09/02/09

Bolinhos de milho com molho agridoce


Mais uma receita tailandesa para o 12.º Inter Blogs, adaptada do livro “Stylish Thai in Minutes” de Vatcharin Bhumichitr. Escolhi-a para fugir um pouco aos tradicionais (e mais conhecidos) bolinhos de peixe, e não me arrependi. Aliás fiquei bastante surpreendida com o resultado, que também agradou bastante aos confrades do Da Cachaça pro Vinho. Estes bolinhos só têm um senão: devem ser consumidos no momento (quentes ou mornos), pois no dia seguinte perdem metade da graça... mas a verdade é que são tão bons que dificilmente sobrarão!

Os ingredientes assinalados com um asterisco são comprados num supermercado asiático no Poço do Borratém, n.º 23 e 24 (entre a Rua da Madalena ao Martim Moniz).


Bolinhos:

1 ovo
200 g de milho
1 colher de sopa de caril em pó tailandês*
(substituir pelo madras indiano, caso não encontre o thai)
2 colheres de sopa de farinha de arroz
4 colheres de sopa de farinha de trigo
½ colher de chá de sal
(não usei, pois o molho de soja que uso é já suficientemente salgado)
1 colher de sopa de molho de soja*
Óleo para fritar

Molho:

5 colheres de sopa de vinagre de arroz*
2 ½ colheres de sopa de açúcar
2,5 cm de pepino cortado em 4 partes no sentido longitudinal e depois em finas fatias
Cebola picada a gosto
1 colher de sopa de amendoins ou cajus moídos
1 malagueta (pimenta dedo-de-moça) fresca, finamente fatiada

Para o molho, aquecer o vinagre com o açúcar numa caçarola, mexendo sempre, até que o açúcar se dissolva e o molho engrosse um pouco. Deixar arrefecer. Atenção: se (como eu!!!) deixarem a mistura vinagre/açúcar ficar demasiado espessa, juntar um pouqinho de água morna e levar ao lume novamente e deixar arrefecer. Misturar os restantes ingredientes. Reservar.

Numa tigela, juntar as farinhas, o caril, o sal, o milho, o ovo e o molho de soja. Aquecer o óleo. Com a ajuda de 2 colher de sopa, formar pequenos bolinhos. Fritá-los até ficarem dourados. Escorrer em papel absorvente. Servir quente ou morno com o molho.

7 comentários:

  1. Hmmm... Olha que um dia destes apareço-te à porta a pedir aulas de culinária tailandesa com jantar de degustação em seguida. E a culpa é toda tua, que preparas e publicas coisas boas como esta!

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Nossa, estes bolinhos devem ter ficado maravilhosos!
    :)

    ResponderEliminar
  3. Comadre, que tudo estes bolinhos, heim.
    Outro dia, vc me perguntou se o requeijão aqui do Brasil é líquido. Na verdade, temos dois tipos, sendo o de copinho e mais utilizado no nosso dia a dia é o líquido. Mas, tem o em barra que normalmente é bem artesenal e delicioso.
    Beijos!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Que bolinhos tão lindinhos. A receita já está anotada para experimentar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. E eu fico só sapeando as thai...

    Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.