14/05/10

Gelado de Nutella (creme de chocolate e avelã)


Gosto muito de receitas rápidas, de simples confecção e deliciosas. São sempre um trunfo para dias de preguiça, para visitas inesperadas, ou para festas em que temos que preparar mais pratos do que é hábito. Esta é uma dessas receitas. Claro está que, quem tem máquina de gelados, em poucas horas terá sobremesa, quem não tem, terá que planear fazer o gelado com boas horas de antecedência.

A receita foi retirada do Tachos de Ensaio, da minha querida amiga Marizé, que anda desaparecida há alguns meses da blogosfera. Espero que ela volte rapidamente para lhe poder continuar a roubar receitas maravilhosas.

Sugestões: o gelado pode ser servido como a Marizé fez, como recheio de crepes, ou pode usá-lo num affogato, juntando, num copo largo ou taça, uma bola de gelado, um fio de rum dourado e uma chávena de café forte.

Ingredientes:


1 lata (410 g) de leite evaporado frio
350g de Nutella (à temperatura ambiente)
50 ml de natas espessas frias
(não estava na receita original, mas juntei-as para cortar um pouco de doce)


Se tiver máquina de fazer gelados: bata todos os ingredientes com a varinha mágica e verta-os na máquina de gelados. Proceda de acordo com as instruções do fabricante. Guarde o gelado no congelador em recipiente apropriado.

Procedimento sem máquina: bata o leite evaporado até obter um líquido mais espesso e espumoso. Junte o creme de chocolate e avelãs e as natas e bata até ficar homogéneo. Para obter um gelado cremoso e evitar a formação de cristais de gelo, colocar o creme no congelador e, quando este começar a dar sinais de que está a congelar, retirá-lo e batê-lo na batedeira, levando-o novamente ao congelador. Esta operação deve ser repetida 3 ou 4 vezes.

Retire o gelado do congelador 15 minutos antes de o servir.

11 comentários:

  1. que aspecto tao cremoso! o meu marido e fa de nuttela. hei-de fazer-lhe este gelado.
    bom fim de semana!
    sofia

    ResponderEliminar
  2. pipoka, que maldade! Sabes que ando a fazer dieta... a tentar, por assim dizer!!!! O meu marido é que diz que desde que me conhece, e já lá vão 13 anos, que ando sempre a dizer o mesmo ehehehe

    É que isso é assim tão simples... tenho lá tudo em casa!!!! Já estou mesmo a ver... ;)

    ResponderEliminar
  3. Tenho andado à procura de uma receita como esta e vou testá-la amanhã. Para quem tem Bimby, parece-me uma óptima solução. Para ter um gelado feito na hora basta congelar o leite evaporado em cuvetes, juntar 1 clara e depois colocar tudo na Bimby. Em 2 minutos temos um gelado! Sei que é possível fazer com fruta, mas com nutella... Hummm, vou já experimentar ;)

    ResponderEliminar
  4. Amiga, nem de propósito.. Hoje coloquei a base da máquina de gelados no congelador para fazer um gelado este fim-de-semana. Não é de chocolate mas casa mmuuiiitttoo bem com um coulant de alfarroba.. ; )
    beijocas e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Deve ser delicioso!
    Ainda não me aventurei na área dos gelados, porque estou à espera que a "Fada Madrinha" me ofereça uma máquina de fazer gelados. Tenho medo de arriscar sem a máquina e esquecer-me de ir mexendo para que não ganhe cristais. Assim que conseguir ter o "gadget", até tenho umas receitas de gelado que devem ser uma delícia, mas até lá vou esperando e vou-me deliciando com os que por aqui vou vendo.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Máquina de gelados só em sonhos e arca frigorífica também! Gelados só mesmo quando o congelador está quase vazio e dá para lá meter um "tamparuére" :)

    ResponderEliminar
  7. hum eu sdoro gelados mas nao tenho ainda maquina entao compro lol
    mas tenho que experimentar em casa
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Amo avelas em todas as suas formas. E sorvete..pra mim nao tem estacao do ano em que nao se possa tomar sorvete. um afogato uni a minha paixao por cafe e sorvete. tentador este post. so tinha uma pergunta para fazer: o leite evaporado..por aqui nao acho sempre (morron no Reino Unido). O que poderia usar para substituilo? o single cream que tem 18% de gordura?

    ResponderEliminar
  9. Acreditas que nunca provei Nutella?
    Mas gelados gosto de quase tudo ;)

    ResponderEliminar
  10. pipoka... lamentavel eu nao encontrar o leite evaporado pro aqui.... esta lindo o sorvete... bjs

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.