08/11/10

Camarões no forno com molho de tomate e queijo feta



Esta é uma daquelas receitas que tenho na minha “to do list” desde que comecei o blogue. Vi-a pela primeira vez no recipezaar (agora allrecipes), mas o impulso para fazê-la surgiu quando a li no Simple Recipes. Aliás, foi a partir dessa que confeccionei este prato. Não é um prato muito fotogénico (e eu tenho muitas limitações como fotógrafa), mas é campeão em sabor, facilidade e rapidez de execução. Aconselho vivamente.



Ingredientes para 4 pessoas:


500 g de camarão
100 g de queijo feta


Para o molho de tomate


Azeite q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 ½ lata de tomate pelado (tomate+sumo são cerca de 600 g)
1 colher de chá de orégãos
Piripíri ou molho picante a gosto
1 pitada de açúcar
Sal e pimenta a gosto
Salsa fresca


Descasque os camarões ainda semi-congelados (é mais fácil), deixando a cabeça e os rabos (para dar sabor).


Tradicional


Refogar a cebola e o alho no azeite. Juntar o tomate e o suco, o louro e temperar com sal, pimenta, o picante, uma pitada de açúcar e os orégãos. Deixar cozinhar cerca de 10 minutos, mexendo para que o tomate se desfaça um pouco. Verificar os temperos. Polvilhar com salsa picada.


Deitar o molho de tomate num recipiente de ir ao forno e, por cima, dispor os camarões. Finalizar com o queijo feta esfarelado. Vai ao forno entre 10 e 15 minutos (só o tempo de cozinhar o camarão e derreter um pouco o feta). Como o meu forno tem grill costumo deixar ligá-lo nos 2 ou 3 minutos finais. Servir acompanhado com arroz branco ou massa.


Thermomix_bimby


Picar a cebola e o alho, juntando o azeite, 5 s/velocidade 5. Refogar seleccionando 5 m/varoma/velocidade 2. Juntar o tomate e o suco, o louro e temperar com sal, pimenta, o picante, uma pitada de açúcar e os orégãos. Programar 10 m/varoma/velocidade 1/colher inversa. Não trituro o tomate, pois prefiro o molho com uma textura menos “lisa”. Juntar a salsa picada.


Deitar o molho de tomate num recipiente de ir ao forno e, por cima, dispor os camarões. Finalizar com o queijo feta esfarelado. Vai ao forno entre 10 e 15 minutos (só o tempo de cozinhar o camarão e derreter um pouco o feta). Como o meu forno tem grill costumo deixar ligá-lo nos 2 ou 3 minutos finais. Servir acompanhado com arroz branco ou massa.

17 comentários:

  1. Pipoka,
    que delicia! e a foto esta muito gira! :)
    beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Querida,
    Deve ser óptimo! E ao contrário do que pensas a foto está óptima :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto fantástico e tal combinação despertou logo o meu interesse.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Limitada? Não me parece querida Pipoka! A foto, como aliás tantas outras, está bem catita! E a receita passou a integrar de imediato a minha (extensa) lista de to do também! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Para mim é uma foto cheia de fotogenia :) Camarão é um bicharoco lindo e envolvido nesse molho, salpicado de feta, deve ficar uma delícia!

    ResponderEliminar
  6. Pois eu pelo aspecto, até lambo os beiços! :)
    Que bom que deve ser.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu também me convido para esse jantar :)
    Parece-me que também vou comer disso num destes dias, só não posso dizer ao António que levou feta que ele diz sempre que não gosta :)
    Quanto à foto, é daquelas coisas há dias em que não acertamos, mas a essência está lá e não me parece mal.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Pipoka adorei gostei muito da receita, e a foto está bem apelativa, até apetece deitar o garfo
    beijocas

    ResponderEliminar
  9. Deve ser delicioso. Desde que iniciei o meu blog e comecei a ser mais assídua nos bloges vizinhos, tenho me deliciado com receitas apetecíveis.
    Já está no caderninho de receitas para fazer em breve, muito em breve.
    Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Feta e camarão.... que combinação original!
    gostei!!!
    babette

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito da ideia. Vou experimentar. bjs

    ResponderEliminar
  12. pipoka mas que bom
    como adinhas que ando com vontade de comer camarão?
    esta um must este pratinho e saciava a minha gula
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. Olá Pipoka! Também acho que a foto está bem apetitosa, como aliás as dos posts anteriores que percorri (e comi)com os olhos rapidamente!
    E se alguém fala em queijo de cabra, arrebito logo as pupilas gustativas ;-)
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  14. ah, esqueci-me de dizer que adorei o detalhe da alusão ao Outono no cabeçalho do blog, só hoje reparei!
    Teresa

    ResponderEliminar
  15. O que eu já me ri com o disparate que escrevi aqui! Pupilas gustativas?! Eu senti na altura que algo não batia certo, mas o sono já era algum... Bem, mas como as tuas coisas também se comem com os olhos, papilas ou pupilas, é quase indiferente ;-)

    Beijos
    Teresa

    ResponderEliminar
  16. Bela apresentação. A imagem realmente convida a fome a aproximar-se

    parabéns

    visite meu blog tb. serás bem-vinda.
    buonissimacucina.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Adoro camarão, sua receita é maravilhosa. Parabéns!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.