08/09/10

Três entradas estivais (rápidas e saborosas)


No passado fim-de-semana, rumei a Évora para visitar uns queridos amigos que, tal como eu, se perdem por petiscos, e por dois dedos de conversa. Foram horas bem passadas, muita comidinha boa – eles cozinham muito bem e têm sempre ideias novas para partilhar comigo – , caipirinhas, cerveja e vinho para animar a festa, e amena cavaqueira. No sábado, jantámos umas codornizes recheadas, que tenho que replicar muito brevemente, pois estavam divinais. No domingo, brindaram-me com as melhores sardinhas de que tenho memória.


Deixo-vos aqui algumas das entradas que me foram oferecidas (e que adorei!). Frescas, fáceis de confeccionar e saborosas, óptimas para um dia quente de Verão, ideais para “abrir as hostilidades” de uma bela sardinhada.


Melancia com feta

As quantidades são q.b. Cortar a melancia em cubos, juntar com queijo feta esfarelado, polvilhar com pimenta preta e enfeitar com hortelã.



Azeitonas com queijo de cabra

Numa tigela, juntar as azeitonas e o queijo de cabra alentejano cortado aos cubos. Regar com uma dose muito generosa de azeite (preferencialmente de Moura). Temperar com orégãos.



Figos com presunto e queijo

Lavar e cortar os figos ao meio. Num palito, prender uma metade de figo, colocar um pedaço de presunto e uma fina fatia de queijo curado alentejano (aquele meio picante). Numa travessa, dispor os figos e regar com um fiozinho de azeite.

15 comentários:

  1. uhn!
    realmente lindas... e parecem deliciosas. Meus olhos se fixaram e minha boca aguou nos figos! Adoooro!

    =)

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha!...
    Hoje tb coloquei no blog essa tão perfeita combinação de figos com presunto!!!

    ResponderEliminar
  3. No Alentejo come-se sempre tao bem. E essas entradas sao todo super deliciosas. Lindas sardinhas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. que inveja dessa bela sardinhada e suas entradas!!! ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pipoka, isso que é um belíssimo fim de semana! Adoro o Alentejo! E Évora é linda!
    Também adorei as entradas, refrescantes para o "calorzinho" de Évora! Só não me metia nas sardinhas, pois não aprecio, mas as entradas me bastam!!!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  6. Com bons petiscos o convivio fica melhor, não é?
    Beijinhos.
    Miguel (Cozinha Sem Tabus)

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez, blog fabuloso! Receitas portuguesinhas, bom aspecto, práticas, aprazíveis ao dentinho mais hesitante!!

    adorei a melancia com feta!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. No Alentejo tudo é bom sem duvida, qualquer uma dessas iguarias me agrada bastante
    beijos

    ResponderEliminar
  9. Pipoka,
    Estive em Évora em 2008, imediatamente meu pensamento foi ate lá...
    Escolheria as azeitonas com queijo de cabra, que adoro!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Queijo em todas as entradas, para mim é perfeito :)

    ResponderEliminar
  11. Que coisas tão boas! E já deu para matar uma parte das saudades dos figos, não? ;-)

    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar
  12. Tanta coisa boa e ao meu gosto, mas a visão das sardinhas é que me mata. Este ano não comi uma sardinha assada, que miséria franciscana, é por isso que me irrita viver num apartamento :(

    ResponderEliminar
  13. bem que petiscos tao bons
    mas que bela recepçao que tiveram

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.