12/07/10

Orzotto (risoni/pevides) de curgetes e queijo S. Jorge


Foi no Ardeu a Padaria, sensivelmente há 2 anos, que descobri que  era possível cozinhar a massa pevide do mesmo modo que o risoto. Só experimentei recentemente mas fiquei fã e, nos últimos tempos, tenho feito muitas vezes... com cogumelos, com marisco, com legumes. Hoje, apresento-vos uma versão com curgetes, vindas directamente da horta da mãe da minha querida Laranjinha.



Ingredientes para 2:


½ cebola
Azeite
1 chávena de risoni (pevides)
Vinho branco q.b.
2 chávenas de caldo de legumes*
2 curgetes pequenas (ou 1 grande)
2 colheres de sopa de natas
Queijo S. Jorge ralado a gosto

* pode não ser necessário usar todo, até porque as curgetes costumam destilar.

O orzotto prepara-se exactamente como o risotto, demorando cerca de 15 minutos a cozer. Atenção que a massa deve ficar al dente. Arranjar e ralar as curgetes. Refogar ligeiramente a cebola em azeite. Juntar as pevides e, quando ficarem douradas, refrescar com o vinho. Deixar evaporar o vinho. Começar a adição do caldo de legumes – o caldo deve estar sempre quente, juntando-se a pouco e pouco, à medida que vai evaporando. A cerca de 10 minutos da cozedura, adicionar a curgete ralada. Verificar o sal, mas muita atenção: há que ter em conta que se vai ainda misturar o queijo! Quando a massa estiver al dente, desligar o lume, juntar as natas e o queijo. Deixar repousar uns 2 ou 3 minutos antes de servir.

6 comentários:

  1. Não fazia ideia que dava para cozinhar massa como risotto!! Mas agrada-me a ideia, porque muitas vezes falta-me o arroz arbóreo em casa! Adorei a receita, sou fã de courgettes e queijo!

    um beijinho

    ResponderEliminar
  2. eu tambem me lembro de ver esse post no ardeu a padaria e retive pela originalidade de usar massas pevide como arroz. Ainda nao preparei, mas no outro dia comi como acompanhamento de umas almondegas croatas (nao me lembro do nome) e as almondegas e que se transfomaram em acompanhento deste belo orzotto. a experimentar! :)

    ResponderEliminar
  3. QUe aspecto delicioso e os sabores, fantásticos!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Amiga, que delícia!
    Eu gosto muito de orzo e deve combinar mesmo bem com as curgetes.
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. realmente é muito original.Gostei muito desta receita.

    ResponderEliminar
  6. Que excelente ideia para usar as courgettes.

    Obrigada pela referência.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.