21/06/12

Ratatouille


Ratatouille

Quando mais de 50% da nossa alimentação é feita à base de legumes e vegetais, não nos podemos ficar por legumes cozidos. Há que variar, encontrar outras soluções... estufar, guisar, assar, experimentar novas combinações, ir a outras gastronomias buscar inspiração para variar a nossa paleta de sabores.

O ratatouille é um guisado de legumes feito à maneira provençal muito saboroso e versátil: acompanha bem carne ou peixe e, com um ovo escalfado no seu molho, é uma óptima refeição vegetariana. Além disso, não perde qualidade ao ser reaquecido (ainda fica melhor de um dia para o outro), uma característica importante para quem leva todos os dias a marmita para o trabalho. 


Ingredientes:

1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
Beringela (250 a 300 g)
Curgete (250 a 300 g)
Meio pimento vermelho
4 tomates (pelados ou frescos)
2 dl vinho branco
Azeite
Tomilho
Sal e pimenta q.b.

Corte a curgete, a beringela e a cebola em rodelas finas e o pimento em tiras. Numa caçarola, aqueça o azeite e junte a cebola, o alho bem picado e o louro. Deixe a cebola murchar, sem fritar. Junte o tomate e o vinho branco. Deixe apurar um pouco. Adicione a curgete, a beringela e o pimento, dispondo-os por camadas alternadas, e temperando com sal e pimenta a gosto. Tape a caçarola e deixe cozinhar cerca de 15/20 minutos (depende da espessura dos legumes). Durante o tempo de cozedura, não mexa com colher, faça como na caldeirada e abane a caçarola para que os líquidos se distribuam. Se achar que o molho está demasiado líquido, tire a tampa para evaporar um pouco o líquido. Antes de servir, junte o tomilho fresco.

18/06/12

Marisco com leite de coco

Marisco com leite coco

Não me importo de passar umas boas horas na cozinha, mas, na verdade, sou apreciadora de receitas rápidas e fáceis. Aliás, a maioria de nós é assim, sobretudo depois de um dia de trabalho! Este prato é um desses casos de celeridade, embora se tenha que descascar os camarões (também não são muitos), não leva mais do que 20 minutos (ou até menos). De qualquer forma, torna-se ainda mais rápido, se utilizar camarões congelados já descascados ou uma mistura congelada de mariscos. Para o meu paladar essas opções são inviáveis. Por um lado, o camarão congelado descascado sinceramente nunca me soube a nada (já o outro camarão, deixando-lhe a cabeça, confere um agradável sabor a marisco à receita). Por outro, as misturas de marisco têm um ingrediente que só de pensar nele fico imediatamente arrepiada (pior do que passar as unhas em esferovite...): as assustadoras "delícias do mar" (pronto já estou arrepiada!).

Ingredientes:

300 g alho francês (parte branca, a verde reservem para aromatizar sopas ou caldos)
300 g de mexilhão congelado sem casca
400 g de camarão congelado com casca
1 1/2 colher de chá de pó de caril (usei de Madras
3 tomates (frescos sem pele ou pelados)
1 1/2 colher de sopa de óleo de coco (azeite ou óleo de amendoim)
1 lata de leite de coco
Sal grosso q.b.
Coentros a gosto

Descascar os camarões, retirando a tripa e deixando-lhes a cabeça (para fazer esta operação mais facilmente é melhor não deixar descongelar totalmente os camarões). Aquecer o óleo de coco, juntar o alho francês cortado às rodelas grossas. Deitar um pouco de sal. Deixar estufar um pouco. Juntar os tomates desfeitos, o leite de coco e o caril. Quando o alho-francês estiver quase cozinhado, juntar os mexilhões (não têm que estar perfeitamente descongelados) e os camarões. Quando levantar fervura, contar 3 minutos e já está! Adicionar coentros frescos picados na hora de servir. 


Nota: Receita adaptada da revista Saberes & Sabores (Julho, 2010). A receita original, feita com preparado de marisco, refere que as delícias do mar só devem ser adicionadas à receita na fase final, já com o restante marisco cozinhado. 

15/06/12

Estufado de couve roxa e maçã

Estufado de couve-roxa e maçã


Um acompanhamento perfeito para assados ou grelhados, com um sabor agridoce e uma cor fantástica! 
Tradicionalmente usado para servir com carne de porco, este estufado dá um toque especial a uma refeição simples, como acompanhamento, por exemplo, de umas costeletas grelhadas.

Ingredientes:

1 cebola pequena
500 g couve roxa
1 maçã ácida (tamanho médio)
sumo de 1/2 limão
1 dl de vinho doce (Favaios, Moscatel..)
Azeite q.b.
sal, pimenta e noz moscada

Cortar a couve-roxa em juliana fina (na bimby 3 segundos, velocidade 4). Passar por água, escorrendo bem. Descascar e cortar a maçã em cubos e regar com sumo de limão. Picar a cebola grosseiramente. Numa caçarola (ou wok), saltear a cebola até que fique translúcida. Juntar a couve-roxa e o vinho. Deixar cozinhar 2 ou 3 minutos. Adicionar a maçã. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Deixar cozinhar cerca de 10 minutos (depende do tamanho de corte da couve, naturalmente). Não deixe cozinhar demasiado para que a maçã não se desfaça e a couve se mantenha crocante. 

12/06/12

Chá gelado de manjericão canela e morango

ice tea morango 2



O chá e as infusões geladas fazem parte das minhas memórias de infância. Não havia tarde de praia sem chá frio com limão, para acompanhar as sandes de pasta de atum. Tudo feito pela minha mãe. Talvez por isso nunca tenha apreciado os ice tea industriais, nem os sumos e muito menos as colas. Nada como prepararmos estas bebidas em casa, com fruta fresca, chás variados, e açúcar a gosto. É mais saudável, mais saboroso e basta um pouco de imaginação para criarmos um refresco diferente. Já repararam na quantidade de chás e misturas de ervas que existem ao nosso dispor? Podemos juntar-lhes limão, fruta, ervas aromáticas ou até especiarias e voilá... temos uma bebida que não se encontra em nenhum supermercado!


Ingredientes:

1 litro de água
2 colheres de sopa de chá de manjericão-canela Ervas da Zoé
10 morangos médios (de preferência congelados)
Açúcar ou mel a gosto

Ferver a água, juntar o chá e deixar em infusão cerca de 5 minutos. Atenção que o sabor deste chá é intenso, convém não ficar muito forte. Coar o chá e deixar arrefecer. Numa liquidificadora ou na Bimby bater o chá com os morangos e o açúcar (mel ou adoçante, se preferir). Refrigerar.  

Nota: congelo os morangos por que, sobretudo na Bimby, é mais fácil triturá-los.