07/10/07

Appunti di Firenze

É verdade… tenho mesmo cabeça de gorda (se fosse só a cabeça…)! Com tanta coisa linda que visitei em Florença: Duomo, Ponte Vecchio, Uffizi, Accademia, Palazzo Pitti, Giardino di Boboli... e só venho falar de comida. Em minha defesa, digo apenas que este é um blogue de culinária.

No Mercato di San Lorenzo, os meus preferidos: cogumelos porcini. Como não os podia trazer frescos - pois antes de voltar a Lisboa ainda tinha uma escala de 2 dias em Madrid - tive que os trazer secos. Cá em Portugal também se encontram na versão desidratada – nas lojas gourmet - mas a preços bem mais puxados…


É impossível resistir a um gelado artesanal italiano, sobretudo quando expostos desta maneira.


Dos restaurantes visitados, a menção honrosa vai para a Trattoria Palle D’Oro (Via Sant' Antonino, 43-45r), recomendado por um desconhecido que, há uma semana atrás, no restaurante Caxemira, ouviu a minha conversa com a mrs. pickles sobre Florença e... claro está: comezainas. A entrada picante é simplesmente deliciosa, com salame, malaguetas recheadas com pasta de fígado de galinha, tomate seco e alcaparras. O primo piatto – e único - ravioli com molho de porcini frescos, fez as minhas delícias e as do L. Para sobremesa, os tradicionais Cantucci con vino santo. Vale a pena visitar!

De recordação, não trouxe nenhum livro de culinária italiana, mas um original compêndio sobre Cakes … uma verdadeira pérola, com receitas maravilhosas e dicas para confeccionar originais bolos salgados e doces! Brevemente vou fazer umas delas… para vos aguçar o apetite ficam aqui dois títulos: Cake com pesto de porcini e Cake de chá verde e chocolate branco. Que tal!?



6 comentários:

  1. Adoro Florença. Este passeio deve ter sido ótimo.E realmente as feiras na itália são bárbaras.Dá vontade de comprar tudo.

    ResponderEliminar
  2. Que viagem fantástica...também quero Pipoka...Beijoca enorme

    ResponderEliminar
  3. Sintonia Pipoka, também fui a Itália este Verão mas fiquei-me por Roma. Florença ficará concerteza para uma próxima! Adorei ver o post! Obrigada por partilhares!:o)

    ResponderEliminar
  4. Que viagem maravilhosa, parabéns.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Não há nada melhor que um mercado! É uma lição de antropologia, de sociologia, de história! Um regalo para todos os sentidos!

    ResponderEliminar
  6. Põxa, Pipoka, agora já vou pra lá almejando os porcini! Obrigada, beijos,n

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.