29/04/10

Visita ao mercado de Olhão e uma sopa de favas

(As fotos dos vegetais e do peixe-porco são da Helena)

Da viagem ao Sotavento Algarvio, trouxe uma mão-cheia de boas recordações, novas amizades, muitas ofertas... E um saco de favas. Comprei-as, já sem vagem, no mercado de Olhão. Aí deliciei-me com o aspecto apetecível das frutas e produtos hortícolas; admirei os frutos secos da região - espantei-me com um saco de castanhas piladas tão pequeninas como nunca tinha visto -; congratulei-me com a frescura do peixe; surpreendi-me com produtos até então desconhecidos para mim (ovas de polvo secas, muxama e litão seco); e reconheci alguns hábitos gastronómicos similares aos dos açorianos, que são afinal a minha principal referência. Ali, tal como nos Açores, reinavam o polvo, o atum e um peixe muito apreciado no arquipélago que pela primeira vez vi num mercado continental: o peixe-porco. A Margarida já me tinha dito que no Algarve também se consumia este peixe, nomeadamente na massada e na caldeirada. No Faial, aprendi com a minha avó paterna a prepará-lo em filetes, temperados com alho, massa de malagueta e vinho branco.

Mas vamos lá à receita: uma singela sopa de favas. Esta é das minhas leguminosas favoritas, gosto de sentir toda a sua intensidade e adoro casá-las com coentros.


Ingredientes para 4 pessoas:


300 g de favas (pesadas sem vagem e sem casca)
20 g de bacon
1 batata média
1 cebola picada
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Coentros a gosto
Água q.b.


Pôr o azeite e o bacon na panela. Quando o bacon largar um pouco de gordura e ficar dourado, juntar a cebola e o alho. Deixar tomar cor. Adicionar as favas e a batata, deixando estufar uns minutos. Verter a água quente até ultrapassar as favas cerca de 2 dedos. Temperar com sal e pimenta. Cozer. Apagar o lume. Verificar os temperos e juntar os coentros picados. Tapar a panela. Deixar arrefecer um pouco e triturar. Caso seja necessário, juntar mais água à sopa e reaquecê-la. Servir.

11 comentários:

  1. adoro sopa de favas e de ervilhas tb aliás são muito semelhantes na minha opinião. deve ter sido uma viagem muito bem disposta =P

    boas receitas.
    ana luísa

    ResponderEliminar
  2. Pipoka, as minhas não tiveram tanta sorte com a viagem, mas seja como for tb ando a aproveitar bem a época.
    Adoro creme de favas, como tu, bem aromatizadas com coentros!
    :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. hum a minha mae ia amar a tua sopinha.
    je eu tenho algumas duvidas, as favs nao sao o meu forte mas sou pessoa para experimentar
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Vocês já fizeram tudo pahh! Eu ainda não cozinhei, não publiquei, não atinei... já estou que nem sei :)
    Preciso de uma sopa de favas para recuperar energias!

    ResponderEliminar
  5. Mas só eu é que não comprei favas? E gosto tanto desse creme com coentros....

    ResponderEliminar
  6. Adoro sopa de favas e o aspecto é divinal!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Tenho adorado lêr os vossos relatos do que se passou pelos Algarves.
    Por acaso é uma zona que conheço muito bem, e onde passo férias todos os anos. E os restaurantes não podiam ter sido mais bem escolhidos! Então O Costa, em Cacela, tem tudo. Boas comidas e vistas lindíssimas.
    E o mercado de Olhão é realmente aquilo que todos os mercados andiam deviam ser... Estão a fazer uma publicidade fantástica, e espero que isso ajude mais pessoas a conhecer o verdadeiro algarve, que é muito mais do que praias, ingleses e vida nocturna.
    A mim, já de deram umas sugestões para as férias.
    Ah, e gostei muito desse creme de favas.
    beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Que linda cor!! E que deliciosa deve ser essa sopa...
    Lembrarei de visitar o mercado qdo for visitar a terra de 'Cabráar' =D
    Um bejim e um lindo final de semana!
    Vinni

    ResponderEliminar
  9. Olá Pipoka, te vejo sempre lá no blog da Ameixinha e resolvi vim te conhecer. Adorei seu blog e a sua narrativa do passeio que fizeram. Estarei sempre por aqui e te convido a me conheceres também!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  10. Olha a bela sopinha de favas ;)
    Nunca tinha ouvido falar de ovas de polvo, eu adoro ovas de quase tudo por isso essa seria uma das coisas que eu traria hehehe se o preço fosse para a minha bolsa, pois há ovas que são caríssimas.
    Acho que vou ter que fazer uma excursão a Olhão só para ir ao mercado.
    Bjs
    Manuela

    ResponderEliminar
  11. esta sopinha tem muito bom aspecto... se calhar vou tentar. tenho ali uma embalagem de favas na arca... e nós adoramos favas.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.