04/04/11

Quadrados Rafaello (bolo de coco com creme de baunilha)

Quadrados Rafaello

Como apreciadora de coco (em doces e salgados), este bolo cativou-me assim que o vi no blogue Café Chocolada. Depois de o fazer – e comer – fiquei completamente conquistada. Gostei da leveza dele e, sobretudo, do contraste coco/baunilha (delicioso!), uma dupla de sucesso.Em culinária, há muitos casamentos perfeitos: nos doces, não resisto a chocolate com café e maçã com canela, já nos salgados, um queijo forte, tipo Roquefort, conjugado com pêra ou uns figos com presunto, tiram-me do sério... E quanto a vocês? Qual é a conjugação de ingredientes que mais apreciam?


Ingredientes para o bolo:


5 claras
250 g de açúcar
100 g de coco ralado
(mais um pouco para enfeitar)
100 g farinha
2 colheres de chá de fermento
1 chávena de leite (240 ml) para molhar o bolo depois de cozido


Aquecer o forno a 180 graus. Bater as claras com o açúcar até ficarem duras. Misturar o coco, a farinha e o fermento (esta operação pode ser feita manualmente ou pode usar a batedeira na velocidade mais baixa, para que a massa não abata). Levar ao forno num tabuleiro, previamente untado*(sei spray desmoldante), durante 20 minutos até o bolo ficar ligeiramente dourado. Deixar arrefecer ligeiramente, verter o leite morno por cima do bolo. Só cobrir quando o bolo e o creme estiverem completamente frios. Costumo levar o creme ao frigorífico antes de cobrir o bolo. Cortar aos quadrados e servir.
*tabuleiro de 23x33, segundo a receita original; usei um de 28x30, fica o bolo mais fino, mas gosto assim.


Creme de baunilha*:


5 dl de leite
5 gemas
100 g de açúcar baunilhado
30 g de amido de milho (Maizena)


*Não usei a receita do Café Chocolada, pois a proporção leite/farinha é desajustada (comproveio-o), além disso levava demasiada gordura (1 pacote de manteiga). Assim, optei por adaptar a minha receita de leite de creme.


Tradicional: ferver o leite. Numa caçarola, misturar o açúcar e a farinha e adicionar, a pouco a pouco, o leite. Levar ao lume, mexendo sempre, até engrossar. A pouco e pouco, juntar esta mistura às gemas, previamente batidas. Verter o creme para a caçarola e levar ao lume apenas 2 minutos (para cozer as gemas), mexendo sempre.


Bimby_thermomix: juntar todos os ingredientes pela ordem indicada. Programar 15 seg/vel 3 ½. Depois, marcar 12 min/90 graus/vel 2.