23/10/09

Tarte de abóbora


Era uma das tartes que mais desejava fazer, mas sempre que compro abóbora – diga-se de passagem, muitas vezes - ela é usada invariavelmente em pratos salgados (sopas, risotto, assados)... Fiquei feliz por ter acertado em cheio logo à primeira. O recheio ficou exactamente como eu queria: aromático, cremoso e doce q.b.. Parti da receita do livro The Hummingbird Bakery Cookbook, mas fiz algumas alterações: em vez de cozinhar a abóbora a vapor, optei por assá-la no forno; usei amido de milho (maizena) em vez de farinha de trigo; aumentei a dose de gengibre e, em vez de cravinho, usei noz-moscada.

Pode usar massa quebrada de compra, fazer a sua massa preferida ou seguir esta receita (para uma forma de tarte de 23 cm diâmetro). 


Atenção: antes de fazer a massa, é melhor assar a abóbora.

Massa:

260 g de farinha
½ colher de chá de sal fino
110 g de manteiga com sal
 (se usar manteiga com sal, omita o sal fino)
Água fria q.b.

No robô de cozinha, misturar em baixa velocidade, a farinha, a manteiga aos cubos e o sal, até obter uma massa areada. Juntar 1 colher de sopa de água. Misturar. Juntar mais uma colher de sopa de água e bater até obter uma massa lisa. Caso ache a massa demasiado seca pode juntar mais uma colher de sopa de água, mas atenção para não exagerar (é mais seguro ligar o robô na velocidade máxima para que os ingredientes ficarem bem misturados do que juntar mais água).

Embrulhar a massa em película aderente e deixar descansar 1 hora. Entretanto, aproveitar para fazer o recheio da tarte.

Estender a massa numa superfície enfarinhada. Colocá-la numa tarteira previamente untada. Aparar as bordas com uma faca afiada. Cobrir a tarte com papel vegetal e por cima colocar feijão ou grão seco para fazer peso (uso umas bolinhas de cerâmicas).   Levar ao forno pré-aquecido a 170 graus durante 10 minutos. Retirar o papel vegetal e os pesos, levar mais 10 minutos ao forno (não deixar que a massa doure).

Recheio:

400/425 g de polpa de abóbora assada
 (para isso precisei de cerca de 800 g de abóbora, 
pesada com casca)
1 ovo
235 ml de leite evaporado
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá de canela
½ colher de chá de gengibre em pó
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de sal

Assar a abóbora no forno num pirex untado com manteiga (deixar a casca da abóbora para proteger a polpa). Costumo assá-la a 200 graus, sendo que o tempo depende da forma como cortamos a abóbora (quanto mais finas as fatias, menos tempo leva). Neste caso, usei uma metade de uma abóbora e levou mais de 1 hora a assar. 


Deixar arrefecer e retirar a polpa da abóbora. Numa tigela colocar todos os ingredientes e misturar com a varinha mágica (mixer) até obter uma massa homogénea. Verter o recheio sobre a massa. Levar ao forno por 40 minuto, até o recheio estar firme. Comer assim simples ou servir com gelado de baunilha, ou natas batidas. 

13 comentários:

  1. Adoro tarte de abóbora, ficou mesmo bonita :*

    ResponderEliminar
  2. Hoje tb publiquei um brownie de abóbora que aposta na mesma combinação de especiarias: noz-moscada, canela e gengibre, as chamadas "pumpkin spices" pelos americanos.
    É tãaaao bom.

    Adorei esta tarte. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. QUE TARTE DIVINAL...ESSE ASPECTO ESTÁ DEMIS MESMO!!! BEIJOS

    ResponderEliminar
  4. Que linda!
    Eu estou ao tempo para fazer uma dessas! Nunca fiz, nem nunca provei! Mas estou completamente convencida!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Linda tarde!!!!
    Hummm, de abóbora ainda...só de imaginar o sabor disso...delíciaaaa!!!
    Vou fazer!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Hummm! Acho que também gosto disso, parece-me que é mais uma das tuas procuções que eu vou querer imitar :)
    Beijocas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Essa é do jeitinho que eu gosto.
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que está linda. Perfeita para fazeres outra vez e me convidares para jantar. Hmm? É que além das saudades, eu acho que tu cozinhas tão bem, mas tão bem que ando aqui toda cheia de vontade de provar. E como tenho pouca vergonha na cara... ;)

    Beijo enorme *
    Mariana

    ResponderEliminar
  9. Pipokinha, quanto tempo e a que temperatura assas a abóbora? Há muito que queria fazer tarte e tenho ali uma grande abóbora para usar. Esta receita interessou-me :)

    ResponderEliminar
  10. hum qudelicia esta tarte de abobora. etnho ali umas quantas tenho que experimentar esta tarte.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Meu Deus Pipoka!
    Que pecado!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.