26/11/09

4 por 6 - Salada de cuscuz, salmão e pimento assado

Usar peixe numa refeição que se pretende barata não é fácil. A melhor solução, para não eliminarmos este alimento da nossa dieta, é cortar um pouco nas quantidades e juntá-lo a legumes, vegetais ou cereais para mais “substância”. Foi o que fiz.





Ingredientes:

2 postas de salmão (400 g ou 300 g de peixe)
250 g de cuscuz
½ pimento vermelho (cerca 150 g)
100 g de ervilhas cozidas
Azeite e sumo de limão (ou vinagre) a gosto


Depois de cozinhar o peixe, desfie-o e limpe-o de espinhas. Asse o pimento no bico do fogão e retire-lhe a pele. Corte o pimento em pedacinhos. Cozinhe o cuscuz de acordo com as instruções da embalagem (regra geral, a embalagem manda deitar o cuscuz em água a ferver e levar novamente ao lume, mas eu nunca o cozo ao lume, prefiro deixá-lo cozinhar por si no calor da água fervida, bastando tapá-lo e esperar uns 5 minutos). Misture todos os ingredientes – peixe desfiado, cuscuz cozido, pimento e ervilhas – e tempere com azeite e sumo de limão (ou vinagre) a gosto. Servir morna ou fria, de acordo com o gosto e/ou a estação do ano.

Esta receita é ideal para aproveitar sobras de salmão cozido ou grelhado.
Para completar esta refeição, sugiro anona, que é uma das minhas frutas preferidas. Basta meia por pessoa, comidinha assim à colher... nham.



Vamos às compras: os valores de referência são todos do Continente.



Dica de poupança: repetindo um pouco a ideia da minha introdução a esta receita: não elimine o peixe da sua dieta com a “desculpa” do preço, use-o como “acompanhamento” e traga para a ribalta ao que habitualmente relega para segundo plano (cereais, vegetais, legumes).

11 comentários:

  1. Realmente, o peixe está muito mais caro que a carne e eu prefiro mil vezes peixe que carne :) Gostei desta sugestão, fica colorida e muito saudável!!! Anona nunca provei mas o quilo até nem está muito caro para ser um fruto tropical :)
    Obrigada pelo comentário lá no blog ;)

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que usou cuscuz industrial. Aconselho que experimente o cuscuz da ilha da Madeira. Pode encontrar à venda em Lisboa, no Supermercado Sá, no Campo Pequeno: http://www.campopequeno.com/default.aspx?CpContentId=102

    ResponderEliminar
  3. Gosto da combinação de ingredientes,uma boa refeição sem dúvida!
    Tambem sou apreciadora de anona à colherada ;)
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Lalage,

    Regra geral compro o cuscuz no Celeiro ou na Biocoop. No entanto, sabendo que existe um produto biológico cuja origem é nacional, é claro que vou experimentar!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Não sei se o cuscuz do Sá é biológico, mas é muito parecido com o que a minha avó fazia quando eu era pequena. Espero que goste, eu acho-o uma delícia :)
    Às vezes eles não o têm à vista, o melhor é perguntar às meninas do supermercado.

    ResponderEliminar
  6. Óptimo! O couscous é super nutritivo. :)

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  7. PS: as anonas do meu jardim estão a amadurecer... ;)

    ResponderEliminar
  8. e bem verdade
    comer peixe sai muito caro hoje em dia.
    eu gosto de peixe mas confesso que se come mais carne ca em casa.
    uma maravilha a saladinha.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá finalmente consegui um tempinho para visitar minhas amigas, depois de um tempo sumida e com saudade desse blog delícia!
    Fim de ano chegando, vamos à busca de mais comidinhas gostosas.
    Adorei
    Bjks

    ResponderEliminar
  10. Pipokinha, pena que aqui é caro o cuscuz e o salmão!
    Vim desejar um feliz 2010 para vocês, ahhh que tal eu montar um 4 por 6 brasileiro hehehehe
    bjsss

    ResponderEliminar
  11. Um Ano Novo cheio de saúde, esperança e muitas alegrias!
    A mim o novo ano trouxe-me a coragem de iniciar o meu blog, que é inspirado em vós....Obrigada!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.