01/08/08

Pizza de tomate e cogumelos shitake

Depois do desastre de há 2 semanas - uma pizza de massa alta, dura e com um sabor demasiado pronunciado a fermento – finalmente acertei. Outra coisa não seria de esperar: esta receita, trazida para a blogosfera de língua portuguesa pela Cinara, foi recomendada pela Mariana e pela Marizé. Esta última, a minha consultora em matéria de pães e massas, deu-me ainda sábias dicas para quem, como eu, não tem máquina de pão e tem pouca experiência em lidar com este tipo de massas: como amassar, como perceber que a massa está fermentada, quanto tempo deve a massa descansar, que fermento usar, a relação entre a temperatura ambiente e a fermentação. Muito obrigada à Marizé pela paciência e pelas respostas às minhas infindáveis dúvidas. Ela foi, na verdade, a principal fonte deste post.

Para o molho, baseei-me na receita da Cris que, no From Our Home to Yours, propõe um molho cru de tomate, pouco trabalhoso e ideal para o Verão.


Ingredientes para uma pizza (metade da receita original):

Massa:

100 ml de água morna
1 ½ chávenas de farinha sem fermento
½ colher de sopa de fermento/levedura instantâneo*
½ colher de sopa de açúcar
1 dente de alho esmagado ou alho em pó
½ colher de sopa de orégãos
½ colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
Parmesão ralado

*Aconselho o Fermipan, mas ao que parece está esgotado. Se usarem o fermento da marca Ramazotti terão de diminuir a dose, pois tem um sabor e efeito mais intenso. Se preferirem, substituam o fermento instantâneo por 10 gramas de fermento de padeiro. No Verão, convém diminuir a quantidade de fermento e/ou o tempo de levedar, pois o calor agiliza o processo de fermentação.


Molho cru de tomate:

3 tomates médios bem maduros
1 colher de sopa de azeite
½ colher de chá de açúcar
Pimenta
Manjericão
Orégãos (como a massa da piza já levava orégãos, omiti esta parte)

Cobertura:
Cogumelos shitake e queijo mozzarela a gosto

Preparação da massa: dissolver o fermento com o açúcar em água morna, deixando repousar cerca de 5 minutos. Peneirar a farinha para uma tigela grande, fazer uma cova no meio, juntar o azeite, envolver (com uma espátula ou com as mãos), deitar o fermento, ir envolvendo em movimentos circulares e misturar os orégãos, o sal e o alho. Amassar uns 5 a 10 minutos até ficar elástica (pode ser necessário juntar mais um pouco de água ou de farinha). Deixar levedar num ambiente resguardado (dentro do microondas, por exemplo) até dobrar de volume.

Achatar a massa para lhe retirar o ar. Com um rolo, estender a massa de acordo com o seu gosto – gosto dela bem fina – e enrolar as extremidades. Colocar a pizza num tabuleiro forrado com papel vegetal – usei um tapete de silicone. Pincelar a pizza com azeite, polvilhar com parmesão. Com um garfo, picar a massa e deixá-la descansar, enquanto o forno aquece. Levar ao forno pré aquecido a 200 graus, entre 5 a 10 minutos. Retirar do forno, cobrir com o molho de tomate, os cogumelos* cortados e o queijo mozzarela. Levar novamente ao forno até ao queijo derreter (cerca de 8 a 10 minutos).

* Como os cogumelos, regra geral, destilam alguma água, antes de os colocar na pizza, levei-os ao grill do microondas para secá-los um pouco.


Preparação do molho: com a ponta de uma faca, dar um corte em cruz na base dos tomates, escaldá-los em água ferver. Retirar-lhes a pele e as sementes. Com uma faca, picá-los grosseiramente. Temperar os tomates com azeite, manjericão fresco picado, orégãos e pimenta. Não adicionem sal, pois faz o tomate destilar muita água, ficando o molho mais ralo e podendo causar o amolecimento da massa da pizza.

