20/02/13

Das tradições gastronómicas portuguesas: butelo com casulas


A minha educação culinária foi pouco tradicional, não sei se por via da minha vivência citadina, das minhas raízes insulares, ou pelo facto de a minha mentora nestas lides – a minha avó paterna – ser de origem inglesa. Sei fazer uma mão cheia de pratos típicos da gastronomia portuguesa, mas tenho plena consciência de que há um sem número de produtos e de receitas por desvendar. Felizmente que, a pouco e pouco, num misto de espanto e prazer, lá vou conquistando terreno em matéria de tradição gastronómicas e conhecendo novos sabores (para mim, claro está!).  

O butelo e as casulas (ou cascas) foram duas das minhas mais recentes descobertas. Há cerca de 1 ano, em casa de uma querida amiga, fizemos uma prova de enchidos e pela primeira vez experimentei esta dupla. O butelo é um enchido com recheio de ossos da suã (coluna vertebral do porco) com a carne agarrada, envolto na bexiga ou no bucho de porco, servindo-se acompanhado por casulas, que são vagens secas de feijão. Este prato regional transmontano é habitualmente consumido no Entrudo.

Foto gentilmente cedida pela minha companheira de comezainas Suzana do blogue Gourmets Amadores.

No próximo fim-de-semana, de 22 a 24 de Fevereiro, em Bragança, realiza-se o Festival do Butelo e das Casulas, que vale certamente uma viagem até lá para saborear esta especialidade, contemplar as paisagens transmontanas e conviver com as suas calorosas gentes.

Caso não tenham possibilidade de ir até Bragança, podem experimentar este prato em Lisboa, confeccionado pelas mãos sabedoras da chef Justa Nobre, no Spazio Buondi/Nobre.  Foi lá que pela segunda vez experimentei este prato, no jantar de apresentação do Festival. Se quiserem meter as mãos na massa e confeccioná-lo em casa, então podem comprar os produtos online no site da Origem Transmontana e seguir esta receita.

Vale a pena divulgar e ajudar a preservar esta tradição tão nossa, não acham?