05/04/10

Rolo de espinafres com queijo de ervas e salmão fumado


Adorei esta entrada que a Carlota fez no dia em que nos juntámos em casa dela para o jantar de pizzas. Já lhe tinha dito que quando tivesse convidados não vegetarianos para a refeição, faria esta delícia. E assim foi: servi este rolo como entrada do almoço de Páscoa.

Este rolo pode servir de base para outro tipo de recheios, por exemplo, fiambre ou presunto, com Camembert ou queijo de cabra (na versão para barrar).


Ingredientes:



350 g espinafres
(usei daquelas embalagens com folhas de espinafres já lavadas)
3 ovos
175 g queijo creme com ervas (tipo Philadelphia)
(a receita original leva 200 g, mas optei por usar só uma embalagem)
200 g de salmão fumado
Sal e pimenta
Sumo de limão


Cozer os espinafres no microondas sem qualquer água até murcharem. Bater-se as claras em castelo. Reservar. Misturar os espinafres cozidos (deixá-los esfriar um pouco) com as gemas, o sal e a pimenta e reduzir tudo a puré com a varinha mágica. Envolver o puré de espinafres com as claras em castelo. Espalhar a mistura num tabuleiro rectangular (usei quadrado de 30x30 cm) forrado com papel vegetal. Levar ao forno a 200º entre 5 a 10 minutos. Deixar arrefecer um pouco, desenformar sobre película aderente, retirando-se o papel vegetal. Espalhar por cima o queijo creme e dispor as fatias de salmão fumado, regando com umas gotas de sumo de limão. Enrolar com a ajuda da película aderente. Levar ao frio e, na altura de servir, cortar em fatias com cerca de 1 cm de grossura. Servir acompanhado por pão ou tostas.

Nota: a recomendação da Carlota para que se cozam os espinafres no microondas sem qualquer água é fundamental para obter um bom resultado.

15 comentários:

  1. Eu também fiquei fã desse rolo de espinafres com salmão. Muito bom!

    Beijocas,

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha, tem um visual muito elegante e como já fiz e provei um semelhante (mas que leva ovos) acredito que seja divinal. A recomendação sobre os espinafres é mesmo muito importante, porque se forem cozidos em água ainda levam mais tempo a escorrer e se não ficarem sequinhos estragam tudo. Eu costumo fazê-lo a vapor, mas essa alternativa do micro-ondas é bem rápida.

    ResponderEliminar
  3. É verdade, ontem fiz a vossa tarte de iogurte com frutos silvestres e quase que me ajoelhei perante a dita, é MARAVILHOSA! A ver se a posto ainda esta semana!!!!

    ResponderEliminar
  4. Tenho mesmo de experimentar. Sou fã de salmão, espinafres e queijo-creme. Esta trilogia deve ser bendita!
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Eu ando a namorar esse rolo desde que o vi pela primeira vez, acho que vou ter que vos imitar, lá terá que ser hehehe
    Já agora, lembro que o teu rolo saiu perfeito e que a técnica é exactamente a mesma para enrolar tortas, não eras tu que dizias que não te saiam bem?
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. é mesmo uma receita deliciosa e que faz um vistão na mesa.
    Fiz pela primeira vez para mimar a sogra que adora salmão fumado e já repeti várias vezes mesmo só cá para casa, pois dá uma refeição leve mesmo boa.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. que sucesso que dev ter feito na tua mesa de pascoa
    boa semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. que tentador! este rolo vai para a minha to-do list!
    bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. Esta vou experimentar rapidamente, pois tem um aspecto dos Deuses!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. eu tenho um livro que tem uma receita parecida. ha tempos quero fazer mas ainda nao decidi pelo recheio pois salmao nao eh a minha praia.

    ficou lindo.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Pipokita!!!
    Sabias que no outro dia, comi lá pelos meus lados (um nadinha a sul de Angola), uma entrada muito parecida! É que foi mesmo coincidência. Lembrei-me logo desta versão que, por acaso, tinha visto antes de comer por lá... A diferença é que em vez de salmão, era com atum mas de resto, igualzinho! Pode ser também, uma mais uma alternativa às que mencionaste com fiambre e presunto. Fica só o registo! :-)

    Beijos gigantes!! Fico caladinha mas, apareço sempre para ver as novidades! :-)

    ResponderEliminar
  12. ADOREI ESTA ENTRADA. DEI UM JANTAR EM CASA E FOI UM SUCESSO. NORMALMENTE FICO SEMPRE COM UM POUCO DE MEDO EM TESTAR POIS NUNCA FICA IGUAL À IMAGEM, MAS ESTA FICOU. OBRIGADA.
    FIZ A MINHA COM A BIMBY. MAIS UMA VEZ DIGO ADOREI, DELICIOSA

    ResponderEliminar
  13. Anónimo/a,

    Obrigada! É sempre muito agradável saber que fazem as nossas receitas, e que dão bom resultado! Esta entrada além de boa, faz um vistaço. E é fácil de fazer.

    bjs

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.