14/07/14

Peixinhos da Horta (e uma refeição de petiscos n' A Charcutaria)

Peixinhos da horta

Já várias vezes aqui disse que me perco por um bom petisco. Seja no Inverno, acompanhados por um bom vinho, ou no Verão, com uma cerveja estupidamente gelada, não dispenso umas moelas, uns peixinhos da horta, uma salada de polvo, uns carapaus alimados, umas amêijoas à Bulhão Pato, caracóis... é infindável a lista. Por isso, quando fui convidada para almoçar petiscos n’ A Charcutaria, fiquei radiante.

Num ambiente muito acolhedor, com uma vista inspiradora, e um serviço simpático e cuidadoso, a refeição foi memorável: empadas de galinha (as melhores de Lisboa, sem dúvida), pataniscas, pezinhos de borrego em tomate (adorei!, patê de fígado de aves... Provei mais de 10 petiscos executados com mestria sob a batuta do maestro  - e contador de histórias – Manuel Martins,  o proprietário deste restaurante na Rua do Alecrim, em Lisboa.

Além dos tradicionais acepipes da cozinha alentejana, Manuel Martins pegou no conceito de petiscar e levou-o um pouco mais longe, oferecendo pequenas doses de algumas das iguarias tipicamente portuguesas, como feijoada, bacalhau à Brás, polvo no forno, entre outros.

Vale a pena uma visita. Ao almoço há menu a 12,5€, com prato e entrada. Se preferirem, sentem-se ao balcão, e saboreiem uns petiscos bem portugueses. Peçam ao chef para vos surpreender, não vão ficar desiludidos!

Evocando as memórias desta bela refeição n’A Charcutaria, deixo-vos com a receita de um dos meus petiscos favoritos: peixinhos da horta. 

Ingredientes:

350 g de feijão-verde
100 g de farinha
1 colher de café de bicarbonato de sódio
(se usar farinha com fermento não precisa de juntar o bicarbonato)
1 ovo (tamanho L)
1 dl de líquido (usei  metade vinho branco, metade água fria – mas pode usar só água, caso prefira)
1 mão cheia de salsa
½ cebola (cerca de 40 g)
Sal e pimenta qb
Óleo para fritar

Lavar e tirar o fio ao feijão-verde (se o feijão for tenro, provavelmente nem fio tem). Cortar as vagens ao meio no sentido longitudinal. O objectivo é ficar com pedaços com cerca 10 cm  -  gosto dos peixinhos mais pequenos, com cerca de 8 com, por isso, também os cortei ao meio  horizontalmente.

Cozer o feijão-verde com sal em água a ferver cerca de 5 minutos (fica ainda rijinho, pois ainda vai levar a fritura). Escorrer e deixar arrefecer. Entretanto, fazer o polme, misturando a farinha, o bicarbonato, o ovo e o vinho. Juntar salsa e cebola bem picadinhas. Temperar com sal e pimenta a gosto. Juntar o feijão-verde ao polme, misturando com um garfo. Fritar os peixinhos em óleo bem quente. Escorrer em papel absorvente. 


Fotos cedidas por Suzana Parreira, Gourmets Amadores
Petiscos: empada de galinha, sopa de tomate, pezinhos de borrego, petingas em conserva caseira

12 comentários:

  1. Adoro e já há muito que não faço, mas acabaste de me dar um sugestão para o jantar.
    :) Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conceição,

      De facto esta receita dá bem como petisco e como refeição, acompanhada de um arrozinho de cenoura ou de grelos.

      beijos grandes

      Eliminar
  2. Ola Isabel,
    Que engraçado, há uns dias fiz uns peixinhos da horta assim como os teus, ao comprido. Adoro e fiquei com vontade de ir para a cozinha fazer mais :)
    Eu tb. sou fã de pesticos e da cerveja estupidamente gelada :)
    Beijinhos!
    Sofia
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os petiscos são a minha perdição! perco-me por uma refeição só de petiscos bem portugueses!

      beijocas

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Nani, é mesmo ao nosso gosto!
      Só me esqueci de mencionar os nossos petiscos açorianos, uma mjorcela com ananás ou uma linguiça frita com bolo de milho ;-)

      beijocas

      Eliminar
  4. Gosto tanto de peixinhos da horta. E agora no Verão, sabem ainda melhor (coisa que digo tb no Inverno, trocando o nome da estação, ehehehe). Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os petiscos sabem bem o ano inteiro... é a minha máxima também!

      beijos

      Eliminar
  5. Adoro peixinhos da horta :)
    Tenho de pedir à minha avó, ela é que os faz na perfeição!
    E petiscar sabe sempre bem.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês,

      Se é receita da avó, tens que lhe pedir e partilhar connosco. Não há melhor do que a comidinha das avós ;-)

      bjs

      Eliminar
  6. Fiquei com muita vontade de fazer este petisco de que tenho saudades. Mas passou-me, aqui o feijão é quase cilindrico, nunca vi do nosso achatado. Penso que não ía resultar. São onze horas e já almoçava :)
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para esse feijão cilíndrico, talvez uma receita em que o polme fique mais grosso. Há receitas com polmes mais espessos, tipo os fritos indianos (pakora).

      beijos

      Eliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.