01/03/09

Quiches de Brócolos e Cogumelos

Esta foi a receita de inauguração da minha mais recente aquisição culinária: ramequins. Já há muito que via receitas com estas formas, mas só agora as comprei. Esta receita foi retirada do site de um programa de culinária que costumo acompanhar: Everyday Food com algumas alterações minhas.

Ingredientes (para 8 quiches individuais):280 g de brócolos
200 g de cogumelos (à vossa escolha – eu usei Paris)
6 ovos
1/4 de chávena de leite
1/4 de chávena de natas
30 g de queijo cheddar
Sal e pimenta q.b.


Pré-aquecer o forno a 180º e barrar os ramequins com azeite. Colocar uma panela ao lume com água e sal. Quando a água começar a ferver colocar os brócolos a cozer durante cerca de 2 a 4 minutos. Colocar os cogumelos numa frigideira com uma colher de sopa de azeite e deixar cozinhar. Escorrer a gordura dos cogumelos, colocando os mesmos sobre folhas de papel absorvente, juntamente com os brócolos.
Numa tigela, colocar os ovos, leite e as natas, sal, pimenta e o queijo. Mexer bem e juntar os brócolos cortados em pedaços e os cogumelos. Colocar este preparado nos ramequins. Não encher até cima, pois a massa cresce quase o dobro. Acompanhar com uma salada.

Nota: colocar os ramequins num tabuleiro com uma folha de papel vegetal por cima, para o caso de haver “quiche derramada” não ficarmos 10 minutos a limpar o forno…

10 comentários:

  1. Cá para mim alguém andou a limpar o forno contrariada :P

    Também ainda não tenho forma de ramequins. Tudo que é apresentado em miniatura fica tão lindinho :)

    Bom Domingo.

    ResponderEliminar
  2. Ficaram muito bonitas! Eu gosto muito de ramequins, mas ainda só tenho dois médios, queria comprar dos pequeninos, que como diz a Manuela tudo o que é apresentado em miniatura fica um mimo!


    Beijinho *
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Sucesso de receita. Anota para fazer aqui na miha cozinha. Beijos e uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  4. Também ainda não tenho ramequins, fica tudo tão mais bonito neles :)

    ResponderEliminar
  5. Ótima 'inauguração'! Deliciosa...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Excelente apresentação. Gostei da ideia, eu tenho os ramequins há anos e nunca utilizei :)
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  7. Só há pouco tempo é que soube o que era isso de "ramequins", explicou-me a Marizé.
    Não tenho ramequins mas umas tijelas de grés fazem bem a função.

    ResponderEliminar
  8. tenho meia dúzia de ramequins e nunca os usei... rsrsrs
    esta receita era o ideal para a estreia.

    ResponderEliminar
  9. Que cincidencia, também postei hoje, uma receita com brocolis, Adorei sua quiche , esta com um aspecto fabuloso
    Bjs

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.