11/02/11

Soufflé de couve lombarda com queijo

suflé queijo e couve-lombarda 3


Um destes dias falei aqui de técnicas culinárias e receitas que tenho alguma dificuldade em dominar, embora algumas delas sejam relativamente fáceis para a maioria das pessoas, Com os soufflés acontece-me precisamente o contrário... Normalmente, saem-me bem! Não me perguntem porquê, mas a verdade é que nunca me aconteceu uma daquelas "desgraças" do soufflé abater subitamente assim que sai do quentinho do forno. Este até resistiu estoicamente ao frio da marquise onde costumo tirar as fotografias. E vocês costumam-se ajeitar com os soufflés?




Ingredientes:


100 g de queijo
(usei uma mistura de emental e parmesão)
500 g de leite
50 g de farinha
4 ovos
300 g de couve lombarda
Sal e pimenta a gosto


Bimby_thermomix:


Corte a couve lombarda em juliana (não é preciso ficar fina, pode ser grosseiramente). Ralar o queijo 5 seg/vel 9. Reservar. Cozinhar a couve lombarda na Varoma durante 15 minutos. Reservar. Coloque o leite no copo, a farinha, a manteiga e programe 6 minutos/90 graus/vel 4. Adicione o queijo ralado, metade da couve lombarda, tempere e triture 5 seg/velo 5. Incorpore a restante couve e envolva com a espátula. Bata as claras em castelo (não uso a Bimby porque pela experiência que tenho as claras não ficam com a mesma consistência do que se forem batidas na batedeira e também não aguentam muito tempo firmes). Se ainda assim, preferir bater as claras na Bimby, então retire a mistura com a couve lombarda e reserve, lave e seque bem o copo, coloque a borboleta e bata as claras com limão e sal durante 4 m/vel 3. Envolva as claras batidas na mistura de couve com bechamel. Coloque esta massa num ramequim untado com manteiga (pode fazer doses individuais, colocando em ramequins pequenos). Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 30/35 minutos. Se usar ramequins pequenos terá que reduzir o tempo de forno para cerca de 20 minutos.


Tradicional


Corte a couve lombarda em juliana (não é preciso ficar fina, pode ser grosseiramente). Cozinhar a couve lombarda ao vapor (é melhor cozer ao vapor para a couve não absorver demasiada água). Reservar. Numa caçarola, faça o molho bechamel: derreta a manteiga, incorpore a farinha e, por fim, adicione o leite morno a pouco e pouco, mexendo sempre. Adicione o queijo ralado e a couve lombarda, tempere a gosto. Bata as claras em castelo e envolva-as no bechamel. Coloque esta massa num ramequim untado com manteiga (pode fazer doses individuais, colocando em ramequins pequenos). Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 30/35 minutos. Se usar ramequins pequenos terá que reduzir o tempo de forno para cerca de 20 minutos.


Servir o soufflé acompanhado por salada.


Receita adaptada a partir do Soufflé de bróculos com milho do livro base da Bimby.

suflé queijo e couve-lombarda 2

19 comentários:

  1. É curioso mas nunca fiz um souflé... Talvez pelo medo de falhar, de acontecer uma dessas desgraças de ele ir pela tigela abaixo...
    Ainda há uns tempos andei de volta de uma receita de um souflé de chocolate, mas não sei... Acabei por a arrumar de lado.

    Mas agora ao ver aqui o teu souflé, cheio de bons sabores, apetece-me...
    Ficou fantástico, e muito resistente ao que parece.
    Espero que quando fizer também corra tão bem assim.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Adoro souflés.Mas confesso que não passaria pela cabeça fazer de couve lombarda.Gostei muito.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca experimentei fazer um soufflé, não por falta de vontade, mais por falta de coragem.
    ESte ficou com um óptimo aspecto, até me faz crescer água na boca.
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto fantástico. Para testar sem medos, será? A ver se ganho coragem.
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Eu até me costumo safar, e ficam bonitos, mas tenho uma pequena em casa que não aprecia nada, diz que parecem papas de bebé, acham normal?
    Gostei imenso dos ingredientes que utilizaste, ainda vou experimentar
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Menina, que coisa de louco. Taí uma coisa que eu nunca fiz, suflê. Mais uma para a caderneta de prioridades, que vai ficando tão grande que vou ter de criar a prioridade da prioridade. Bjos

    ResponderEliminar
  7. Nunca fiz mas como o molotof sai sempre baixo eu nem me atrevo nos souflés he he O teu ficou bem bonito!

    ResponderEliminar
  8. É preciso é ir à confiança e dominar o forno que temos! Eu dou-me bem com sufflés, o Ricardo é que é um chato e não gosta e por isso agora faço muito raramente e acho que nem tenho nenhum no blogue.
    Adorei este de couve - pois vou fazer só para mim!! :) :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá! Pois eu adoro! Acho que me costumam sair bem....são uma excelente forma de aproveitar sobras, por exemplo! A tua sugestão parece uma autêntica delicia! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  10. bem eu pelo contrario nao tenho la uma boa relaçao com os soufles. hehe
    mas come-se tudinho na mesma:-)
    esta uma maravilha este aqui com couve.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro soufflés e faço algumas vezes, mas acho que não resistem tanto tempo 'insuflados' como os teus! Esta mistura da couve com queijo parece-me óptima, vou experimentar!
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  12. Eu sou das que tem azar com o soufflè e o pior é que adoro! Mas os meus não abatem é que nem sequer chegam a crescer no forno, nem sei se arrisco a fazer mais algum, mas vendo o teu até que tenho vontade!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Pipoka
    Gosto muito de doces e salgados. Normalmente os últimos faço com peixe mas este vegetariano cativou-me.

    ResponderEliminar
  14. Fiz o meu primeiro soufflé tinha eu os meus 15 ou 16 anos, como saiu bem à primeira nunca mais deixei de os fazer, avanço sempre sem medos.
    Curiosamente sempre os fiz de peixe, bacalhau, ovas ou camarão, tenho que experimentar outros.

    ResponderEliminar
  15. Este deve ser óptimo, como diz a minha amiga Chica: "Adoro Repolho"!!!

    ResponderEliminar
  16. olá!
    a foto está bastante apetitosa, e viva quem não tem medo de fazer souflé =)

    ResponderEliminar
  17. Nunca fiz muitos sufles mas quando fiz deu certo.Adorei a ideia deste ser salgado. Só fiz do doce.E eu sou louca por repolhos. minha mãe fazia muito.repolhos. nao sufles.x

    ResponderEliminar
  18. Para dizer a verdade, os meus soufflés nem sempre correm bem. Por isso já há algum tempo que não tenho feito.
    Mas para uma melhor apreciação do verdadeiro "acontecimento" que é um soufflé dos meus, posso dizer que o meu filho, quando era mais pequeno e viu um grande soufflé de bacalhau na mesa perguntou: "Ó mãe como se chama essa comida?"
    Eu dei-lhe o nome da mesma.
    Passado um bocado e depois de começar a comer ele disse, olhando para o recipiente:"Ó mãe...onde está o insuflado?"
    lol lol
    Quem sabe, talvez um destes dias me atreva a experimentar a receita, tal qual aqui está.
    desejo boa semana

    ResponderEliminar
  19. Adoro soufflés, mas nem sempre saem bem. Por acaso de couve lombarda nunca comi, mas cá esta uma bela receita para colocar em prática.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.