23/10/07

Arroz doce cremoso


A pedido de várias famílias… pronto… apenas da minha amiga pipoka...lá fui eu fazer o meu arroz doce (não é que seja um sacrifício cozinhar, principalmente doces!).
A origem deste arroz doce é uma receita do Livro de Massas e Arroz da Vaqueiro com algumas adaptações minhas, fruto de várias experiências.
O arroz doce é uma sobremesa muito apreciada na família do meu R. (que é originária da zona de Coimbra – onde se faz o arroz doce sem ovos), o que aumenta o grau de exigência na confecção e nas críticas! Por este motivo, costumo fazer sempre esta receita utilizando o dobro dos ingredientes.


Ingredientes
50 g de arroz carolino (qualquer marca)
1 dl de leite (meio-gordo)
1 dl de água
1 casca de limão
100 g de açúcar
Canela para enfeitar


A receita é muito simples e o ingrediente principal é a paciência (pois o arroz demora cerca de 1 hora a fazer). Colocar a água numa panela. Quando começar a ferver junta-se o arroz bem lavado e escorrido, deixar cozer o arroz 3 a 4 minutos, mexendo sempre para não pegar. Ir juntando o leite (previamente fervido com a casca de limão), a pouco a pouco e mexendo. Quando o arroz tiver absorvido o leite, junta-se o açúcar e deixa-se ferver mais 5 minutos.
E já está! É nesta altura que fica um aroma na cozinha que nos dá vontade de começar a comer o arroz ainda quente mas, mais uma vez, paciência… quando o arroz tiver arrefecido colocamos a canela e agora sim, ao ATAQUE!!!

11 comentários:

  1. Adoro arroz doce e com essa linda apresentação melhor ainda.
    Chiquérrimo!!!
    Bjs
    Nani

    ResponderEliminar
  2. depois de ver tão maravilhoso resultado. vou ter de comer. parabens

    ResponderEliminar
  3. ADORO arroz doce, só não faço muito pq a balança me acusa, rapinho!
    Adorei o visual!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, este arroz doce está feito com arte de uma autentica mestra cozinheira.
    Gosto muito de arroz doce, mas não tenho paciência para esperar que arrefeça e depois vêm as dores de barriga. He, he, he...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que a minha persistência deu frutos... eu sei que sou uma chata pedinchona...."faz o arroz doce, faz o arroz doce". Mas sabes que para mim este é definitivamente o melhor arroz doce do mundo!

    ResponderEliminar
  6. Esse é um doce que me transporta no tempo e me faz voltar anos de vida e virar criança, me lembrar da minha avó ao pé do fogão a lenha com seus tachos de cobre. Lindo seu arroz doce, bem cremosinho e com essa canelinha, aiii.. Delícia!

    ResponderEliminar
  7. é desta que vou fazer, é desta que vou fazer arrozinho doce!!! Ainda por cima não tem ovos!!!!Que bom!!! Pronto estou maravilhada, alás já deves ter percebido fatófia...
    Beijocas enormes para as duas, Pipoka porque pediu e farófia porque fez.
    Vocês matam-me...

    ResponderEliminar
  8. O título tem um adjectivo muito apelativo: cremoso! Adoro aletria cremosa mas arroz doce, confesso que em toda a minha vida só devo ter comido umas duas vezes. Não faz parte da minha tradição familiar. Mas olha que fiquei muito tentada a experimentar este pois é bem mais fácil encontrar por aqui arroz, do que aletria... Se fizer, depois dou o meu veredicto! :o)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Eu também adoro, minha mãe fazia muito quando éramos crianças. Bjs

    ResponderEliminar
  10. E eu adoro arroz doce!!!
    QUe bom aspecto, vou tirar um bocadinho...

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.