04/03/11

Pizza de pêra com Roquefort e nozes

Foto gentilmente cedida por Cinco Quartos de Laranja

Sempre gostei de queijos fortes. Lembro-me de que, com 4 ou 5 anos, atirava-me com unhas e dentes a um pedaço de queijo S. Jorge daqueles bem intensos com um picante acentuado. Nessa época não tinha acesso ao Roquefort, nem aos chamados queijos azuis (Cabrales, Gorgonzola, Stilton, Danish blue), mas assim que experimentei fiquei rendida. Gosto particularmente da conjugação do Roquefort com a pêra e as nozes, com o seu contraste salgado/doce. Por isso, quando fui convidada para um animado jantar de pizzas, veio-me logo à ideia este trio de ingredientes. Até porque me trazem à memória um jantar com a Laranjinha e a Marizé no restaurante lisboeta Buenos Aires, onde experimentámos uma magnífica salada de endívias, pêra e Roquefort.


A massa da pizza, nestes jantares temáticos, é sempre da responsabilidade do Ricardo, que a executa na perfeição.


Ingredientes:


3 peras Rocha maduras
100 g de queijo Roquefort (ou outro queijo azul)
2 ou 3 colheres de sopa de natas (ou de leite)
Nozes a gosto


Lavar muito bem as peras e retirar-lhes o pedúnculo. Não é preciso descascar a fruta. Cortar em fatias finas. No microondas, derreter metade do queijo (50 g) com um pouco de natas. Mexer até que fique uma pasta homogénea. Barrar a base da pizza com este molho, dispor as fatias de pêra, por cima, esfarelar o resto do queijo e finalizar com as nozes picadas grosseiramente. Levar ao forno e servir acompanhada com uma bela salada.

9 comentários:

  1. Minha linda,

    O roquefort não é o meu favorito entre os queijos azuis mas concordo plenamente que com pêras e nozes é uma combinação feita no céu. Quase, quase (quase!) tão boa como com gorgonzola. ;)

    Beijos muitos e hasta mañana!

    ResponderEliminar
  2. Foi um jantar e pêras. :) A tua pizza foi um sucesso.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Partilho contigo o mesmo gosto pelos queijos de sabor intenso, roquefort é um deles.
    A combinação deve ser divinal.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Também gosto de queijos fortes mas aqui em casa ninguém é assim tão fã como eu. Ando numa fase de encantamento com as pêras, deve ficar deliciosa assim conjugada :)

    ResponderEliminar
  5. Tem um óptimo aspecto.
    Definitivamente uma receita a experimentar.
    obrigada

    beijinhos
    rita

    ResponderEliminar
  6. Pizza sofisticadíssima!
    Aqui em casa um dos gémeos (com 4 anos) é fã de todos os queijos fortes, especialmente o das Ilhas, o parmesão e o da Serra. Diz que os outros não são queijo!... Mais um do teu club, portanto!
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Amiga, graças a ti tb fiquei fã desta combinação mágica!
    Já fiz uma salada deliciosa com ela que terei que repetir para publicar no No Soup.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Eu sei quem ia adorar essa pizza, o Luis, ele adora queijos fortes, eu também, e gostei particularmente da combinação do doce da pera, com o sabor forte do queijo e o crocante das nozes. A Experimentar
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Delicioso aspecto.
    Obrigada pela partilha.
    Regina

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.