10/10/07

Massa de inspiração Tailandesa


Aqui há uns anos assisti a duas aulas de cozinha tailandesa. Dessa minha experiência, além da paixão pelos sabores desse país, ficou a associação da respectiva culinária aos seguintes temperos e ingredientes: molho de peixe, vinagre, açúcar, massa de arroz, amendoim... que estão presentes nesta receita e justificam o nome. Desculpem lá os q.b., mas é conveniente temperar e rectificar consoante o gosto de cada um, sobretudo quando não se está familiarizado com o molho de peixe.

Ingredientes:

Massa de arroz (1 barra, ou seja, cerca de 130 g)
60 g de cogumelos secos chineses (vendem-se nas mercearias asiáticas) ou 150 g de cogumelos frescos (aconselho os shitake, pois também têm um sabor intenso)
3 dentes de alho
2 colheres de sopa óleo
200 g de rebentos de soja
3 ovos
Cebolinho q.b.
Molho de peixe q.b. (também à venda nas mercearias asiáticas)
Açúcar q.b.
Vinagre q.b.
Amendoim moído

Demolhar os cogumelos secos cerca de 30 minutos, escorrê-los bem e laminá-los. Num wok, fritar o alho picado no óleo, sem queimar. Juntar os cogumelos, deixar que percam um pouco da água. Temperar com molho de peixe, vinagre e uma pitada de açúcar. Entretanto, demolhar a massa de arroz em água a ferver, de 3 a 5 minutos. Escorrer a massa e juntá-la aos cogumelos. Rectificar os temperos (molho peixe, açúcar, vinagre). Juntar o cebolinho picado e os rebentos de soja, deixar cozinhar. Verificar os temperos. Bater os ovos, vertê-los sobre a massa, deixando-os cozinhar, sem mexer. Só depois é que se mistura tudo. Servir enfeitado com amendoim moído.

12 comentários:

  1. Comida tailandesa é sempre uma boa pedida! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro comida tailandesa, pena que no nosso país haja tão pouca oferta! Essa massinha tem muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  3. Esta massinha parece-me deliciosa...Contudo, trocaria o molho de peixe. Os meus colegas costumam utilizar esse molho e eu só de sentir o cheiro tento logo sentar-me o mais longe possível(até já o tinha comentado numa sopinha da Elvira).:o) Mas já me disseram que existe molho de peixe menos intenso...Mas sem o molho (ou substituído pelo de soja ou ostra), querida Pipoka, essa massa era um regalo!

    P.S. Eu sei que sou esquisita com os cheiros... não como hamburgueres (Mac Donalds e afins), por exemplo, porque não gosto do cheiro! Sim, é verdade...Há quem diga que eu não tive infância! Hihihi

    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. não se assustem com o comentário da migas...oh moça eu a tentar fazer publicidade à cozinha tailadensa e tu...:). O prato cheira muito bem, ainda que o odor do molho de peixe possa não agradar a alguns. Este que eu uso não é muito intenso!

    ResponderEliminar
  5. Por aqui (São Paulo), temos apenas uns 4 restaurantes tailandeses. Mas tem um bairro (Liberdade) que é infestado de lojas/mercearis que vendem produtos orientais. Comprei alguns molhos de peixe (de marcas diferentes) que agradaram o meu paladar (prefiro os mais suaves aos salgados). Costumo usar em peixes e aves de carnes brancas. Vou usar em massas agora que vi a sua.
    bjinho,
    Nina.

    ResponderEliminar
  6. Desculpa, tu é que estás em alta... esta massinha maravilhosa, comia já, já. Estes cogumelos são fantásticos, carnudos, huuum... Adorei!!!

    ResponderEliminar
  7. Eheheh! Não era para assustar, Pipokita! Confesso que apenas tive a oportunidade de "cheirar" aquele molho de peixe e esse é realmente para o "forte"! Aqui já provei cada coisa estranha que fiquei "traumatizada"... :o)

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Ai pipoka, amo comida tailandesa. de paixao. Olha, aproveito para te pedir um endereço de email para te mandar a informaç#ao sobre a banana. O meu email é valentina.jacome@gmail.com.

    ResponderEliminar
  9. A cozinha tailandesa é óptima. Existe realmente pouca oferta em Portugal, mas eu recomendo vivamente um restaurante de nome "Supatra", situado nas Caldas da Rainha e que há alguns anos a esta parte tem vindo a maravilhar-nos com a qualidade da comida e serviço. Além disso, vende produtos tailandeses que nos permitem inventar um pouco.
    Esta massinha está de chorar! parabéns Pipoka!

    ResponderEliminar
  10. Pipoka que belo prato. Aqui na zona onde moro (Santarém) tenho dificuldade em encontrar produtos tailandeses, se alguêm conhecer me avise.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Pipoka,
    como não cheguei aqui antes?!!!
    Que blog bonitão. Comida tailandesa é o que há de bom.
    Obrigada pela visita.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.