27/02/08

O meu bolo de chocolate favorito


Embora ultimamente tenha visto bolos de chocolate muito similares em blogues de culinária, não quis deixar de colocar aqui esta receita. Por 2 motivos. Em primeiro lugar, este bolo teve entrada directa para o n.º 1 do meu Top de bolos de chocolate. Em segundo lugar, a minha colega Carla – a quem ofereci este bolo no dia do aniversário, há 2 semanas – pediu-me que o colocasse aqui. Os créditos fotográficos são, uma vez mais, para o Frederico.

Ingredientes:

6 ovos
250 g de manteiga
250 g de açúcar
200 g chocolate
4 colheres de sopa de farinha com fermento

Derreter o chocolate com a manteiga (no microondas, em lume brando ou banho-maria). Bater as claras em castelo. Bater bem as gemas com o açúcar e juntar à mistura de chocolate e manteiga. Adicionar a farinha peneirada e, por fim, as claras batidas em castelo. Untar uma forma redonda (sem buraco) e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus.

O colega da minha mãe que nos passou esta receita, indicou 10 minutos no forno a 200 graus + 10 minutos a 175 graus usando a ventilação. Com esta opção o bolo fica com uma consistência de mousse no centro (mas também fica mais enjoativo). Como o meu forno é muito básico, deixei-o 25 minutos a 200 graus e ficou ligeiramente mais cozido, mas sem perder aquela humidade que o deixou simplesmente delicioso.

24/02/08

Picadillo habanero vegetariano

Há 2 semanas, no restaurante vegetariano Bem-me-quer, comi um picadillo habanero de que muito gostei. Claro que não descansei enquanto não consegui reproduzi-lo e aqui está:

Ingredientes:

1 ½ chávena de soja granulada
1 lata de tomate pelado (400 g)
1 cebola média
2 dentes de alho
½ chávena de sultanas
12 azeitonas
Vinho branco seco a gosto
1 folha de louro
1 colher de chá de cominhos
1 pitada de pimenta de caiena
Azeite q.b.
Sal q.b.
vvvdddccc

Demolhar a soja cerca de 30 minutos. Descascar e picar a cebola e o alho na picadora. Refogá-los em azeite com a folha de louro. Juntar a soja muito bem escorrida. Deixar tomar um pouco de gosto. Adicionar o vinho, o tomate, os restantes temperos, as azeitonas e as sultanas. Deixar apurar cerca de 30 minutos. A minha sugestão é que sirvam com arroz basmati ou integral (para uma refeição mais light), mas se não tiverem restrições alimentares, além do arroz, sirvam com feijão e banana frita.

21/02/08

Clafoutis de maçã Elvira Bistrot

É incrível a quantidade de receitas da Elvira que me apetece fazer...desta vez escolhi um clafoutis de maçã que fez as delícias do meu avô. Este post é, a na verdade, o “take 2” do almoço dominical com o meu avô. A receita segue à risca a original, com uma excepção, substitui o açúcar por frutose, pois ele não pode abusar do açúcar (e eu também lhe devia seguir o exemplo, se quero chegar à bonita idade dele – 89 anos).

Ingredientes:

4 maçãs pequenas
2 ovos + 1 gema
200 g de natas
2,5 dl de leite
50 g de amido de milho (maisena)
100 g de açúcar (usei 75 g de frutose)
1 pitada de baunilha em pó
1 pitada de sal
Manteiga e açúcar para untar
Canela em pó para polvilhar

Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com açúcar (eu usei só manteiga e ficou bom). Misturar o amido de milho, a frutose (ou o açúcar), o sal e a baunilha. Bater os ovos com a gema. Adicionar as natas, alternando com o leite, sem parar de bater até a massa se ficar lisa e homogénea. Descascar as maçãs, remover a parte dura e as sementes. Cortá-las em cubos e espalhar pelo fundo da forma. Verter a massa por cima. Levar a cozer no forno por 1 hora, a 180ºC. Polvilhar com um pouco de canela à saída do forno. Deixar arrefecer antes de servir.

18/02/08

Bacalhau com espinafres

Com o meu avô como convidado de honra, este domingo o almoço era muito especial. Para assinalar a ocasião, nada melhor do que uma bacalhauzada! A foto não ficou grande coisa, pois não podia fazer os convidados esperarem pela comida, portanto foi mesmo o restinho que ficou na travessa...
sss
Ingredientes:

3 postas de bacalhau
(depois de tirar as espinhas e a pele, pesava 550g)

2 dentes de alho
1 cebola
1 kg de batatas
400 g de espinafres congelados
500 g de molho bechamel
1 colher de sopa de mostarda
Azeite q.b.

Cozinhar o bacalhau, sem o deixar cozer demasiado (apagar o lume quando levantar fervura e deixar tapado uns 5 a 10 minutos). Limpar o bacalhau de peles e espinhas. Numa dose generosa de azeite, refogar a cebola cortada às rodelas finas e o alho picado. Passar as lascas de bacalhau por este refogado. Dispor o bacalhau com a cebola e o alho no fundo de um recipiente de ir ao forno. Por cima, espalhar os espinafres cozidos e muito bem escorridos. Cobrir com a batata cozida cortada às rodelas. Por último, verter o molho bechamel, ao qual se adicionou mostarda e umas gotas de limão (usei bechamel de pacote e, para torná-lo menos espesso, juntei um pouco de leite). Polvilhar com pão ralado e levar ao forno a gratinar. Servir com salada de alfaces variadas.

14/02/08

Passion for chilli

Geleia de pimenta (malagueta)

Esta geleia pareceu-me perfeita para assinalar o dia dos namorados. Além de vermelha, uma cor inevitavelmente associada ao amor, o seu sabor doce e, ao mesmo tempo, picante constitui uma boa metáfora para as relações amorosas.

