08/04/10

Bolo de noz com creme de ovos


Para rematar o almoço de Páscoa, escolhi este bolo que vi no blogue Mesa para 4. Fiz só metade da receita, mas deixo aqui a completa. Duas notas só: optei por usar manteiga, em vez de margarina, como ditava a receita original, além disso, reduzi drasticamente a quantidade, em vez de 200 g de manteiga, usei metade, pois as nozes já têm muita gordura.



Ingredientes bolo:


200 g de miolo de noz
6 ovos
300 g de açúcar
100 g de manteiga
150 g de farinha
1 colher de chá de fermento


No robô de cozinha ou na picadora, triturar as nozes até ficarem em pó. Bater os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado (usei a batedeira). Juntar a manteiga cortada aos pedaços e bater bem. Misturar as nozes. Por fim, adicionar a farinha previamente misturada com o fermento, envolvendo bem mas sem bater. Verter numa forma untada e enfarinhada. Levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 45 m. Deixar arrefecer antes de rechear e cobrir com o creme de ovos.


Doce de ovos rápido:


8 gemas
8 colheres de sopa de açúcar
8 colheres de sopa de água


Partir os ovos e retirar a cicatrícula (aquelas coisitas brancas que parecem uma cicatriz) e a película que envolve a gema. Juntar todos os ingredientes e misturar bem (usei a varinha mágica). Levar a lume baixo, mexendo sempre até engrossar e obter a consistência desejada, sem deixar ferver. Atenção: transferir o creme imediatamente do tacho para outro recipiente para evitar que continue a cozinhar. Deixar o creme arrefecer antes de cobrir/rechear o bolo.

6 comentários:

  1. hum bolo de noz e tao bom
    este esta maravilhoso- tanbem ja aqui tinha a recita de parte
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. mmmm! uma fatia para a mesa "da prussia" sff! :)era mesmo o que calhava bem agora!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. ena, que aspecto soberbo!!!!!!! esse creme em cima...minha nossa!!!! e eu qua ando gulosa nestes dias!!!! amei.beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Combinação perfeita, o aspecto é delicioso. Adoro noz e creme de ovos, é uma receita a fazer :)

    ResponderEliminar
  5. ADORO este bolo!! E ficou mesmo lindo nessa forma :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.