30/05/13

Salada de polvo à minha maneira

salada de polvo

Apesar do calor andar muito tímido, ando mesmo em modo “petisco”. No post anterior falei de tapas e hoje deixo-vos com um portuguesíssima salada de polvo. Toda a gente faz, não tem segredos, mas aqui fica a receita da saladinha à minha maneira.

Ingredientes (salada para 2):

Restos de polvo cozido (tinha 3 tentáculos)
Meio pimento vermelho
Meia cebola pequena
Azeite q.b.
Vinagre balsâmico q.b.
Salsa fresca


Picar a cebola; cortar o pimento em quadradinhos pequenos; cortar o polvo em rodelas. Misturar tudo. Temperar com sal - o sal picante Casa do Sal da Figueira da Foz é bastante grosso, pois é para usar em grelhados, quando o quero utilizar em saladas, calco as pedrinhas com o dorso da faca para torná-lo mais fino). Juntar azeite e vinagre balsâmico a gosto. Finalizar com salsa picada. Acompanhar com uma cervejinha estupidamente gelada. 


salada de polvo

23/05/13

Vamos “tapear”?

Montadito
Montadito de pimento piquillo e petinga de conserva do Tapas 28. 

Este é um convite para correr algumas capelinhas da noite lisboeta e comer umas deliciosas tapas, acompanhadas por cerveja Estrella Damm. Entre 23 de Maio e 2 de Junho, esta marca de cerveja espanhola promove a Rota das Tapas, um circuito de 12 bares e restaurantes, situados no Príncipe Real e no Bairro Alto, nos quais podemos degustar um menu composto por uma tapa + uma Estrella Damm (0,25 dl) por apenas € 3.

Estes petiscos à espanhola foram criados especialmente para a Rota das Tapas por cada restaurante e bar parceiros da iniciativa: Aqui há Peixe, BCN, Beef Burguer Bar, Bellalisa Elevador, Bellalisa Rossio, Bar Remake, Mercearia Tosca, Petisco no Bairro, Sea Me By the River, Storik, Tapas 28 e Tapas 52. A ideia é passarmos por todos estes locais e experimentarmos as 12 tapas! Mas há mais uma boa razão para participar: pode-se ganhar uma viagem a Barcelona para 2 pessoas, com direito a repasto num dos mais conceituados restaurantes de tapas do mundo.


À porta de cada local aderente, um cartaz com os mapas da Rotas. Para participar no passatempo, basta carimbos o mapa em cada bar por onde passar.



Já tive oportunidade de experimentar três das tapas: um montadito do Tapas 28 (pão crocante aioli, pimento piquillo e petinga de conserva), um outro do Tapas 52 (pão grelhado com azeite de manjericão, alheira de caça e ovo de codorniz estrelado), um mini burguer (hambúrguer no pão com cebola caramelizada e foie-gras). São petiscos deliciosos, sobretudo acompanhados por uma das minhas cervejas favorita (preta, sempre!), Bock Damm. Experimentem as tapas tentem replicá-las em casa, que vale a pena.  



A minha tapa favorita: míni hambúrguer Robin dos Bosques do Beef & Burguer 
(créditos da foto: Estrella Damm)






14/05/13

Como me diplomei em toucinho-do-céu no restaurante U Chiado...



Quando cheguei ao U Chiado para fazer um workshop com um conjunto de bloggers (Suzana, Laranjinha, Mónica Lice e a Sofia) já sabia que se tratava de elaborar uma sobremesa, mas logo que ouvi "toucinho-do-céu", pensei: "isto só lá vai com um verdadeiro milagre!".  É que o meu currículo gastronómico no que toca a doces conventuais está cheio de negativas. Se não são as gemas que talham, então é o açúcar que passa do ponto ou cristaliza. 

Contudo, desta vez, lá consegui safar-me! Bem, mas não o fiz sozinha, foi um trabalho a quatro mãos (obrigada Suzana), muito bem orientado pelo Chef Rui Fernandes e pela equipa do restaurante U Chiado. No final do workshop, além do doce conventual, com nota de Satisfaz, já que o trabalho foi sobretudo da Suzana, tirei  um Muito Bom na caipirinha e um Excelente na esferificação de manga. Não se riam, tenho cá em casa um diploma e tudo! ;-) 


Ingredientes para 4 doses (2 formas com cerca de 10 cm de diâmetro):

250 açúcar
100 amêndoa sem pele triturada
75 doce chila
180 g gemas
1 ovo
q.b.canela

Misturar o açúcar com a água e levar ao lume até fazer ponto de pérola (108 graus). Atenção não mexer muito, caso contrário o açúcar cristaliza. Juntar o doce de chila, a canela e a amêndoa. Deixar arrefecer um pouco e juntar as as gemas e o ovo previamente misturados. Levar novamente ao lume para engrossar. Encher as formas (untá-las com spray desmoldante) e cozinhar no forno a 160/180 graus. 

O toucinho-do-céu foi servido com uma esferificação de manga e também uma caipirinha com gelado de limão. A esferificação é feita de polpa de manga com pimenta rosa, misturada com alginato de sódio e água; com a ajuda de uma colher, mergulha-se uma porção dessa mistura numa solução de cálcio e água, criando-se assim uma fina cápsula gelatinosa que envolve a polpa de manga e lhe dá aquele aspecto de gema.


Cá está a prova da existência do diploma ;-)

O U Chiado é um espaço agradável, com uma decoração de extremo bom gosto (é mesmo muito bonito). Aconselho uma visita quer seja para almoçar, jantar ou tomar um copo ao fim da tarde (às quintas-feiras há música ao vivo) ou pela noite dentro. Claro que, agora, com o calor, a esplanada é muito convidativa, sobretudo nos dias em que se pode comer o seu elogiado brunch (sábado e domingo).