04/11/09

Carne estufada com nabos


Há sabores que só em adultos conseguimos apreciar devidamente. A meu ver, talvez devido ao seu ligeiro amargor, o nabo é um deles. Nunca fui criança de torcer o nariz a comida, mas tinha dois ódios gastronómicos de estimação: a beterraba e o nabo. Actualmente, ainda que a beterraba não me tenha conquistado totalmente – como apenas de quando em vez – tornei-me uma fã incondicional do nabo e gosto dele quer cru, quer cozinhado. Por isso, assim que vi esta receita da doce Laranjinha percebi imediatamente que ia adorar.


Ingredientes:

800 g de carne de vitela cortada em cubos
Chouriço a gosto (4 fatias de bacon na receita original)
Vinho branco
Sal
Pimenta
Massa de malagueta
(como gosto de um pouquinho de picante, lá teve de ser, mas é opcional)
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
2 folhas de louro
Azeite
4 cabeças de nabo
Segurelha (salsa na receita original)

Num tacho, refogar a cebola, os alhos, o azeite e o louro. Adicionar o chouriço, sem pele e cortado aos pedacinhos, e deixar cozinhar um pouco. Juntar a carne. Temperar com sal, pimenta e massa de malagueta. Acrescentar o vinho branco e a segurelha. Tapar o tacho e deixar cozinhar. Caso seja necessário, juntar um pouco de água ou mais vinho branco. Quando a carne estiver pronta, misturar os nabos cortados aos cubos e deixá-los cozer.

10 comentários:

  1. Se eu fizesse essa receita lá em casa o meu querido marido fugia a sete pés. Parece-me que ele está para o nabo como os vampiros estão para o alho.. : )
    Mas eu gosto!
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Pois eu, que sou um poucochinho mais nova que tu, ainda continuo sem gostar de nabo. Só há uma forma que me faz feliz: cru, cortado muito fino, mas não ralado (para se manter crocante), numa salada com beterraba e cenoura cortadas da mesma maneira, e muito bem temperada. Assim adoro! O doce da beterraba e da cenoura liga lindamente com o amargo do nabo.

    Esta... Por mais que eu ache - e acho! - que tudo o que vem lá das bandas da Laranjinha é uma delícia, ainda não é para mim. Quem sabe, daqui a mais uns aninhos... ;)

    Beijo gigante *
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente contigo. Nabo é só para adultos (conheço umas adolescentes que se pelariam a rir só de ler isto...!).

    Dantes, só mesmo disfarçado no cozido à portuguesa ou numa sopa. Agora, aprecio mesmo aquele toque amargo. Pode ser cru ou cozido... Adoro! E então com carne guisada, uma coisa que tão bem cai quando o tempo arrefece... Vou colocar a receita nos favoritos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Pois venham os nabos que eu a carne passo! Comprei uns nabinhos no mercado que têm feito as delícias da malta. Sei bem o que queres dizer embora eu sempre tenha gostado de nabo - eu sou uma criatura estranha, mas isso já tu sabes. ;)

    Bj grande

    ResponderEliminar
  5. Cru? Nunca comi nabo cru. Sou daquelas que só gosta de nabos na sopa, aos pedacinhos e que bem que me sabe. Assim não consigo apreciar :) Pode ser que um dia mude :)

    ResponderEliminar
  6. Durante muitos anos, nabo nem vê-lo, acho que agora já sou crescida, pois já o consigo comer hehehehe
    Mas cá em casa o meu marido é como o da Margarida por isso e por enquanto está fora de questão.
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  7. Talvez pela juventude, eu ainda estou na fase de apenas o comer disfarçado na sopa...
    À beterraba já aderi, e como sou adepta de diversificar ao máximo os vegetais que comemos cá em casa, fiz um esforço para fazer as pazes com o nabo. Cortei-o bem fino e fiz um gratinado há uns bons tempos.
    Pois não fui bem sucedida...
    Como era uma receira em inglês, nabo = turnip, até se tornou uma private joke cá em casa.
    Quando alguma coisa sai menos bem dizemos que a comida sabia a turnip! :)

    Quem sabe já não é altura de tentar de novo, com esta receita com tão bom ar? :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Pipoka, aprendi a gostar de nabo há relativamente pouco tempo... Vou testar, com soja, esta receita, o que achas?

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Fico contente em saber que gostaste.

    Um beijinho,

    ResponderEliminar
  10. eu confessoq ue quando era mais nova nem ve-lo a frente. hoje quando a mama faz cozido por exmplo ja como um bocadinho. acho que começo a aprecia-lo.
    esta um rico partinho.
    beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.