23/09/07

Portobello recheados à minha maneira

Os cogumelos e o queijo são, definitivamente, dos meus ingredientes favoritos e o manjericão é, sem dúvida, a minha erva de eleição. Por isso, decidi juntá-los e inventei esta receita, que pode ser servida como entrada, ou como prato principal, acompanhada por salada de rúcula e arroz basmati.

Ingredientes:

4 cogumelos Portobello grandes (1 por pessoa, se se tratar de uma entrada)
1 embalagem de queijo Philadelphia (aconselho mesmo a usar esta marca, pois as imitações não aguentam muito bem uma ida ao forno, ficando líquidas)
Manjericão a gosto (cerca de 16 folhas)
Sultanas a gosto (1 mão cheia)
Queijo de S. Jorge ralado
Azeite q.b.

Lavam-se os cogumelos e retiram-se os pés. Numa tigela, mistura-se o queijo Philadelphia com o manjericão picado e as sultanas picadas. Recheiam-se os cogumelos com esta mistura. Colocam-se num recipiente de ir ao forno, no qual se deita um pouco de azeite, para evitar que os cogumelos peguem ao fundo. Por cima, deita-se um pouco de queijo da ilha, para dar uma corzinha à receita na hora de gratinar. Levar ao forno entre 15 a 20 minutos.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog! Está lindo e adorei a receita. Tanbém adoro manjericão!
    A big kiss from another fat lady!!!!

    ResponderEliminar
  2. Cogumelos e queijo também estão na minha lista de favoritos...
    Nunca misturei com mangericão, mas é sempre tempo de fazermos coisas boas.

    ResponderEliminar
  3. Também sou fã de comida boa e principalmente de Portobellos...adorei a receita e vou dar uma olhadinha no blog. Com certeza voltarei mais vezes. Publiquei também uma receita dessas delícias recheadas no meu www.mangiachetefabene.wordpress.com

    O queijo usado para salpicar é um tipo de queijo curado? No Brasil não conheço o queijo que usou.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Verena: o queijo de S. Jorge (ou da ilha, como é mais conhecido) é um "Queijo curado de consistência firme, pasta amarelada, dura ou semi-dura" e tem um sabor ligeiramente picante. Parece-me que o queijo Provolone, que vc. usou na receita "casinhas de sapo recheadas" é um substituto à altura.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.