07/02/11

Frango assado com molho de maçã e natas

Frango assado com molho de maçã e natas


Há uns 20 anos provei esta receita em casa de um amigo, feita por uma amiga dele que tinha passado 6 meses na Escócia e que nos queria mostrar um pouco da gastronomia que por lá tinha experimentado. Lembro-me de que adorei o molho, na altura, achei-o fora do comum e surpreendeu-me a sua conjugação com o frango assado... Os sabores ficaram sempre na minha memória até que, recentemente, decidi recuperar a receita e lá foi experimentando combinações e quantidades até chegar ao paladar desejado. Este frango assado é muito fácil de fazer e o molho que o acompanha é um sucesso garantido. Experimentem!



Ingredientes:


1,250 a 1,500 kg de frango
(usei coxas e pernas)
1 cebola
3 dentes de alho
5 ou 6 hastes Alecrim
2 maçãs reinetas
1,5 a 2 dl de vinho branco (2 dl)
Sal
30 g de manteiga
50 ml de natas


Num tabuleiro, dispor a cebola cortada em meias-luas, os alhos esmagados e as hastes de alecrim. Por cima, colocar o frango (ou os pedaços de frango) e a maçã reineta descascada e cortada em fatias. Juntar o alecrim. Verter 1,5 dl de vinho. Salpicar com sal grosso. Por fim, espalhar a manteiga em cubinhos, colocando alguns no molho e outros em cima do frango (apara que a pele fique brilhante e tostadinha). Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 1 hora ou até que o frango fique tostadinho. De vez em quando, regue o frango com o molho e, caso seja necessário, deite um pouco mais de vinho branco. Depois de cozinhado, reserve o frango e triture o molho no robô de cozinha ou na varinha mágica, juntando as natas. Servir o frango com o molho, acompanhados por puré de batata.

12 comentários:

  1. Fiquei convencidissima apenas com a tua descrição e numa próxima oportunidade vou fazê-lo certamente!
    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  2. Pipoka, costumo fazer com marmelos.
    Primeiro como o frango com os marmelos assados e depois com o que sobra, trituro tudo e fica um molho fabuloso!
    Adorei a tua sugestão e o alecrim parece-me perfeito aqui - vou experimentar. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parece-me interessante esse molho. Adoro maçãs assadas a acompanhar a carne mas assim em molho ainda deve ficar melhor :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Pipoka! Ainda bem que já estás recuperada! Adorei a sugestão! Frango assado com alecrim ou tomilho é umadas opções mais frequentes desta casa! O molho é, para ser sincera, invulgar....mas pela tua descrição na próxima fornada de frango vou querer experimentar! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. De facto o molho deve ser bem bom, nunca experimentei fazer as maçãs mas deve ser optimo, tenho de fazer! :) beijinho

    ResponderEliminar
  6. Parece bem gostoso e fiquei curiosa para experimentar. Natas são creme de leite?

    ResponderEliminar
  7. Ok vou experimentar. É muito bom quando chegamos perto dum sabor tão distante no tempo.

    ResponderEliminar
  8. Este frango vou ter que fazer, deve ficar fantástico
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Estou curiosa com o molho.Deve ser muito delicioso.Tenho que experimentar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Que interessante ! Ao ler a introdução fiquei querendo advinhar como o frango seria preparado. Achava que o molho seria feito separado, o que me deixou super maravilhada ao ver como o molho é realmente preparado. Me encantou.

    ResponderEliminar
  11. realmente ai a maça deve fazer um molho muito bom nesta comida.
    franguinho no forno quem nao gosta eu adoro:-)
    muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Comi uma galinha em Barcelona que vinha acompanhada de uma espécie de pudim de maçã e natas com um sabor a alecrim. Fizeste-me lembrar desta refeição e ficou a apetecer-me imenso experimentar. Muito bom!

    Bj enorme*

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.