27/04/10

Estórias do Sotavento Algarvio



Na passada quinta-feira, um bando de blogueiras entusiasmadas – eu, a Ameixa, a Carlota, a Gasparzinha, a Helena e a Mónica - partiu rumo ao Sotavento Algarvio, numa agitada viagem de comboio que deve ter ficado na história da CP pelo elevado grau de ruído. Chegadas a Faro, as barulhentas moçoilas foram recebidas pelas simpáticas Margarida e Ana Santos, da Associação Sotavento Algarvio, que as transportaram num espectacular bólide de 9 lugares até à Quinta do Marco, onde tiveram o prazer de pernoitar durante 3 noites. Na sexta-feira à noite, a Laranjinha trouxe ainda mais animação à ruidosa caravana. Aqui deixo uma parte dessa estória, a partir de agora num tom mais sério e narrada na primeira pessoa.



Foram quatro dias preenchidos de saberes e sabores, emoções, risos, aventuras e muita cumplicidade. Descobri um Algarve diferente, longe dos clichés da maioria dos panfletos turísticos. Um Algarve com as belas paisagens litorais, mas também com mágicas paisagens serranas, desconhecidas da maior parte dos turistas. Um Algarve de gente conhecedora dos costumes e das tradições da terra, pessoas empenhadas em preservar e em transmitir o que de melhor se faz no nosso país. São eles:

O amável Ricardo Badalo, que nos proporcionou um divertido passeio pela ria Formosa, repleto de informação sobre a fauna e a faina piscatória.

O Samuel, que nos elucidou a respeito da história do Arraial Ferreira Neto e dos usos e costumes ligados à pesca de atum.

O director do Vila Galé Albacora, Bruno Martins, que fez as honras da casa num magnífico almoço no âmbito do Festival de Gastronomia do Mar em Tavira.

O Grão Mestre José Manuel Alves, a Confreira Felícia Sampaio e o Confrade João Botelho (Confraria dos Gastrónomos do Algarve), ilustres depositários da excepcional tradição gastronómica da região.

O Coronel Rosa Pinto, nosso professor e cicerone num percurso pedestre destinado a descobrir as ervas aromáticas e a flora características do barrocal (tipo de solo situado entre a serra e o litoral).


A empreendedora Otília Cardeira, que nos ofereceu um reconfortante lanche caseiro, acompanhado pelos magníficos chás que produz na aldeia do Cachopo.

O António e o Eric (Riosul), que nos conduziram num safari pela serra do Caldeirão, mostrando-nos as belas paisagens, sempre acompanhadas de explicações entusiásticas sobre os usos locais.


A bem-humorada Maria da Cruz, que mantém vivas as tradições da doçaria algarvia, partilhando connosco os seus conhecimentos sobre os bolinhos de maçapão.

O Detlev von Rosen que nos deu uma verdadeira lição sobre oliveiras, azeitonas e produção artesanal de azeites, tendo sido nosso mestre numa elucidativa prova dos azeites biológicos do viveiro Monterosa.


Os chefs que nos prepararam lautos banquetes – sim foi um fim-de-semana de arromba também ao nível gastronómico – e nos deram a possibilidade de degustar pratos tradicionais, assim como saborear interpretações mais modernas da gastronomia algarvia. Noutro post darei o devido destaque à comidinha.



E, claro está, a Margarida e a Ana Santos, da Associação Sotavento Algarvio, uma organização sem fins lucrativos que amavelmente nos convidou para viver esta inesquecível experiência.

A todos deixo o meu sentido agradecimento pela hospitabilidade, gentileza e pela lição de vida.

Tenho pena de que as imagens não estejam à altura desta história, pois a minha máquina e as minhas competências fotográficas não são das melhores.

11 comentários:

  1. Adorei fazer esta viagem contigo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem.... essa viagem ficou para a história! que sorte poderem ter usufruído de uns dias tão preenchidos de afectos, saberes e sabores!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. D.Pipoka
    Foi um prazer conhecer-te e passar estes dias contigo.
    Com a tua narrativa nem precisavamos de imagens. ;)

    ResponderEliminar
  4. Já ouvi falar dessa viagem fantástica. Deve ter sido um must. :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei o teu post Pipoka. O carinho das tuas palavras transmite bem o calor dos dias por cá passados.
    Gostei muito de te ter conhecido finalmente. : )
    Hoje passei numa pastelaria e inevitavelmente ao olhar para os bolinhos de massapão lembrei-me de do teu projecto de banana. eheheh
    beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Olá Pipoka,
    Tenho estado a acompanhar esta viagem de sabores e aromas no blog da Laranjinha e tem sido um deleite, assim como o foi, agora também aqui.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Em resumo um fim de semana em excelente companhia e cheiinho de coisas boas...onde todas nós ( vocês lá e nós aqui na blogoesfera... ;) ) ficámos a conhecer um pouco mais deste cantinho fantástico que é o nosso Portugal...
    Obrigado por partilhares esta bonita aventura...
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  8. E eu sem fotos para mostrar e sem pente para pentear :)
    Adiante, foi tão tão bom que estou que nem sei!
    Obrigada pela simpatia, pelos abraços e pela partilha!
    Grande abraço ;)

    ResponderEliminar
  9. Minha querida, pois eu senti-mo novamente, junto de ti, das outras meninas e de todos estas pessoas queridas que nos mostraram as coisas boas da sua terra.

    Até breve!
    :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Eu tal como a Helena, acho que com uma prosa tão bela as fotos são secundárias, de qualquer das formas parecem-me fantásticas, com especial relevo para a última que aqui a "je" adora serras e montanhas. Amanhã rumo ao nordeste depois temos que agendar o tal encontro, ver se nos conseguimos coordenar para a semana seguinte.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Pipokinha, Há quanto tempo...

    Adorei o vosso passeio!

    Já o uso há anos e só desta vez é que ele se revoltou! Não me apaguei umas 3 vezes porque não calhou. É uma sensação horrível! E nem com a cabeça entre as pernas a coisa estava a passar...

    Beijo grande

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.