22/11/10

Mexilhões com molho thai


Como gosto mais de mexilhões do que de amêijoas, acho sempre que é dada pouca importância a este bivalve que, além de muitíssimo saboroso, tem um preço muito simpático. Em minha casa, o mexilhão é normalmente confeccionado com molho de tomate, servido como entrada, com um pãozinho saloio, ou como prato principal, acompanhador por massa. Para variar, decidi usar as ervas e os temperos que uso habitualmente para a comida tailandesa. Ficou delicioso.

Ingredientes:

1 kg de mexilhões
1 colher de sopa de óleo
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
½ pimento vermelho
1 malagueta (ou molho picante)
2,5 dl caldo peixe ou água
2 colheres de sopa de molho de peixe*
(se o seu caldo tiver sal, reduza esta quantidade)
2 talos de erva príncipe*
1 pitada de açúcar
Coentros frescos


Nota: não use caldos de compra, pois têm um sabor demasiado intenso e salgado. É preferível usar água, caso não tenha caldo caseiro. Como costumo cozer peixe a vapor, reaproveito essa água que fica com o sabor do peixe.

Limpar os mexilhões, descartando os que têm a casca partida. Num tacho, ou caçarola, refogar o alho picado e o gengibre em óleo. Juntar o pimento e a malagueta, cortados aos cubinhos e deixar cozinhar 1 ou 2 minutos. Verter o caldo de peixe. Juntar os talos de erva príncipe esmagados, o molho de peixe e uma pitada de açúcar. Verificar os temperos. Quando o caldo começar a ferver, junte os mexilhões. Assim que os mexilhões abrirem, está pronto! É só polvilhar com coentros frescos.

* Produtos à venda nos supermercados asiáticos. Os talos de erva príncipe encontram-se na secção de congelados.


9 comentários:

  1. Pois eu gosto de todos os bivalves :) Com sabor oriental deve ficar ainda mais saboroso!

    ResponderEliminar
  2. Amiga como eu gosto desses bichinhos, e com esse sabor ainda deve ficar melhor
    Obrigada por informares onde se encontra o molho de peixe, o que tenho procurado e nada, assim já sei que por cá não há de certeza
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hoje publicaste algo que eu não sou capaz de comer.... mexilhões. No entanto aqui o M. ficou de água na boca a olhar para eles.
    As fotos estão realmente cada vez mais bonitas e dignas de revista de culinária. Mas acho que preferia as outras. Eram mais genuínas e tinham alma!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa os mexilhões são sempre feitos à moda dos franceses, abertos num caldo de cebola e vinho tinto, mas também fiquei com vontade de experimentar essa tua versão.
    A foto está perfeita :)

    ResponderEliminar
  5. Grande sugestão! Mexilhões, aqui pelas minhas bandas, são o prato perfeito para o convívio à volta da mesa. O pretexto para uma garrafa de vinho especial e a certeza de uma refeição de gargalhadas! Pelo menos, a mim é o que me faz lembrar! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga
    Bem do meu agrado estes mexilhões.
    As fotos estão cada vez melhores, como dizia o poeta t(u)odo (o esforço) vale a pena, se a alma não é pequena ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Só para lhe informar que lhe enviei um dardo
    http://catanadanacozinha.blogspot.com/2010/11/lancamento-de-flech-cofcof-de-dardos.html
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto têm estes mexilhões, tal como em tua casa, por cá fazemos sempre com tomate, mas esta será uma receita a registar.

    Jocas

    ResponderEliminar
  9. Adoro mexilhões. na verdade poucas coisas do mar nao me agradam. Gostei deste toque thai aqui - fraqueza minha esta cozinha.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.