31/07/07

Coentrada de cação (ou o sabor da simplicidade)


Embora não seja lá muito estival – fica-se sempre um bocado a transpirar quando se come sopa quente no Verão! – apeteceu-me fazer esta receita e postá-la aqui. Além de adorar sopa de cação, não sei se pelo peixe (que tem poucas espinhas) ou se pelos coentros, gosto particularmente desta receita por representar bem uma ideia que defendo: a da simplicidade na cozinha. Azeite, coentros e alho: apenas 3, mas o resultado é delicioso.
Não quer dizer que não goste de pratos elaborados e super temperados (adoro comida indiana!), mas defendo que não é preciso colocar dezenas de temperos para um prato ser delicioso. Quando comecei a cozinhar, colocava N especiarias e temperos para demonstrar que sabia (às vezes nem se percebia muito bem o que se estava a comer), com o tempo, à medida que fui melhorando os meus dotes culinários, fui expurgando as minhas receitas do acessório. Chega de conversa e vamos lá à receita, que foi retirada de 1 livro do Pingo Doce (dá para 6 pessoas).

Ingredientes:

6 postas de cação
6 dentes de alho
6 colheres de sopa de azeite
1 ou 2 colheres de sopa de farinha (depende da consistência desejada para o caldo)
6 dl de água
Vinagre a gosto
1 molho de coentros
Sal grosso e pimenta q.b.

Descascar e pisar o alho com sal e os coentros picados. Fica um género de pasta. Num tacho, levar o azeite ao lume com esta pasta e deixar fritar (sem exageros para o alho não queimar). Dissolver a farinha em água fria e deitar no tacho, juntando a restante medida de água. Quando ferver, adicionar o cação. Verificar o sal e temperar com pimenta. Na altura de servir, acompanhar com pão alentejano e/ou batatas cozidas.

RECEITA FEITA POR PIPOKA

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.