Há uns 20 anos provei esta receita em casa de um amigo, feita por uma amiga dele que tinha passado 6 meses na Escócia e que nos queria mostrar um pouco da gastronomia que por lá tinha experimentado. Lembro-me de que adorei o molho, na altura, achei-o fora do comum e surpreendeu-me a sua conjugação com o frango assado... Os sabores ficaram sempre na minha memória até que, recentemente, decidi recuperar a receita e lá foi experimentando combinações e quantidades até chegar ao paladar desejado. Este frango assado é muito fácil de fazer e o molho que o acompanha é um sucesso garantido. Experimentem!
Ingredientes:
1,250 a 1,500 kg de frango
(usei coxas e pernas)
1 cebola
3 dentes de alho
5 ou 6 hastes Alecrim
2 maçãs reinetas
1,5 a 2 dl de vinho branco (2 dl)
Sal
30 g de manteiga
50 ml de natas
Num tabuleiro, dispor a cebola cortada em meias-luas, os alhos esmagados e as hastes de alecrim. Por cima, colocar o frango (ou os pedaços de frango) e a maçã reineta descascada e cortada em fatias. Juntar o alecrim. Verter 1,5 dl de vinho. Salpicar com sal grosso. Por fim, espalhar a manteiga em cubinhos, colocando alguns no molho e outros em cima do frango (apara que a pele fique brilhante e tostadinha). Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 1 hora ou até que o frango fique tostadinho. De vez em quando, regue o frango com o molho e, caso seja necessário, deite um pouco mais de vinho branco. Depois de cozinhado, reserve o frango e triture o molho no robô de cozinha ou na varinha mágica, juntando as natas. Servir o frango com o molho, acompanhados por puré de batata.
Fiquei convencidissima apenas com a tua descrição e numa próxima oportunidade vou fazê-lo certamente!
ResponderEliminarbeijocas grandes
Pipoka, costumo fazer com marmelos.
ResponderEliminarPrimeiro como o frango com os marmelos assados e depois com o que sobra, trituro tudo e fica um molho fabuloso!
Adorei a tua sugestão e o alecrim parece-me perfeito aqui - vou experimentar. :)
Beijinhos
Parece-me interessante esse molho. Adoro maçãs assadas a acompanhar a carne mas assim em molho ainda deve ficar melhor :)
ResponderEliminarOlá Pipoka! Ainda bem que já estás recuperada! Adorei a sugestão! Frango assado com alecrim ou tomilho é umadas opções mais frequentes desta casa! O molho é, para ser sincera, invulgar....mas pela tua descrição na próxima fornada de frango vou querer experimentar! Um beijinho :)
ResponderEliminarDe facto o molho deve ser bem bom, nunca experimentei fazer as maçãs mas deve ser optimo, tenho de fazer! :) beijinho
ResponderEliminarParece bem gostoso e fiquei curiosa para experimentar. Natas são creme de leite?
ResponderEliminarOk vou experimentar. É muito bom quando chegamos perto dum sabor tão distante no tempo.
ResponderEliminarEste frango vou ter que fazer, deve ficar fantástico
ResponderEliminarUm beijinho
Estou curiosa com o molho.Deve ser muito delicioso.Tenho que experimentar.
ResponderEliminarBjs
Que interessante ! Ao ler a introdução fiquei querendo advinhar como o frango seria preparado. Achava que o molho seria feito separado, o que me deixou super maravilhada ao ver como o molho é realmente preparado. Me encantou.
ResponderEliminarrealmente ai a maça deve fazer um molho muito bom nesta comida.
ResponderEliminarfranguinho no forno quem nao gosta eu adoro:-)
muitos beijinhos
Comi uma galinha em Barcelona que vinha acompanhada de uma espécie de pudim de maçã e natas com um sabor a alecrim. Fizeste-me lembrar desta refeição e ficou a apetecer-me imenso experimentar. Muito bom!
ResponderEliminarBj enorme*