. Quanto à farinha de arroz glutinoso, não sei se essas lojas vendem... nunca reparei. A outra hipótese é triturar o arroz glutinoso num robô de cozinha tipo Bimby para que fique em farinha.

      obrigada pela visita

      Eliminar
  16. Ola desculpa onde encontro um supermercado asiatico en algarve? en portimao -lagos area?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Nina
      Obrigada pela visita.
      Não conheço muito bem a oferta de produtos asiáticos no Algarve. Mas há um supermercado que costuma ter grande variedade de produtos estrangeiros, mas fica na Galé e em Almancil: é o Apolónia. Aí em Lagos acho que não há...

      beijos

      Eliminar
    2. Já tentaste no Continente? Na área gourmet?

      Eliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.