30/03/09

Tarte de coco e maracujá (mais fácil é impossível!)

Desde miúda que tenho uma verdadeira paixão pelo maracujá (será pelas suas características arrebatadoras que, em inglês, é chamado de passionfruit?). Lembro-me de bebericar sumo natural de maracujá no terraço da minha tia – onde, em vez da habitual latada de uva, eram os maracujazeiros que refrescavam as nossas tardes estivais, dando-nos sombra (e bebida).

Talvez por causa destas memórias de infância, logo que vi esta receita, em que o maracujá era apenas adereço, dei-lhe o estatuto de personagem principal… ou quase, já que o protagonista é, na verdade, o coco.

Uma tarte, sem massa, que conquistou todos os comensais… Facílima de fazer… o difícil é mesmo resistir-lhe!


Ingredientes:


4 ovos
225g (1 chávena) de açúcar
100 g de manteiga sem sal, amolecida.
60 g de amêndoas moídas
1 chávena de coco
250 ml (1 chávena) de sumo ou polpa de maracujá*
(sem grainhas)
250 ml (1 chávena) leite de coco
(caso queriam uma sobremesa menos calórica, substituam por leite)
½ chávena de farinha, peneirada


Aquecer o forno a 180°C. Num robô de cozinha, juntar os ovos, a manteiga, a amêndoa, o coco, o sumo de maracujá, o leite de coco e a farinha, misturando bem. Colocar numa tarteira com 26 cm de diâmetro (sem fundo amovível, caso contrário adeus sobremesa…), previamente untada com manteiga. Levar ao forno durante 1 hora, até ficar dourada. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico cerca de 1 hora. Servir às fatias, enfeitadas com polpa de maracujá… podem servir com natas, mas acho que será um exagero de calorias.

12 comentários:

  1. O maracujá é realmente um fruto que consegue despertar paixões, Pipoka!
    Muito bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Com esses ingredientes ficou deliciosa de certeza! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Simples e boa. Apetece uma fatia já. :)

    ResponderEliminar
  4. Pipoca,

    Não estivesse eu numa tentativa (vaga...) de fazer dieta e esta tarte não me escapava, coco+maracujá= combinação vencedora.

    Os novos coelhinhos são um amor.

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  5. Ficou uma maravilha, tenho alguns maracujás congelados, receita anotada, bjs.

    ResponderEliminar
  6. Comadre, também gosto muito de maracujá. Esta sobremesa super combina com os dias de calor brasileiro. Beijos e saudades!

    ResponderEliminar
  7. Tinha uma vizinha que era avó de uma prima minha e que tinha maracujazeiros em casa. Na altura de fartura de maracujás nós íamos buscar e fazíamos sumo mas nem separavamos a polpa... bebíamos tudo assim e era muito bom :) Eu adoro coco! Esta receita deve ser deliciosa!

    ResponderEliminar
  8. Esta combinação de sabores arrasa!! E essa tarte é boa demais pra ficar no papel.. eheheh
    Vou levá-la comigo.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Nossa essa sobremesa já me conquistou, eu adorei! Aqui em casa tem um pé de maracujá carregado, vou fazer!
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Hmmm... Manda-me uma fatiazinha fininha e pequenininha pelo correio, pode ser? ;)

    Beijo grande *
    Mariana

    ResponderEliminar
  11. Eu até tenho medo de visitar-te aqui, Pipoka! É uma delícia atrás da outra... e eu cada vez mais enorme ehehehhe. Um bj e saudaddes

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.