11/09/07

Tagliatelle com mexilhões e molho de tomate


Fiz este petisco no passado fim-de-semana, muito profícuo em receitas para impedir que determinados ingredientes se estragassem. Desta feita a “vítima” foi o tomate. Embora obrigasse a uma ida ao supermercado para comprar mexilhões e massa fresca (felizmente houve um voluntário para fazê-lo), asseguro que esta receita é de execução rápida.

Ingredientes:


1 kg de mexilhão
1 ½ cebola
5 dentes de alho
600 g de tomate fresco, bem maduro (ou 1 lata e meia de tomate pelado)
Azeite q.b.
Sal, pimenta e piripiri q.b.
Coentros frescos q.b.
Massa fresca a gosto (usei tagliatelle da marca Pingo Doce, bom e barato eleva apenas 3 minutos a cozer...passo a publicidade!)

Escaldam-se os tomates em água a ferver para ser mais fácil retirar-lhes a pele. Faz-se um refogado com azeite, as cebolas às rodelas e os alhos picados. Junta-se o tomate grosseiramente desfeito (faço-o com as mãos). Temperar com sal, pimenta e piripiri. Deixar cozinhar em lume brando. Se os tomates forem muito ácidos, aconselho a adição de uma pitada de açúcar. Este molho deve ficar espesso, já que, os mexilhões irão destilar e torná-lo mais fluido. Depois de terminado o molho, juntar os coentros picados. Entretanto, lavar os mexilhões e retirar-lhes as barbas. Cozinhá-los por 4 ou 5 minutos no molho de tomate e já está. Servir com tagliatelle ou outra massa qualquer.

1 comentário:

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.