12/06/12

Chá gelado de manjericão canela e morango

ice tea morango 2



O chá e as infusões geladas fazem parte das minhas memórias de infância. Não havia tarde de praia sem chá frio com limão, para acompanhar as sandes de pasta de atum. Tudo feito pela minha mãe. Talvez por isso nunca tenha apreciado os ice tea industriais, nem os sumos e muito menos as colas. Nada como prepararmos estas bebidas em casa, com fruta fresca, chás variados, e açúcar a gosto. É mais saudável, mais saboroso e basta um pouco de imaginação para criarmos um refresco diferente. Já repararam na quantidade de chás e misturas de ervas que existem ao nosso dispor? Podemos juntar-lhes limão, fruta, ervas aromáticas ou até especiarias e voilá... temos uma bebida que não se encontra em nenhum supermercado!


Ingredientes:

1 litro de água
2 colheres de sopa de chá de manjericão-canela Ervas da Zoé
10 morangos médios (de preferência congelados)
Açúcar ou mel a gosto

Ferver a água, juntar o chá e deixar em infusão cerca de 5 minutos. Atenção que o sabor deste chá é intenso, convém não ficar muito forte. Coar o chá e deixar arrefecer. Numa liquidificadora ou na Bimby bater o chá com os morangos e o açúcar (mel ou adoçante, se preferir). Refrigerar.  

Nota: congelo os morangos por que, sobretudo na Bimby, é mais fácil triturá-los. 


15 comentários:

  1. Isabel, assino e subscrevo. Comprar Ice Teas ou Colas cheias de açúcar e aromatizantes? De evitar a todo o custo! Costumo fazer ice tea caseiro para a minha criançada, mas não saio muito dos chás frutados! Têm é de ser consumidos mais rápidamente, porque passado um tempo ficam com aquele travo amargo do chá :) O teu ficou mais elaborado, mais composto, deve ser muito refrescante :)

    ResponderEliminar
  2. Muito legal os posts sobre os chás gelados. Aqui na região do Brasil onde resido, faz muito calor, então está aprovadíssimo. Vou fazer e ver se minha filha gosta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Paula,

      De facto, o chá gelado é óptimo para combater o calor!

      bjs

      Eliminar
  3. Concordo plenamente contigo, não gosto nada de sumos industriais, agora destes caseiros adoro.
    Que foto tão bonita!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gisela,

      É engraçado como os tempos mudam, quando nós éramos miúdas, poucos refrigerantes havia, por isso se dava prioridade às bebidas caseiras... Agora há inúmeros produtos, por comodismo as pessoas consomem-nos, quando é tão fácil fazer estes refrescos em casa.

      beijos grandes

      Eliminar
  4. Também nunca consegui beber Ice Teas industriais, já a Coca-Cola sabe-me bem, mas é zero para não pesar na consciência. Os chás gelados caseiros não se comparam, são deliciosos e apresentam-se numa variedade possível de sabores e combinações! Gostei desta receita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nizz,

      Nesse tipo de bebidas, não é só a questão do açúcar que me deixa renitente, mas sobretudo os químicos que aquilo leva ;-)

      bjs

      Eliminar
  5. amei a sugestão, e adoro a combinação de morangos e manjericão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ondina,

      De facto, a combinação morangos/manjericão já é um clássico. Aqui o travo de canela deste chá tb lhe dá um toque especial.

      bjs

      Eliminar
  6. Eu estou na mesma onda, de recordações e de hábitos.
    Há lá coisa melhor do que sumos e refrescos preparados com fruta e aromas escolhidos por nós.
    Este chá fresco com o toque das Ervas de Zoé deve ser mesmo mesmo bom!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga,

      De facto, nada melhor do que sermos nós a fazer as nossas bebidas, criando novos sabores e aromas, sem cairmos no facilitismo de consumir certos produtos industriais que só nos fazem mal, pelas quantidades de químicos e açúcares que levam.

      bjs

      Eliminar
  7. Que combinação maravilhosa e que aspecto refrescante!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia,

      É uma combinação diferente, pois a dupla manjericão/morangos já é conhecida, mas este chá tem um toque especial de canela que acaba por lhe conferir alguma originalidade. A natureza sempre a surpreender-nos com os seus sabores...

      bjs

      Eliminar
  8. Nunca fui habituada a sumos, nem industriais nem caseiros mas opto sempre por fazer bebidas geladas em casa :) Que bela cor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sumos, regra geral, é para dias em que tenho convidados (ou miudagem ou alguém que não goste de vinho ;-)). Mas são tb. boas opções para piqueniques e dias de praia.

      bjs

      Eliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto. As críticas construtivas e as pessoas bem-dispostas são sempre bem-vindas.

Comentários desagradáveis, spam e publicidade, serão varridos desta cozinha.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.