05/03/08

Tajine de frango com ameixas e amêndoas


A minha predilecção por comida condimentada já não é novidade, por isso aqui vai uma receita marroquina, adaptada a meu gosto a partir daqui. Oriundo do Norte de África, este prato confecciona-se num recipiente de barro denominado tajine/tagine, com uma tampa em formato de cone. Como não tenho, decidi fazê-lo num portuguesíssimo tacho de barro.

Ingredientes:
1 colher de sopa de farinha
2 colher de chá de coentros em pó
2 colheres de cominhos
2 colheres de chá de gengibre
(usei fresco ralado, mas pode ser em pó)
1 colher de chá canela em pó
1 colher de chá curcuma
½ colher de chá de piripiri
700 g de peitos de frango
(limpos de gordura e cortados aos cubos)
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola cortada em rodelas finas
2 dentes de alho picados
1 chávena de caldo de galinha/legumes ou água
1 lata de tomate pelado (400 g)
2 folhas de louros
1 colher de sopa de açúcar
1 chávena de ameixas secas
½ chávena de amêndoas sem pele
¼ chávena de coentros frescos picados
Cuscuz (sêmola de trigo) para acompanhar


Numa tigela, misturar a farinha com as especiarias e juntar o frango para que fique bem envolto na mistura. Refogar a cebola e o alho no azeite, juntar o frango e o que restar da mistura de especiarias. Quando o frango perder o aspecto cru, adicionar o caldo (ou a água), o tomate pelado (com o suco), as folhas de louro e o o açúcar. Deixar cozinhar em lume brando, durante 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retirar a tampa e cozinhar mais 15 minutos, a meio desse tempo juntar as ameixas. Adicionar as amêndoas e os coentros e servir com cuscuz.

21 comentários:

  1. Que receita maravilhosa!

    Eu partilho o gosto pelas especiarias, mas moderadamente picante, esta receita está anotadissima e vai estar em extreia absoluta na minha mesa este fim de semana.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. ai como queria um prato destes agora!!!bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu tb gosto de receita condimentada! Este prato parece ser mto bom!

    ResponderEliminar
  4. e tenho a certeza que feito num luso tacho de barro ficou uma maravilha
    eu por mim já me sentava á mesa para almoçar!

    ResponderEliminar
  5. Está com excelente aspecto!
    Tenho que fazer uma coisa destas um destes dias!

    ResponderEliminar
  6. Assim como tu também partilho o gosto por comida condimentada, por isso esta receita veio mesmo encher-me as medidas. Gostei muito da conjugação dos ingredientes e vou já anotar a receita para fazer brevemente :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Muito ,muito condimentado nao gosto, mas sempre que faco coloco pouco. Agora tajine com ameixas e amenoas deve ter ficado maravilhoso.Adorei !!!

    ResponderEliminar
  8. Eu também sou fã das especiarias. O aroma e o sabor dos pratos são algo mais.
    Este prato é para ser copiado.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  9. Pipoka, muito obrigada mesmo! Bejos!

    ResponderEliminar
  10. Hummm que delicia!
    Parabéns pelo merecido prêmio.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. receitinha deliciosa.
    eu compro um saquinho que já tem as especiarias todas .
    mas a tua esta supre saborosa vou fazer.
    obrigada por partilhares estes sabores

    ResponderEliminar
  12. gosto de cozinha do mundo e nada como como improvisar... gostei do portuguesíssimo tacho de barro! :D


    quase quase quase cheirava aqui! hummmmm...

    ResponderEliminar
  13. Muito bom o tajine. Estive com uma panela destas na mão na minha última viagem mas era pesada demais. Fica como sonho de consumo !
    E, como comprei uma sorveteira, farei o gelado de chá verde que também achei excelente !

    ResponderEliminar
  14. Tem uma cara ótima e me deu água na boca! Nunca fiz Tajine...mas adoro esse tipo de culinária!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  15. Olá vim conhecer seu cantinho...e amei esta receita!!Parabéns!

    ResponderEliminar
  16. Pipoka
    deixei-te um desafio no Cinco Quartos de Laranja.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. eheheheheh realmente ali esta ela a dita cuja "aubergine" muito bem representada!


    tenho que arranjar uns cabeçalhos assim tão catitos... são mesmos giros!


    ;)

    ResponderEliminar
  18. Tenho uma tagine de barro comprada em Marrocos. Será aconselhavel fazer com esta receita no forno?? Obrigada!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.