15/03/10

Bolo Aniversário Pucca



Como tem vindo ser habitual, o aniversário das minhas filhas é a desculpa necessária para pôr em prática a minha “arte de pastelaria”, em formato amador… Este ano não foi excepção e o 5º aniversário da Mariana teve como tema a Pucca e o bolo também acompanhou o tema. Em termos de concepção, não fiz um bolo muito elaborado, pois a decoração era o meu principal desafio. Como era um bolo para algumas dezenas de pessoas, optei pelo formato rectangular, com 2 andares. Fiz um bolo de chocolate (receita já utilizada anteriormente neste aniversário, com algumas alterações)


Bolos:
(utilizei a mesma receita e fiz a massa para os 2 bolos separadamente)

2 x 250 g de chocolate em barra
2 x 250 g de açúcar
2 x 7 ovos

2 x 250 g de manteiga amolecida (500 g)
2 x 220 g de farinha de trigo (440 g)
2 x 1 colher de sobremesa cheia de fermento em pó
2 x 110 g de chocolate em pó (220 g)
2 x ½ dl de leite


Nota: utilizei a mesma forma para os 2 bolos (uma vez que não tinha uma forma rectangular mais pequena) e fiz a mesma dose para os 2 pisos – o bolo que sobrou do piso superior cortei aos quadrados e servi como “aperitivo), o tamanho da forma é de 34,5 cm por 24,5 cm.

Recheio e cobertura:


1 lata de leite condensado de chocolate
200 ml de natas


Cobertura:

500 g de pasta americana vermelha
500 g de pasta americana preta (sobrou cerca de 150 g)
250 g de pasta branca (sobrou cerca de 200 g, mas não encontrei pacotes desta pasta mais pequenos)

Esta pasta comprei na Casa dos Bolos (em Lisboa), mas vende-se também na loja on-line.

Amolecer a manteiga no microondas e bater com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Ir juntando os ovos um a um, batendo entre cada adição.

À parte, misturar a farinha com o chocolate ralado (eu passei o chocolate pelo triturador, sem ficar em pó), o fermento e o chocolate em pó. Misturar ao preparado anterior e mexer bem com uma colher de pau.


Untar uma forma com margarina e farinha e cozer no forno cerca de 50 minutos – neste bolo, deixar cozer bem, para que fique com uma consistência mais “rija” para permitir colocar a pasta americana, sem alterar a forma. Deixar arrefecer.

Enquanto o bolo está no forno começamos a preparar o bolo que servirá para o primeiro andar.

Após os 2 bolos terem arrefecido, cortamos o que servirá de base ao meio, com a ajuda de um fio de nylon ou cordel de culinária e o bolo superior, cortamos ao meio (em comprimento) e depois ao meio para rechear.



Para o recheio, mexe-se com uma varinha as natas juntamente com o leite condensado, até obtermos uma consistência de creme. Rechear ambos os bolos.

Colocar o primeiro bolo no tabuleiro de servir, barrar o topo do bolo com o mesmo preparado do recheio (para a pasta americana aderir melhor). Estender a pasta numa superfície coberta com açúcar em pó – esta foi a minha principal dificuldade, uma vez que esta pasta “cola” bastante à minha pedra da cozinha e ao rolo da massa (deve haver uma técnica para este processo, nomeadamente um rolo de plástico conforme vi na loja e uma base anti-aderente – mas aí já entramos no campo dos profissionais e, como eu referi no início, eu encontro-me ao nível dos amadores). Cobrir o bolo com a massa preta. Colocar o 2.º bolo sobre a pasta preta, barrar com o preparado do recheio e repetir a mesma proeza com a massa vermelha.

Estando terminada esta tarefa – para mim a mais difícil – começar a decoração. Retirei a ideia da boneca no blogue Iguarias de Açúcar e Sal e inventei o resto.


5 comentários:

  1. está um trabalho muito bonito, parabéns. imagino que tenha sido um delírio com um bolo tão giro.

    ResponderEliminar
  2. Ficou fantástico. Nunca usei pasta americana, não tenho jeitinho nenhum para decorações. Mas tu fizeste e muito bem :)

    ResponderEliminar
  3. mas que jeitinho para estas decoraçoes.
    esta lindo
    o bolo entao para mim e do melhor.
    chocolate nao ha quem nao goste:-)
    boa semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou bem bonito. Parabéns às duas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.