Falando da receita. Desde que encontrei uma menção à geleia de pimenta no maravilhoso Sabores da Lica, que não descansei enquanto não a fiz. Encontrei a receita original aqui. Procedi a algumas alterações, exclusivamente nas quantidades, pois em vez de malaguetas, usei uns chilies super potentes que comprei na loja asiática do Poço do Borratém. Não consegui apurar a que espécie pertenciam, mas descobri que os chilies de formato mais arredondado (este pareciam pimentos em miniatura) são habitualmente os mais pungentes. Daí a redução drástica na quantidade de chiili, enquanto a receita original aponta para igual quantidade de malagueta e de pimento vermelho. O resultado final foi perfeito, mas só aconselhável a verdadeiros apaixonados...por picante. Para paladares menos corajosos, usem malaguetas mais fracas, mas não deixem de experimentar esta delícia.

Ingredientes:
75 g de chillies potentes
200 g de pimento vermelho
250 g de açúcar
½ chávena de sumo de limão

Lavar as malaguetas e os pimentos, abri-los para retirar sementes e as fibras mais claras. Atenção: convém usar umas luvas e ter cuidado com o nariz e os olhos. Numa picadora, picar os pimentos e as malaguetas. Numa panela de inox ou cobre, levá-los ao lume com uma colher de sopa de açúcar e o sumo de limão. Quando levantar fervura, juntar o restante açúcar. Deixar cozinhar até ficar com aspecto de geleia. Para estas quantidades, o processo é rapidíssimo: 10 a 15 minutos. A minha ficou cerca de 20 minutos e caramelizou.

Nota: esta geleia é boa para colocar em sandes de carnes frias, para acompanhar bolinhos de peixe (daqueles tailandeses), servir com frango no churrasco, bifanas grelhadas, assados.

10/02/08

Cooking obsessed

A culinária é indubitavelmente a minha principal mania. Respondendo ao desafio da Gatinha na Cozinha, aqui vos deixo então as outras esquisitices, que estão relacionadas com esta mania, ou paixão, maior.

1. Colecciono revistas e livros de cozinha. Tenho centenas...nunca os contei mas não estou a exagerar, pois estou sempre a comprar mais e mais...é na verdade uma compulsão. Já me tomei consciência de que não dá para fazer as receitas todas ( só se eu fosse imortal), por isso funcionam mais como uma fonte de inspiração.
ss
2. Retiro sempre o centro ao alho. Estou a falar daquela parte verde que está no meio dos dentes de alho...Talvez não seja uma mania estapafúrdia, pois já ouvi dizer que essa parte era muito indigesta.
ss
3. Detesto cozinhar só para mim.
ss
4. Embirro com certas comidas e ingredientes: alguns enlatados (sobretudo cogumelos, ervilhas e milho), delícias do mar, fricassé, iscas, bifes de peru, peixe requentado, filetes com espinhas, sopas de pacote, caldos knorr, gelatina...há mais mas agora não me estou a lembrar.
ss
5. Tenho uma outra mania: a dos gatos, mas trago-a para aqui, pois tem consequências a nível culinário: a) apetece-me comprar (e às vezes compro) todas as loiças e utensílios de cozinha que têm gatos. b) não consigo comer coelho (estou convosco Migas e Suzana).

05/02/08

Diário de Bordo - Londres

Pois é… estive a passar um fim-de-semana em Londres. Foi a minha estreia!
Objectivo: conhecer a cidade e a gastronomia, embora tivesse já sido alertada para o facto de não existir gastronomia típica inglesa e, dado o custo de vida elevado, experimentar um restaurante “chique” estava fora de questão para mim… Mesmo assim, excluindo o McDonnald’s (peço desculpa… também me custou muito…) ainda consegui desfrutar de algumas refeições: belos lanches (cappuccinos e “apple pie”), tailandês e indiano – o tempo também não era muito e as caminhadas longas.
Fica o desejo de lá voltar, experimentar um bom bife num Pub, umas Jaked Potatos, e aceito sugestões...
Segue-se uma amostra da minha experiência!


01/02/08

Pão de banana

A par do bolo de laranja e sementes de papoila, este bolo de banana está definitivamente nos meus favoritos. Também não admira, a receita é da minha avó Ethel, uma cozinheira de mão cheia e a minha inseparável companheira de férias de Verão, nos tempos de infância e início da adolescência. As memórias que eu tenho dela têm esta “mania” de se manifestar em cheiros e sabores, talvez por ela ter sido uma das principais responsáveis pela minha paixão culinária…

Fiz este bolo para oferecer ao meu colega P., a quem carinhosamente chamamos “fofinho”, que fez anos esta semana. Os créditos fotográficos vão para o meu amigo Frederico. Vale a pena darem uma espreitadela no blogue dele - NO STRESS PHOTO - para contemplarem fotos lindíssimas.


Ingredientes:

1 ½ chávenas de farinha
(usei sem fermento)
1 chávena de açúcar
100 g de manteiga
(à temperatura ambiente ou amolecida)
2 ovos grandes
3 bananas maduras
1 colher de chá de bicarbonato de soda
1 ½ colher de chá de fermento
½ colher de chá de sal

Bater bem manteiga com o açúcar. Juntar os ovos. Noutro recipiente, misturar a farinha, o bicarbonato, o sal e o fermento. Juntar os 2 preparados e, por fim, misturar as bananas esmagadas. Verter para uma forma de bolo inglês, previamente untada com manteiga e farinha. Levar ao forno, pré aquecido, cerca de 45 minutos.