19 comentários:

  1. Ah, que bonita! Eu agora já não uso mais massa nenhuma. Esta é óptima e funciona muito bem, seja alta ou fininha.

    Beijo *
    mariana

    ResponderEliminar
  2. Pipoka, eu tb nao gosto de pizza com massa alta. tenho certeza que se a pizza foi aprovada por voce, Marizé e Cinara, nao penso duas vezes, deve ser boa mesmo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que magnífico colaboração inter-blogs! ;-)

    Esta comunidade é maravilhosa.

    E essa piza ficou uma tentação.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha, estou tão orgulhosa (rsss)!
    Brincadeirinha à parte, o post está muito completo e bem explicado, por vezes que sabe, pela prática ou por dom natural esquece que há certos pormenores que convem referir.
    Eu no conservatório tive um óptimo professor de piano que era péssimo intérprete e outra que era péssima a ensinar e encantava quêm a ouvisse tocar.
    A pizza ficou linda, nos cogumelos és especialista e a dica de os secar um pouco é óptima. Um dia destes vou provar esse molho.

    Beijo e bom fim de semana

    P.S. Para mim alta e fofa!

    ResponderEliminar
  5. Pizza faz sempre a delícia de miúdos e graúdos, faz tempo que não faço uma, boa ideia, sugestão deliciosa, bjs

    ResponderEliminar
  6. Uau! Ficou realmente à profissional Pipoka!! Acho que para primeira experiência à séria (a primeira foi só para treinar), ficou 5 estrelas! Um dia destas também vou ter de experimentar esta massinha! :o)

    ResponderEliminar
  7. Está espectacular esta pizza :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Para mim a massa da pizza pode ser altinha e crocante :) Eu adoro pizzas caseiras. A minha massa é feita na MFP e fica muito boa ;)

    ResponderEliminar
  9. humm pizza mix da blogesfera...é maravilhosa!!!bjs

    ResponderEliminar
  10. Não faço a massa exactamenteda mesma forma, mas já aprendi duas coisas com este post: enrolar as extremidades (nunca me tinha lembrado) e pôr molho de tomates frescos. Pelo que sei é mais comum fazer um molho de tacho.

    ResponderEliminar
  11. Amoooo pizza!!
    Bem, São Paulo é a cidade oficial da pizza hahahaha ganhando até da Italia, por causa dos seus imigrantes e a criatividade que o pais tem.
    Bjss querida e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  12. Também já tirei umas notas para a minha próxima experiência com pizas.

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Tudo bem?
    Que delícia de receita,vou tentar fazer aqui em casa.
    Depois te conto como ficou!
    Você está de parabéns.
    Depois dá uma passadinha no meu blog,se você quiser
    Beijos,Lízia.

    ResponderEliminar
  14. Pipoka, que espectáculo de pizza! Ando de olho nessa massa faz tempo pois tenho-a visto a ser experimentada por tanta gente e todos ficam satisfeitos. A minha próxima pizza há-de ser feita com essa massa.
    Gostei também da dica do molho de tomate cru, pois eu normalmente faço sempre no tacho.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. VOu fazer essa pizza!
    Com certeza!
    Nós somos 5 amigos de São Paulo e estamos iniciando um blog sobre gastronomia e assuntos relacionados.
    Visite http://alhoeoleo.blogspot.com
    Ali discutimos o que achamos de melhor na vida: comer

    Sua opinião é muito importante!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. A tua pizza ficou óptima, pipoka e esse molho de tomate é uma solução rápida e deve ficar uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Querida Pipoka! Que alegria saber que você aprovou a receita da massa de pizza! Aliás, você deixou a massa muito melhor com o molho da Cris e este recheio maravilhoso de shitake, que eu vou copiar em breve com certeza... ;o)
    E a Marizé é um doce mesmo, você não poderia ter ajuda melhor!
    Beijos e boa semana, amiga!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.