07/05/10

Paladares Algarvios: tradição e modernidade

A viagem que fiz a terras algarvias, a convite da ASA, foi também uma excelente oportunidade  para descobrir a gastronomia daquela região. Até então, as minhas experiências gastronómicas no Algarve não eram dignas de registo, com honrosas excepções (o restaurante Ideal em Cabanas, o 4 Águas em Tavira). No entanto, orientada por conhecedoras (a Margarida e a Ana), deliciei-me com refeições espantosas, elaboradas com produtos fresquíssimos da região, confeccionadas com a mestria de quem ama aquilo que faz... Descobri um Algarve gastronómico, onde a modernidade e tradição se conjugam na perfeição, para gáudio do nosso palato. Não me esquecerei da comida e, sobretudo, da simpatia com que fomos tratadas.


No restaurante Salinas do Hotel Vila Galé Albacora, degustámos um menu assinado pelo Chef João Santos, especialmente para o Festival de Gastronomia do Mar. O Polvo suado em chá de flor de laranjeira, com crepes de estupeta de atum inaugurou o repasto com originalidade, seguiu-se o Duo de porco preto e barriga de atum com arroz de polvo, um prato principal absolutamente surpreendente, já as Azevias (empanadilhas, como as denominam no Algarve) de batata-doce com gemada de café encerraram brilhantemente este verdadeiro festim. Não sou especialista na matéria, mas deixo aqui uma nota para dois vinhos da região que muito apreciei: o rosé Quinta do Barranco Longo e o tinto Fuzeta.

(conquilhas: foto Mónica Pinto do Pratos & Travessas)

Em Cacela Velha, jantámos n’ O Costa uma refeição bem tradicional. A vista sobre a ria é esplendorosa, mas como a noite estava fria, acabamos por nos instalar no interior. Ainda me vem à memória o aroma a mar das ostras frescas e das conquilhas, que abriram as hostilidades. Depois, experimentámos as especialidades da casa: arroz de lingueirão e cataplana. Para finalizar, deleitei-me com um dos meus doces algarvios preferidos, o D. Rodrigo, e ainda arranjei um espacinho para provar a magnífica tarte de alfarroba escolhida pela Laranjinha.


A Ver Tavira foi o restaurante eleito para recuperarmos forças, depois de um safari pela serra. Com uma vista belíssima sobre a cidade, é um espaço acolhedor, decorado com bom gosto, onde se come muito bem e os produtos regionais brilham numa ementa original e moderna.

O polvo de Santa Luzia com batata-doce de Aljezur, servido também com curgetes e pimentos, deixou-nos rendidas (acho que detectei um exótico toque de leite de coco, mas não posso jurar). Para prato principal, houve quem optasse pelo bife de atum, mas a escolha da Margarida revelou-se perfeita: peito de frango recheado com morcela, acompanhado com açorda de amêijoas. Divinal. A sobremesa, a meu ver, foi a melhor que comemos nesta viagem, perfeita para o calor que se fazia sentir, um casamento feliz de produtos típicos da região: coulant de alfarroba com gelado de poejo.

(polvo e salada de ovas: fotos da Margarida do Figo Lampo)
x
No sábado à noite rumámos à Praia Verde para conhecer o restaurante panorâmico Infante, onde, além de comermos principescamente, assistimos a uma verdadeira lição de saber receber algarvio, ministrada pelo Sr. João Coelho. Aqui os produtos regionais são tratados com grande respeito.

Para começar, salada de atum fresco, de uma maciez surpreendente, salada de ovas, deliciosa, e polvo al guilo, tenríssimo. O início da refeição era prometedor e as expectativas não saíram goradas neste desfile de boa comida. Seguiu-se o melhor arroz de lingueirão de que tenho memória, estava no grau perfeito de cozedura, malandrinho, temperado na justa medida para que reinasse o sabor a mar do lingueirão. Quando pensávamos que já tinha acabado, o Sr. João Coelho surpreendeu-nos com uma caldeirada com aroma a poejo, em que se destacava a frescura e a variedade de peixes e mariscos. Nem sei como é que tivemos espaço para debicar o “pijama” de sobremesas que encerrou este lauto banquete!


(caldeirada: foto da Laranjinha do Cinco Quartos de Laranja)

O almoço dominical de despedida, foi em S. Brás de Alportel, no alpendre do restaurante Fonte da Pedra, onde, acompanhadas pela simpática Cláudia Guerreiro, saboreamos uma excelente refeição internacional... O que prova que no Algarve há lugar para outras gastronomias, além da tradicional. De entrada, gambas fritas com um molho absolutamente fantástico, um convite para molhar o extraordinário pão algarvio; para pratos principais, houve bacalhau assado e tornedó com queijo de cabra e batatas gratinadas. Muito bom!


6 comentários:

  1. Fabuloso! Um périplo gastronómico de fazer inveja (da boa claro...)!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Excelente reportagem, fotos muito bonitas, dicas apontadas!...
    Beijinhos
    babette

    ResponderEliminar
  3. Pensar que já vão longe todas estas delícias!
    Por mim, era já a seguir. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. O que eu não dava para ter essas delícias todas à minha frente :) Até tenho as papilas gustativas a dançar!

    ResponderEliminar
  5. Que desfile gostoso! Se pudesse voltar a comer tudo.....

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.