04/03/09

Pataniscas de polvo com arroz de feijão

Como grande apreciadora de polvo, esta é uma das várias receitas que gosto (apesar da gordura e do alto teor calórico da mesma). Podemos fazer estas pataniscas como petisco, ou como refeição principal com um belo arroz de feijão – para ficar mais “leve”… Retirei esta receita do site da Vaqueiro e não fiz alterações, pois foram poucas as vezes que fiz pataniscas.

Ingredientes:
500 g de polvo
2 cebolas
2 a 3 dentes de alho
½ pimento vermelho
2 colheres de sopa de milho doce cozido
1 a 2 colheres de sopa de salsa picada
100 g de farinha
2 ovos
sal pimenta q.b.
1 dl de água
óleo para fritar

Cozer o polvo com a cebola na panela de pressão durante 20 minutos (após começar a “chiar”). Escorrer o polvo e cortar em pedaços pequenos. Numa tigela colocar: cebola e alhos picados, assim como o pimento. Juntar o milho, a salsa picada e a farinha. Mexer e adicionar os ovos (previamente batidos). Temperar com sal e pimenta e ir adicionando a água até unir. Juntar o polvo e mexer. Numa frigideira, colocar o óleo a aquecer e com a ajuda de uma colher de sopa, ir colocando pequenas porções de polme de polvo a fritar e ir virando dos dois lados até ficarem douradas. Colocar sobre papel absorvente para retirar a gordura.
d
Para o arroz: refogamos 1 cebola com, 2 dentes de alho picados em 2 colheres de sopa de margarina, até a cebola estar dourada. Colocar o arroz (2 chávenas de chá) e deixar saltear até o arroz começar a ficar transparente. Ir juntando a água aos poucos (cerca de 5 a 6 chávenas, para o arroz ficar “malandrinho”) e o sal.Deixar cozinhar até o arroz ficar quase cozido e juntar uma lata pequena de feijão encarnado (previamente escorrido e passado por água). Cozinhar até o arroz ficar cozido.

10 comentários:

  1. Olá,
    Gostei muito do seu blog. Adoraria receber uma visita sua no meu, o Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça e depois me diga o que achou.
    Um abraço
    Cal Moreira

    ResponderEliminar
  2. ADORO!!! Já não faço há algum tempo...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Farófia,
    O meu jantar ontem foi arroz de feijão a acompanhar uma alheira de bacalhau.
    Adoro polvo, mas nunca provei pataniscas dele, deve ser muito bom a julgar pelo aspecto.

    ResponderEliminar
  4. sabes que há dias, num restaurante, pedi pataniscas de polvo e fiquei desiludida? só me deram polme... polvo, nem vê-lo! LOL!
    essas tuas pataniscas ficaram fantásticas.

    ResponderEliminar
  5. Já ouvi falar muito e bem, mas ainda não fiz nem provei. Devem ser óptimas, também adoro polvo :)

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está uma bela sugestão... com o que eu gosto de pataniscas... sai já meia dúzia pra mim ok?

    ResponderEliminar
  7. Adoro, e há imenso tempo que não como pataniscas de polvo. Fiquei com água na boca.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.