15/09/10

Satay de Frango


Foi o satay que desencadeou a minha paixão pela comida tailandesa. Provei-o pela primeira vez há uns 15 anos, em casa de uma amiga que tinha vivido nos EUA, e fiquei de tal modo seduzida que rapidamente decidi aprofundar os meus conhecimentos de gastronomia tailandesa. O passo seguinte foi comprar uns livros numa das minhas viagens a Londres. Os livros são uma excelente forma de aprendizagem, mas melhor ainda é ver fazer. Por isso, fiz umas aulas de cozinha tailandesa na Cozinhomania, ministrados pela cozinheira da Embaixada da Tailândia em Portugal, que nos ensinou as receitas, alguns hábitos, indicou onde comprar os ingredientes menos comuns e deu algumas dicas de substituição. Esta receita de satay foi-me ensinada por ela e continua a ser uma das minhas favoritas. Pode ser feita com camarões, porco ou frango. Regra geral, este prato aparece na maioria dos restaurantes tailandeses como entrada, mas costumo servir como prato principal. Na verdade, estas espetadinhas fazem parte da famosa street food tailandesa, podendo ser consumidas a qualquer hora.

Ingredientes:

800 g de peitos de frango

Marinada:

4 colheres de chá de pó de caril tailandês*
(pode usar indiano com picante médio)
½ lata de leite de coco
1 colher de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de molho de peixe*

Molho de amendoim:

100 g amendoins sem sal (usar torrados)
1 cebola
4 dentes de alho
3 a 5 malaguetas secas
(depende do grau de picante que preferir)
3 colheres de sopa de molho de peixe*
2 colheres de sopa de vinagre
½ lata de leite de coco
2 a 3 colheres de sopa de açúcar


Cortar o frango em cubos pequenos ou tiras. Deixar na marinada 24 horas. Escorrer o frango, colocar nos espetos (antes de colocar o frango passe os espetos de madeira por água para não queimarem no grelhador). Grelhar. Servir com o molho de amendoim, acompanhado com arroz glutinoso (ou se preferir, use arroz basmati que é de preparação mais simples e rápida).

Preparação do molho de amendoim:

Triturar o amendoim na picadora ou robô de cozinha até que fique em pasta. A seguir, triturar a cebola, o alho, as malaguetas. Numa caçarola, aquecer o óleo e juntar o preparado de cebola. Deixar libertar os aromas. Juntar o leite de coco, a pasta de amendoim, o molho de peixe, o açúcar e o vinagre. Deixar ferver, mexendo sempre. Se achar que o molho está demasiado espesso, juntar água.

Nota: o meu molho ficou um pouco esbranquiçado, porque enganei-me e comprei amendoins sem serem torrados. Opte pelos torrados.

* Pode comprar estes ingredientes na loja de produtos asiáticos do Poço do Borratém (entre a Rua da Madalena e o Martim Moniz).

11 comentários:

  1. Ui, que aspecto delicioso! Adoro comida indiana :)

    ResponderEliminar
  2. Pipoka
    Gosto imenso de satay e nunca o fiz apesar de ter uma receita em espera há muito tempo.
    Acho que vou mudar a trajectória, depois de ver o teu.
    Ouvi dizer que abriu uma loja de produtos asiáticos aqui para os meus lados, tenho de investigar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Minha linda,

    Abençoada a tua queda para as comidas tailandesas ou eu permaneceria na ignorância para todo o sempre! Mas não em relação a este satay - já fiz (uma receita diferente) e hei-de experimentar este teu. :)

    Bj grande*

    ResponderEliminar
  4. Há 15 anos tinhas 5 anos, começaste cedo minha cara jovem amiga ;) Nunca provei disso mas tendo caril, leite de coco e etc... já sei que gosto :)

    ResponderEliminar
  5. Experimentei e nao saiu bem , mas vou insistir porque parece delicioso

    ResponderEliminar
  6. nao e uma cozinha que se coma todos os dias mas que me fascina
    esta apetitoso sim
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que também viajas muito! :) Quando estive na Tailândia fiquei fascinada com muitas coisas....esta foi sem dúvida uma delas! :) beijinho

    ResponderEliminar
  8. Aqui só tem coisas deliciosas???Obaaaaaaaaaaaa!

    ResponderEliminar
  9. Adoro satay de frango, é daqueles "petiscos" que nos deixa muito satisfeitos. Num jantar de amigos tinha pensado fazê-lo para entrada e acabaram por ser prato principal... estou com saudades... tenho de fazer um dia destes novamente :)

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.