25/08/10

Sopa de alho francês e cogumelos



Sopa? Mas está taaaanto calor! Pois é, mas eu gosto de sopa faça chuva ou faça sol, faça frio ou calor. Aliás, a sopa é por excelência a minha comfort food. E, para aguentar o choque do regresso ao trabalho depois de umas boas – mas sempre curtas – férias, o meu corpo precisava mesmo do conforto que só uma sopinha restabelecedora proporciona.

Ingredientes:

2 alhos franceses
250 g de cogumelos
7,5 dl a 1 l de caldo de legumes
(ou água com um 1/2 cubo de caldo de legumes biológico)
2 colheres de sopa de azeite
1 dl de vinho branco
Sal e pimenta q.b

Retirar a parte verde escura do alho francês – uso a parte branca e a verde clara, pois detesto desperdício; além disso, a parte verde clara dá bastante sabor. Cortar em finas rodelas e lavar. Escorrer bem. Entretanto, limpar os cogumelos e fatiá-los. Numa panela, aquecer o azeite e estufar o alho francês durante 5 minutos. Juntar os cogumelos. Deixar estufar mais um pouco. Verter o vinho. Deixar apurar 1 ou 2 minutos. Temperar de sal e pimenta. Juntar o caldo e deixar cozinhar de 15 a 20 minutos. Verificar os temperos.

6 comentários:

  1. Eu no que toca a sopa tb sou imune ao calor!... e continuo a preferi-la bem quente, mesmo no verão...
    Esta proposta está muito original!...
    beijinho!
    babette

    ResponderEliminar
  2. Eu também! Também adoro sopa...em qualuer altura do ano! Nunca saí do meu cardápio! Gosto dela quente....e fria também! Esta é uma combinação invulgar que vou ter que testar!

    ResponderEliminar
  3. o vento e os 19 graus que se sentem aqui pela Prussia tambem pedem uma bela sopinha! ;)
    gostei da originalidade da receita e gostei do do pano dos namorados!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Estes dias também ando a sopa mas quando está muito calor não consigo comer... confesso que me soube bem agora com o tempo mais ameno :)

    ResponderEliminar
  5. Esta semana também fiz sopa num dia de muito calor :)
    Nunca fiz sopa com cogumelos.

    ResponderEliminar
  6. eu tambem como sopa no verao
    so nao como mais porque ca em casa nao gostam e e mais raro fazer
    esta bem apetitosa

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.