10/03/10

Massada de peixe e gambas


Já há alguns tempo que estou para publicar uma receita de massa com peixe. É um prato que faço recorrentemente, pois cá em casa somos os dois apreciadores de peixe, nomeadamente de cabeça (a parte mais saborosa do bichinho). Sempre que há cabeça de peixe, coze-se mais uma postinha para, no dia seguinte, se fazer uma massada e aproveitar o caldo. Não sendo uma receita com grandes segredos, pelo menos para os portugueses, a verdade é que é essencial usar um peixe de boa qualidade, de preferência de carne mais rija (corvina, cherne) e usar caldo “verdadeiro”... Não há cá caldinhos Knorr, nem Maggi, nem sopas de marisco de pacote, que, a meu ver, assassinam qualquer massada de peixe ou de marisco.

Ingredientes para 2 doses muito bem servidas:


1 posta média de corvina
(cozida e limpa de peles e espinhas)
8 gambas
200 g de massa cotovelos
7,5 dl de caldo de peixe (ver receita)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
50 ml de vinho branco
3 ou 4 tomates pelados
(ou frescos sem pele, nem sementes)
Pimento verde a gosto, cortado em tiras
Molho picante (massa de malagueta ou piripíri)
Sal q.b.
Coentros


Em azeite, refogue a cebola cortada em finas meias-luas e o alho picado. Juntar o tomate e o vinho branco. Deixar apurar. Adicionar o pimento (não gosto do pimento demasiado cozinhado, por isso não o junto logo no início). Verter o caldo de peixe. Quando levantar fervura juntar a massa. O tempo de cozedura dos cotovelos é sensivelmente 8 minutos. Partindo desse princípio, quando passarem 5 minutos, junte as gambas (descascadas ou não). Um ou dois minutos depois junte o peixe e os coentros picados. Servir imediatamente.

Nota: não deixe a massa cozer demasiado, é preferível apagar o lume antes de estar completamente cozida, pois ela acaba de cozinhar enquanto se leva o prato para a mesa. Embora pela foto não pareça, a minha massada fica bem “caldosa”, normalmente até a como com uma colher. De acordo com a sua preferência, junte mais ou menos caldo à massada.

11 comentários:

  1. tambem nao dispenso uma boa massada de peixe com uns belos camarões!!! simplesmente adoro!! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro massada de peixe!... Está linda e de certeza saborosíssima!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. nunca fiz hehe:-)
    mas eu acho que ia gostar pois adoro tudo oq ue leva
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Pipoka,
    Adoro! É uma das minhas comidas preferidas, às vezes até a faço tipo sopa para comer à colher como dizes, e claro sem caldos artificiais :)
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi, deve ser por não ter dinheiro nem para a ponta do rabo de um cherne, que fará para a cabeça!? :)
    Sou grande fã de peixe e de marisco, tem óptimo aspecto!
    Beijos à sobrinha ;)

    ResponderEliminar
  6. ameixinha,

    hoje em dia encontra-se corvina de aquacultura a 7 euros o quilo. É uma excelente opção. Aliás, esta massada foi feita com esse tipo de corvina. Não é obrigatório fazer o caldo com cabeça (essa é a minha preferência), mas já usei caldo de cozer cabeça de pescada na massada e tb ficou bom. E digo-te mais: quando não tenho peixe fresco, até massada de atum enlatado é bom (sobretudo se usares caldo de peixe caseiro - tenho sempre no congelador)!

    beijocas minhas e da sobrinha

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto mesmo de a deixar com caldinho para a comer à colher. : ) Sei que sou suspeita por adorar peixe mas é dos meus pratos favoritos.

    By the way, hoje jantei salmonetes fritos com um belo arroz de tomate e pimento verde. : )

    beijinho

    ResponderEliminar
  8. margarida,

    deixaste-me a salivar... que maravilha de jantar.

    permite-me partilhar aqui a sugestão que me deste no facebook de fazer massada com peixe porco.

    beijocas

    ResponderEliminar
  9. engracado, ontem para o jantar fiz um prato muito parecido com este, versao risotto de peixe. Tambem tenho (quase) sempre caldo de peixe no congelador para fazer este tipo de pratos. Para alem do arroz, a unica diferenca foi que juntei um alho picado e um gole de azeite com os coentros.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. De vez em quando também faço massada de peixe ,mas a receita é mais de aproveitamentos que propriamente planeada. Esta fica marcada para fazer um dia. Bjs

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.